Categorias: Artigos

Vale a pena fazer curso de marketing digital?

Vale a pena fazer curso de marketing digital?

O marketing digital está em alta, disso não temos dúvida. Mas ainda vale a pena fazer curso de marketing digital ou é possível aprender tudo através do YouTube e outros blogs?

Se você deseja saber mais sobre se vale a pena fazer curso de marketing digital ou não, continue acompanhando esse artigo com a gente. Vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o tema.

O que é marketing digital?

O marketing digital é a aplicação das estratégias de comunicação e publicidade realizadas na mídia digital. O marketing tradicional centra-se no mundo off-line, mas todas estas técnicas são levadas para o mundo online dando vida ao marketing digital.

Há um antes e um depois no marketing digital após o surgimento das redes sociais. Antes de surgirem e serem adaptadas por toda a sociedade, as marcas não conversavam com os usuários. Havia uma comunicação unilateral que hoje parece impossível.

É justamente por isso que muitas empresas estão em busca de aumentar seguidores no TikTok e no Instagram, as duas grandes redes sociais do momento: para atingir seus clientes e assim, manter uma relação melhor com eles.

Dessa forma, é possível aplicar o marketing digital em essência e fazer mais vendas. 

Agora vamos ver se vale a pena fazer curso de marketing digital.

Vale a pena fazer curso de marketing digital?

Bem, depende. Depende das suas expectativas, desejos, motivações e interesses em um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. Uma profissão com múltiplas saídas de trabalho e grandes possibilidades para você se especializar.

É um trabalho que requer que você tenha um pouco de talento, criatividade e, acima de tudo, que você tenha vontade de aprender e se formar continuamente. 

Um trabalho que muda com relativa frequência e onde você terá de se manter a par de todas as novas tendências que aparecem.

Razões para fazer um curso de marketing digital

Além das oportunidades de emprego que você vai ter de se especializar, existem algumas outras razões que podem convencê-lo de que vale a pena fazer curso de marketing digital:

  • Vai expandir a sua visão do mundo: Uma das coisas que se aprende no marketing é compreender as pessoas. É por isso que estudar marketing digital lhe permitirá abrir-se a novas culturas, novos temas ou ideias em que não tinha pensado tanto. Graças a isso, você terá uma nova perspectiva do mundo e das pessoas ao seu redor.
  • Você será capaz de mudar o mundo: Uma boa ideia pode mudar tudo. Talvez não revolucione a vida de ninguém, mas, tendo uma visão muito mais completa de tudo ao seu redor, você pode ter ideias que valem muito a pena.
  • É uma ferramenta que todos precisamos: As empresas precisam de especialistas em marketing e, com a ascensão da Internet, precisam de profissionais especializados no mundo online. Pessoas que vendem ideias, produtos e serviços. Pessoas que sabem como tornar visível o importante.

Estes são apenas três motivos que dizem muito se vale a pena fazer curso de marketing digital. 

As principais profissões do marketing digital

Agora que você já entende um pouco sobre o assunto e se vale a pena fazer curso de marketing digital ou não, vamos ver algumas profissões que você pode se especializar:

Gestor de tráfego

A especialidade em tráfego e conversão é cada vez mais procurada no mundo do marketing digital. 

Muitas empresas precisam de mais visibilidade na Internet e não sabem como obtê-la e através de campanhas publicitárias podem obtê-la com investimentos muito menores do que em certos canais de publicidade tradicional.

Gerente de e-commerce

O gerente de e-commerce é responsável por aumentar as vendas de uma loja online, projetando e implementando uma estratégia de marketing digital completa.

Este especialista sabe gerir CMS como WooCommerce e está em contato com outros profissionais como o copywriter para gerar as fichas de produtos da loja online.

Suas principais funções são:

  • Criação e implementação da estratégia global de marketing digital.
  • Gestão do posicionamento orgânico da loja online.
  • Definição de KPIs de vendas.
  • Otimização das fichas de produtos.
  • Analisar os resultados obtidos e melhorá-los

Programador

Hoje, tudo na internet precisa ser programado. Portanto, se especializar em programação é uma excelente ideia se você gosta de números e equações matemáticas.

Para trabalhar de forma produtiva, você precisará de um notebook para programar de alta qualidade e desempenho.

De fato, o equipamento precisa funcionar adequadamente para exercer corretamente a posição de programador.

Web designer 

Ter um site é crucial quer se trate de um negócio ou de dar a conhecer a sua marca pessoal, por isso a posição de web designer é um dos perfis com mais saídas profissionais no marketing digital. Além disso, é um dos trabalhos mais procurados como freelancer.

Por outro lado, é cada vez mais frequente especializar-se em design de lojas online adaptados a cada projeto e é muito frequente precisar de conhecimentos de programação para projetos sob medida.

Gerente de comunidade e gerente de mídia social

O cargo de gerente de comunidade e gerente de mídia social são complementares, uma vez que um pensa na estratégia e o outro a implementa, embora em muitas ocasiões seja a mesma pessoa que executa ambos os trabalhos. 

É uma das saídas mais procuradas do marketing digital.

Suas principais funções são:

  • Dinamizar e gerir a participação das empresas nas redes sociais.
  • Fazer uma auditoria de redes sociais.
  • Desenhar a estratégia de mídia social.
  • Executar todas as ações decididas anteriormente.
  • Medir como está funcionando e propor melhorias.

Pronto, agora você já sabe se vale a pena fazer curso de marketing digital e em que áreas pode começar a trabalhar dentro desse mundo online com grande potencial.

Compartilhar