Técnicas para absorver melhor as informações durante seus estudos
Técnicas para absorver melhor as informações durante seus estudos
Todos os estudantes já tiveram aquela sensação de que parecem não conseguir absorver tudo que precisam para uma prova, não é mesmo? Talvez você tenha lido algumas páginas do livro, inútilmente.
Isso é bastante comum, mesmo para os mais experientes, mas saiba que existem algumas técnicas que farão com que sua produtividade seja tão forte quanto estruturas metálicas. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
Ensine outra pessoa
Se não pode explicar facilmente um conceito para outra pessoa, pode não ter entendido bem o suficiente. As pessoas retém, em média, 90% do que aprendem quando o colocam em prática para amigos e parentes.
Com isso, surgirá uma espécie de imã de ferrite, que aproximará a mente do foco em questão. Se precisar de algum tipo de reforço, reveja o material até se sentir totalmente confiante.
Estudar faz parte da vida de todos nós (ou pelo menos deveria fazer). Se é novo no cenário universitário ou se está se preparando para qualquer tipo de exame, abra seu bloco de notas e marque o que julga importante.
Saiba quando você está mais alerta e atento
Estude de forma mais inteligente, não mais difícil. Sua mente está mais focada durante certas horas do dia e isso é diferente para cada pessoa. Entender quando está mais alerta o ajudará a determinar os blocos de estudo.
Caso fique com muito sono no período da manhã e tenha mais disposição à noite, preze por matérias mais complexas nesse tempo. Saber disso é tão imprescindível quanto fazer a locação de geradores para grandes eventos.
Concentre-se em um tópico de cada vez
Alguns tópicos exigem uma quantidade extrema de foco para serem totalmente compreendidos. Saltar de assunto para assunto fará com que seus esforços sejam mal distribuídos e, consequentemente, limitará sua capacidade de reter as informações.
Evite esse hábito a todo custo. Ao estudar, complete uma coisa de cada vez, ou seja, quando coloca muitas aulas para serem assistidas ou capítulos para serem ‘devorados’, terá sobrecarga.
Anote tudo e torne as coisas interessantes
A escrita usa uma parte do cérebro diferente da leitura. Isso significa que, quando você dedica um tempo para anotações durante ou após a revisão, cobrirá o conceito uma segunda vez.
Sem contar que a maioria das pessoas luta para se concentrar em tópicos desinteressantes. Para combater isso, tente fundi-la com assuntos que lhe agradam. Uma maneira de personalizar um tópico é focar em como ele será aplicado em sua carreira.
Faça uma pausa
Pausa. É difícil lutar contra o impulso de apressar as coisas, mas o resultado desse hábito é a retenção limitada. Em vez de ler seus materiais de estudo do começo ao fim, absorva-os em pequenos blocos.
Depois disso, pare para refletir e revisar os conceitos e, aí sim, siga em frente. Certifique-se de fazer pausas regulares para não perder o interesse ou o entusiasmo. Uma pequena mudança de cenário pode ajudar a recarregar as baterias e melhorar a retenção.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.