Vida de estudante: 7 formas de otimizar seu tempo no estudo
Hoje em dia, com tamanha quantidade de informação disponível na internet, parece até que é mais fácil estudar e ir bem em provas, vestibulares e afins, mas na verdade não é isso que os resultados dos últimos exames nacionais têm mostrado. É importante encontrar formas de otimizar seu tempo no estudo para aproveitar todo conhecimento disponível.
Ao contrário do que muitos pensam, estudar não se restringe a decorar conteúdos e repetir isso no dia da prova, pois os exames agora não são mais baseados em perguntas e respostas prontas.
Então, aqui, vamos conhecer 7 formas de otimizar seu tempo no estudo para que os resultados melhorem nos próximos anos.
Melhorar a curva de esquecimento
A curva de esquecimento começou a ser estudada em 1855 e até hoje ela continua sendo importante nos ensinos.
A teoria diz que quando ouvimos uma aula ou conhecemos algo novo de alguma matéria a chance de guardar o conhecimento é de até 80% do que se aprende ao rever o que foi estudado depois de um dia.
Isso tem um efeito cumulativo e é uma das formas de otimizar seu tempo, pois, após uma semana, o cérebro terá capacidade de reter toda a informação depois de cinco minutos analisando o conteúdo.
Em geral, psicólogos afirmam que esse tempo estudando- e não ocioso- é o melhor fator. Para melhorar mais os estudos, o aluno deve aproximar o dia de revisão do material estudado com o dia do exame.
Utilizar material Digital
Para muitos é difícil acreditar que hoje em dia, os livros também podem ser eletrônicos.
Esse tipo de material além de ser benéfico para o meio ambiente, também pode potencializar o aprendizado dos estudantes. Isso acontece porque muitas vezes os livros digitais são acompanhados de mídias que facilitam a compreensão, como vídeos e áudios.
O problema é que esse tipo de material exige uma conexão estável com a internet. Uma das empresas que fornece a melhor experiência de conexão para estudantes é a Tecnet. Com essa rede é possível aproveitar todo potencial dos materiais digitais.
Manter Conexões
Especialistas são categóricos ao afirmar que a diferença de um aluno que aprende mais rápido e outro mais lento é o modo como estudam.
Segundo eles, os alunos que aprendem mais facilmente não memorizam muito, mas fazem conexões entre as ideias contidas na matéria. Por exemplo, quando estudam, esses alunos associam um conteúdo de uma matéria a outro criando interdisciplinaridade e essa é uma das formas de otimizar seu tempo de estudo, com certeza.
Pois, quando se contextualiza criando conexões entres os pontos das matérias, criamos uma realidade em nosso cérebro e aquilo é fixado de maneira eficiente.
Estude cansado e depois descanse
Embora pareça impossível conciliar o cansaço com os estudos, essa técnica é uma das formas de otimizar seu tempo de estudo, pois quando estamos mais cansados, antes de dormir, nossa capacidade de reter informações mais complexas, como falar um novo idioma por exemplo, é maior.
Essa técnica é tão conhecida que ganhou o termo em inglês “ sleep-learning” que significa aprendizado do sono. Nesse sentido, o processo de memorização melhora durante o sono, já que o cérebro trabalha sob “ondas lentas” e isso aumenta muito nossa capacidade de retenção de conhecimento.
Varie a matéria
Uma das formas de otimizar seu tempo é usar a técnica de variação de conteúdo. Nesse caso, é recomendável que se misture duas matérias semelhantes no momento de estudar. Por exemplo, ao estudarmos matemática podemos unir dois tipos de conhecimentos relacionados à matéria, como física.
Juntas, elas se completam e o cérebro tende a guardar mais por causa da experiência proporcionada no momento dos estudos.
Mude de cenário
Apesar de ser óbvio para algumas pessoas, outras podem não lembrar que algo tão simples pode mudar totalmente o aprendizado.
Uma simples mudança de cenário é uma das formas de otimizar seu tempo de estudo sem nenhum esforço.
Mudar de um quarto para o outro já é o ideal, mas especialistas vão mais longe e a recomendação é de que se vá estudar ao ao livre, se possível.
Usar o método Leitner
Entre as melhores formas de otimizar seu tempo estudando, o método Leitner é um dos mais importantes. Ele consiste em estudos com auxílio de cartas de memorização.
Praticamente, o estudante coloca perguntas escritas em cartões em uma primeira caixa e, em seguida, responde as questões que estão ali anotadas. Caso ele acerte o resultado, a carta vai para outra caixa e se errar, ela se mantém ali mesmo.
Com o auxílio de um acompanhante, isso persiste até que as perguntas da primeira caixa sejam facilmente acertadas, lembrando que, depois, quando for responder as que estão na segunda caixa, ele deve responder corretamente, se não as cartas voltam para a primeira caixa e assim sucessivamente em uma sequência de caixas e tentativas.
Conclusão
Vimos que as melhores formas de otimizar seu tempo no estudo dependem somente de você mesmo. Todas as maneiras citadas aqui são comprovadas cientificamente, mas cabe a cada aluno a persistência na hora de estudar.
Esses são exemplos que podem melhorar a performance dos estudantes, mas os principais responsáveis pelo aprendizado são eles mesmos. Por isso, sempre busque novas formas de otimizar seu tempo no estudo.