Top 3 canais de comunicação que não dependem do algoritmo
Nos dias atuais, cada vez mais pessoas (e mesmo marcas famosas) estão buscando aumentar o alcance que têm com a audiência.
No entanto, todo mundo que já tentou crescer um canal do YouTube ou um perfil no Instagram sabe como isso pode ser difícil.
Afinal de contas, estes espaços têm cada vez mais concorrência — E que atire a primeira pedra quem jamais falou “puxa vida, o algoritmo me ferrou” ou algo do gênero.
Neste artigo, vamos explorar 3 canais de comunicação entre você e sua audiência que não dependem do temido algoritmo para entregar as postagens.
Para que, com eles, você possa sempre estar num contato mais próximo com a sua audiência.
Sem depender de os “deuses” do Facebook, youtube e instagram te favorecerem.
E não vamos ficar apenas na teoria: em vez disso, vamos ver as dicas de quem já cresceu cada um dos canais indicados — os especialistas Guilherme e Roney, do Senhor Tanquinho.
Canal #1 — Podcast
Guilherme e Roney são os criadores do Senhor Tanquinho.
Eles começaram este trabalho com um blog, escrevendo artigos completos sobre assuntos como alimentação saudável, emagrecimento, ganho de massa magra, jejum intermitente, dieta cetogênica, e assuntos afins.
No entanto, eles perceberam que muitas pessoas, nos dias de hoje, não gostavam tanto assim de ficar dezenas de minutos lendo artigos no computador ou celular.
Afinal de contas, o tempo hoje em dia é escasso — e parece que sempre estamos correndo de um lado para o outro, com muito o que fazer, não é mesmo?
A solução encontrada foi criar um podcast.
Criado em 2017, eles já fizeram mais de uma centena de entrevistas com profissionais de educação física, médicos e nutricionistas — trazendo o conhecimento altamente especializado numa linguagem simples para os ouvintes.
“As pessoas não têm tempo de ficar 30 minutos lendo um artigo”, explica Roney.
“No entanto, elas conseguem ouvir 40 minutos enquanto lavam a louça, limpam a casa, caminham com o cachorro — ou mesmo vão à academia.”
Os autores atribuem a este potencial de “multitarefas” — isto é, pelo fato de as poder escutar podcasts enquanto fazem outras coisas — um dos sucessos do podcast.
Além disso, após você seguir um podcast — no Spotify, Apple podcasts, ou outro player —, você recebe os novos podcasts conforme sua configuração.
Isto é: sem depender do algoritmo.
Sendo que o nosso canal #2 também se presta muito bem a áudio.
E também a textos, vídeos, emojis… e muito mais.
Canal #2 — Canal De Telegram
O Telegram é um aplicativo de celular voltado à comunicação — uma espécie de “primo” do WhatsApp.
Todavia, desde o seu lançamento, o aplicativo foi ganhando cada vez mais funcionalidades — e, atualmente, deixa o WhatsApp a ver navios.
No caso, a funcionalidade que mais gostamos para nos manter em contato com um grande número de pessoas é o Canal do Telegram.
No canal, as pessoas podem se inscrever para receber mensagens instantâneas de você — assim como numa conversa normal.
Com a vantagem de que você pode mandar textos, áudios, gifs, vídeos… e muito mais.
Com um bônus: no momento em que escrevemos este artigo, ter um canal no Telegram é totalmente grátis.
O Senhor Tanquinho, por exemplo, tem um canal em que se comunicam com mais de 10.000 pessoas instantaneamente, todas as semanas.
Imagine se você tivesse 10.000 pessoas prontas para te ouvir a qualquer momento?
Este é o poder de um canal no Telegram.
Canal #3 — Lista De Emails
Nosso último exemplo de canal que não depende do algoritmo é um dos mais antigos da internet — mas, nem por isso, menos poderoso.
Trata-se do onipresente email.
A partir do momento em que uma pessoa se cadastra para receber seus emails, ela não depende de algoritmo algum para receber.
E como você faz para alguém ter interesse em se cadastrar?
Guilherme e Roney gostam de apostar em “iscas digitais”.
Por exemplo, quando você acessa o Senhor Tanquinho para aprender sobre a dieta low-carb, você pode ler um artigo completo e gratuito sobre o tema.
Além disso, se você gostar do artigo, pode inscrever seu email para baixar um Cardápio Low-Carb de 7 dias. Nesse caso, você recebe o cardápio low-carb gratuitamente em seu email.
Ao mesmo tempo, também poderá ser avisado de novidades, artigos, e mesmo cursos e promoções — sem depender de algoritmo algum.
Atenção: é muito importante receber a permissão das pessoas para enviar emails a elas — e nunca, jamais, em hipótese alguma, enviar SPAM.
Conclusão
Hoje em dia, é muito comum pensarmos em canais de youtube, algoritmos de Instagram, e mesmo novas mídias (como Tik Tok) ganhando cada vez mais proeminência.
Mesmo assim, existem alguns canais que não dependem de algoritmo — e nada impede você de usá-los para aumentar o seu alcance, ou o da sua empresa.
Você já usa algum destes canais? Deixe um comentário aqui embaixo me contando.