Categorias: Artigos

Curso de nutrição: como trabalhar com atletas

O Curso de nutrição: como trabalhar com atletas e da área da saúde é sendo um dos mercados mais interessantes para se trabalhar hoje em dia. Na verdade, nunca houve uma época com falta de empregos nessa área – atualmente há um déficit enorme por profissionais de saúde em todo o mundo. Uma ótima forma de ingressar na saúde é realizando um curso de nutrição, por exemplo.

O trabalho de um nutricionista é bastante abrangente. De fato, por conhecer muito bem o corpo humano e sua relação com os alimentos, esse profissional consegue ajudar a perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente manter o organismo saudável. Dessa forma, por causa do valor desses conhecimentos para os atletas, um novo ramo de atuação está se tornando muito popular: a nutrição esportiva.

Vamos aprender mais sobre esse assunto:

Como é um curso de nutrição?

O curso de nutrição trata principalmente do organismo humano e sua relação com os alimentos. Assim você vai aprender sobre o funcionamento das células, dos órgãos e demais assuntos relacionados. Em média, um curso de nutrição dura entre 4 e 5 anos, dependendo da instituição de ensino. Veja as principais matérias:

  • Anatomia
  • Biologia celular
  • Composição de alimentos
  • Educação nutricional
  • Fisiologia
  • Nutrição clínica
  • Nutrição do esporte
  • Psicologia
  • Química
  • Tecnologia de alimentos

Além disso, próximo ao fim da graduação, você passará por estágio obrigatório, objetivando apreender diretamente como a profissão funciona. Assim poderá trabalhar em hospitais, escolas e empresas de refeição. O campo de atuação é imenso para esse profissional.

Para trabalhar com nutrição esportiva é interessante realizar cursos de especialização. Portanto, fazer uma pós-graduação é a melhor forma de ingressar nessa área e mostrar competência na função.

O que é nutrição esportiva?

A nutrição esportiva está presente no currículo da maioria dos cursos de nutrição – com o nome de nutrição do esporte – e é uma das especializações mais promissoras da atualidade.

Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, um profissional de nutrição esportiva não se limita apenas aos atletas profissionais, mas sim cuida de qualquer pessoa que pratica atividade física. Assim, é possível atender desde atletas iniciantes até profissionais consagrados.

É muito comum atletas profissionais contarem com uma equipe multidisciplinar, na qual sempre há um nutricionista esportivo. Na verdade, o que difere um atleta amador de um profissional é sua equipe, pois, quando bem acompanhado, praticamente qualquer indivíduo pode se tornar um profissional do esporte.

Dentre as principais competências de um nutricionista esportivo, está a recomendação de alimentos. Porém, essa tarefa não é tão simples quanto parece, pois deve levar em conta vários fatores. Veja alguns dele:

  • Todo o histórico de saúde do atleta deve ser considerado;
  • A questão genética também deve ser acompanhada de perto;
  • A frequência, intensidade e duração dos exercícios que o atleta realiza;
  • Os exames laboratoriais precisam ser estudados com cautela;
  • A porcentagem de gordura e massa magra devem estar sempre em pauta;
  • Os objetivos do atleta são importantíssimos para elaborar um cardápio adequado.

Por que atletas contratam nutricionistas esportivos?

Existem muitas modalidades de esporte e cada uma delas representa um caso particular, do ponto de vista da nutrição. De fato, quando pensamos em corrida de 100 metros, é importante selecionar alimentos que ajudem com a explosão e a agilidade. No entanto, um maratonista precisa mais de resistência, e os alimentos serão bem diferentes do caso anterior. Confira os principais objetivos:

  • Aumento de performance. Em algumas atividades físicas o corpo do atleta pode atingir um nível de estresse incrível e se não estiver devidamente alimentado, podem ocorrer vários danos a sua saúde. Como se isso não bastasse, ele ainda precisa se superar e melhorar cada vez mais, sendo necessário um acompanhamento nutricional especial para ele.
  • Controle de peso. Principalmente nos esportes de combate, o peso é algo extremamente importante, pois pode dar vantagem ao atleta. Além disso, diversas outras modalidades também se beneficiam do controle de peso, seja para aumentar ou diminuir essa medida. O mais importante é que o ganho – ou a perda – de peso seja feito de forma saudável.
  • Hidratação. A hidratação é extremamente importante para atletas, mas muitas vezes é negligenciada. Não importa a prática esportiva: se manter hidratado é o primeiro passo para treinar com saúde. Um nutricionista esportivo tem um papel fundamental na hora de elaborar bebidas para os atletas.

Todos os atletas fazem uso de suplementos?

Os famosos suplementos alimentares nem sempre fazem parte do dia a dia dos atletas. Na verdade, dependendo do caso, apenas uma dieta adequada à atividade física já é o suficiente para aumentar consideravelmente a performance do praticante. Lembre-se de que a suplementação deve ser feita quando há déficit de algum componente importante.

Fica sob as competências do nutricionista esportivo determinar se o atleta precisa ou não fazer uso de suplementos. Dessa forma, quando houver a necessidade de suplementação, o nutricionista vai informar quais suplementos devem ser utilizados, a dose diária e o tempo de uso para cada produto. Não é recomendado fazer uso de suplementos sem a orientação de um nutricionista.

Compartilhar