Tudo que você precisa saber sobre cirurgia plástica
Segundo estudo realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, e esse número só vem crescendo. Este tipo de procedimento tem como principal objetivo agregar melhorias em um indivíduo, sendo que ela é dividida em dois tipos:
- Estética: visa melhorar a aparência do paciente que, de alguma forma, já sofreu algum tipo de sofrimento psicológico, como bullying. Alguns exemplos desse tipo de procedimento são: rinoplastia (plástica no nariz), lipoaspiração, abdominoplastia, entre outros. Por meio da cirurgia estética, é possível melhorar a autoestima e ter uma melhor qualidade de vida;
- Reparadora: visa corrigir algum problema patológico ou alterações anatômicas decorrentes de síndromes congênitas, feridas causadas por algum tipo de acidente traumático, queimaduras e reparações de defeitos oriundos, como retirada de um tumor maligno.
Em ambos os conceitos, sempre são levados em consideração na hora de realizar a cirurgia, a fim de preservar a região operada, e na medida do possível sua naturalidade e beleza.
Quando procurar pela cirurgia plástica?
A escolha por esse tipo de método pode envolver diversas escolhas, porém o ponto mais importante é o entendimento do paciente do seu problema. É necessário ter uma queixa objetiva, saber o que realmente lhe incomoda, o que gostaria de melhorar e, a partir daí, procurar um profissional que possa ajudar a realizar as mudanças necessárias diante do que lhe vai ser passado.
Outro ponto que deve ser levado em consideração, é a escolha do profissional: o ideal é buscar por referências que sejam de confiança para evitar que qualquer tipo de problema aconteça. O ideal é que o médico seja membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Por isso, alguns pontos e requisitos devem ser levados em consideração na hora de buscar por esse profissional. São eles:
- O cirurgião deve ter o treinamento em cirurgia de no mínimo 5 anos, sendo pelo menos três deles em cirurgia plástica em uma instituição credenciada;
- Estar treinado para realizar os diversos tipos de cirurgia disponíveis, além de saber lidar com possíveis complicações e intercorrências;
- Ser ético e seguir os princípios do Código de Ética Médica;
- Realizar o procedimento cirúrgico apenas em hospitais que possuem a infraestrutura adequada;
- Ter uma boa relação médico-paciente e zelar e preservar o bem-estar dos pacientes.
O que deve ser levado em consideração antes da cirurgia plástica?
Antes de tomar qualquer tipo de decisão é preciso entender que ela só pode ser tomada pelo paciente, uma vez que essa vontade e anseio deve partir da própria pessoa que deseja realizá-la. Claro, que junto de um profissional especializado pode-se entender e decidir se o procedimento proposto poderá alcançar o objetivo esperado e se não haverá nenhum risco ou complicações.
Cabe ao cirurgião plástico solicitar todos os exames e explicar de forma detalhada todos os riscos associados à cirurgia, para assim obter uma autorização do paciente por escrito por meio do termo de consentimento informado e esclarecido para assegurar o total atendimento de todas as complicações e intercorrências inerentes ao procedimento.
O paciente também deve se sentir confortável para fazer perguntas e tirar todas as dúvidas, para tentar minimizar o sentimento de ansiedade e estresse emocional pré-operatório que são desencadeados durante o período que antecede a cirurgia.
Principais cuidados no pré-operatório
Antes de realizar a cirurgia plástica é preciso seguir algumas recomendações e realizar uma investigação médica minuciosa e completa que inclui os seguintes procedimentos:
- Fazer um levantamento do histórico médico;
- Entender se o paciente tem a existência de algum tipo de alergia a medicações e reações prévias a anestesia;
- Saber se ele faz uso contínuo de algum tipo de medicação, vitaminas, suplementos de ervas ou outras drogas;
- Entender se o paciente possui o hábito de ingerir bebidas alcoólicas ou fumar;
- Levantamento de peso, altura e IMC;
- Se faz o uso de anticoncepcional oral.
Além disso, existem algumas recomendações cirurgias que devem ser levadas em consideração pelo paciente, antes do procedimento. São elas:
- Interromper o uso de cigarro pelo menos 30 dias antes da cirurgia;
- Hidratar a pele para evitar problemas durante e depois do procedimento;
- Alimentar-se bem para manter o corpo bem nutrido;
- Parar o uso de anticoncepcional;
- Suspender certas medicações que podem de alguma forma aumentar o risco de sangramento.
Principais cuidados no pós-operatório
O momento da recuperação é o mais delicado e o mais importante de todo o procedimento, uma vez que ele vai garantir uma boa cicatrização e o sucesso da cirurgia. Esse é o período de maior sensibilidade, no qual o paciente vai precisar ter bastante cuidado e atenção. Por isso, alguns cuidados especiais são essenciais para obter o resultado esperado:
- Higienizar o local da cirurgia, o deixando bem limpo e fazendo a troca do curativo com frequência;
- Não fazer nenhum tipo de esforço físico ou movimentos bruscos;
- Usar roupas leves e soltar;
- Utilizar a malha de compressão quando indicado e meia antitrombo;
- Tomar todos os medicamentos nos horários corretos;
- Evitar exposição ao sol.
A cirurgia plástica, seja ela reparadora ou estética, visa proporcionar um maior bem-estar aos pacientes. Desta forma, ao optar pela realização desse tipo de procedimento é preciso buscar por um profissional qualificado e que ofereça a segurança necessária.