Categorias: Artigos

Veja a lista das áreas do direito que mais cresceram no Brasil em 2021

O curso de direito é um dos mais concorridos nos vestibulares. Isso porque a carreira jurídica, sem dúvida, oferece inúmeras possibilidades de ascensão no mercado de trabalho e também a remuneração, que em determinados casos, podem passar de R$ 25 mil, como em carreira pública.

No curso de direito, que dura em média cinco anos, os universitários aprendem a atuar na área jurídica, que é a área responsável pela execução e cumprimento das normas jurídicas do país. 

No entanto, para atuar na área é preciso ter diploma de bacharel em Direito em curso reconhecido pelo MEC, realizar e ter aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Algumas das profissões que estão relacionadas ao exercício do direito são advogados, juízes e promotores. 

A carreira jurídica oferece inúmeras possibilidades de atuação profissional, além de acompanhar as mudanças sociais, o que faz com que a área do direito se encontre em constantes transformações. 

Com base nesse cenário, desenvolvemos um artigo com as áreas do direito que mais cresceram no Brasil em 2021 para você conhecer cada uma delas com mais detalhes. Confira! 

1 – Direito Digital

Devido às recentes mudanças sociais da atualidade e o avanço do uso da internet para divulgação de trabalho, o direito digital entrou em ascensão nos últimos anos. 

O direito de internet tornou-se um grande aliado das necessidades modernas com o atendimento à distância. E, diversos escritórios vêm aderindo a essa tendência jurídica, a fim de levar soluções inovadoras e ágeis para seus clientes.

A advocacia digital é altamente vantajosa e possui diversos benefícios, visto que consultar advogado online pode resolver os seus problemas.

As melhores áreas do direito no âmbito digital são: criminal, consultivo, contratos, compliance e contencioso.

2 – Direito Médico

Com a pandemia do novo coronavírus, os médicos atuaram intensamente na linha de frente no combate à doença. 

Com isso, o direito médico entrou em ascensão, visto que ele é a área que regula juridicamente a relação entre médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde com os seus pacientes.

Os advogados especialistas nesta área podem trabalhar para médicos, hospitais, planos de saúde, pacientes e vários outros âmbitos relacionados à área da saúde. 

Os setores em destaque de processos são falhas no atendimento e danos morais. 

3 – Direito Trabalhista

O direito trabalhista é a área que regulamenta as relações entre empregados e empregadores, além de questões sindicais e ligadas à Previdência Social.

O direito trabalhista atua, basicamente, em demissões, contratos e processos de trabalho. A ascensão dessa área de atuação se deu, sobretudo, com a reforma trabalhista, ocorrida em 2017. 

Em tempos de pandemia e com as alterações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que aplicou mudanças em diversos pontos das relações trabalhistas, como na remuneração, plano de carreiras, jornada de trabalho, férias etc., gerou-se muitas dúvidas e preocupações acerca desse âmbito jurídico por parte dos trabalhadores, o que ocasionou um aumento na procura por profissionais especialistas nessa área. 

Entre as prerrogativas em destaque estão a criação de processo, execução de audiências e fornecimento de consultoria jurídica. 

4 – Direito Civil

O advogado civil atua nessa área, representando os interesses individuais e particulares relacionados a propriedades, bens e questões familiares, cabendo ao profissional defender os direitos civis de quem representa. Este segmento do direito é considerado o maior do direito brasileiro. 

Além dos direitos e deveres individuais, este ramo também cuida das relações entre indivíduos e instituições, desde osetor familiar até o Estado. 

Nesse sentido, a prática da advocacia civil se baseia em três princípios básicos expressos no Código Civil:

  • Princípio da Socialidade – os interesses coletivos sobrepõem-se aos individuais;
  • Princípio da Eticidade – a aplicação da lei deve levar em consideração as noções básicas de moral, ética, honestidade, boa-fé objetiva e subjetiva, confiança e lealdade, além da justiça, e com valores de equidade e probidade;
  • Princípio da Operabilidade ou Concretude – tem por objetivo a efetividade da regra jurídica, ou seja, facilitar e simplificar processos jurídicos de forma que não retardam a máquina jurídica.

5 – Direito Comercial

É a área do direito privado, encarregado de regulamentar as relações jurídicas decorrentes do comércio, ou seja, atua na defesa dos interesses de empresários, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinados a seus negócios. 

Entre as obrigações está a associação com processos de marcas e patentes, criação de contratos e estatutos, recuperação judicial e com a abertura e fechamento de empresas.

6 – Direito do Consumidor

Nesta área o especialista deve defender os direitos dos consumidores em relação a fornecedores e prestadores de serviços. 

Essa defesa e direitos são assegurados em base no Código de Defesa do Consumidor,que estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, ao adquirir determinado produto ou serviço.

7 – Direito Ambiental

Atualmente, muitas empresas estão preocupadas com o meio ambiente visando a sustentabilidade e, por isso, esta área está em processo de ascensão. 

O advogado ambiental poderá trabalhar em ONGs ou empresas privadas comprometidas em atuar com responsabilidade no meio ambiente. 

Além disso, existe a possibilidade de extensão para outras áreas do direito, como penal, processual, civil, do trabalho, entre outros.

Entre as prerrogativas em destaque no dia a dia do advogado ambiental estão resolver infrações, licenciamento ambiental e outras questões. 

8 – Direito Penal

Este é o segmento do direito que regula o poder punitivo do Estado.

O advogado criminalista ou penalista atua diretamente na acusação ou defesa de algum crime e transgressões. É papel desse profissional lutar para que a lei seja cumprida na medida certa.

Além disso, cabe ao Direito Penal, também, determinar as penas que serão decretadas aos agentes infratores, respeitando sempre os princípios constitucionais.

9 – Direito administrativo

Este é um segmento autônomo, dentro do direito público interno, que basicamente tem como principal objetivo a regulação do poder executivo.

Dessa maneira, está relacionado diretamente ao direito constitucional, que analisa as normas constitucionais, na qual há cinco princípios básicos enunciados na Constituição Federal, vejamos:

I – Princípio da Legalidade – está ligado a cumprimento da lei;

II – Princípio da Impessoalidade – está ligado ao interesse público, não próprio;

III – Princípio da Moralidade – diz respeito à conduta moral, ética e jurídica adequada para o interesse público;

IV – Princípio da Publicidade – diz respeito à obrigação de dar publicidade, ou seja, transparência na atividade administrativa. É, portanto, a proibição do segredo;

V – Princípio da Eficiência – está relacionado a qualidade de atuação do agente público, que deve agir com rapidez, segurança, perfeição e rendimento.

10 – Direito Eleitoral

Com o período eleitoral se aproximando, esta área de atuação tem aumentado bastante. Mas se engana quem pensa que o exercício do direito eleitoral é somente em anos eleitorais. 

A atuação dessa área é essencial durante e após as eleições, principalmente para certificar que a atividade dos candidatos está em concordância com a lei, visto que o direito eleitoral é o segmento que regula as relações jurídicas decorrentes de processos eleitorais.

Segundo a Constituição Federal os órgãos que constituem a Justiça Eleitoral são:

  • Tribunal Superior Eleitoral
  • Tribunal Regional Eleitoral
  • Juízes Eleitorais
  • Juntas Eleitorais

Agora que já conferiu o nosso artigo, escolha a melhor área para a sua carreira de sucesso!