Categorias: Artigos

Táxis voadores e sem motorista: Paris testa serviço de mobilidade aérea

Táxis voadores e sem motorista: Paris testa serviço de mobilidade aérea

Paris deve começar em breve os testes de táxis aéreos elétricos

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia tem transformado diversos setores do mercado. O setor automobilístico, com a chegada dos modelos de carro elétrico, por exemplo, promete grandes mudanças na forma como nos locomovemos nas grandes cidades. 

Recentemente, as autoridades francesas anunciaram testes envolvendo táxis voadores e sem motoristas. A ideia, que parece cena de filme de ficção futurista, está mais próxima da realidade do que você imagina. 

Táxis aéreos elétricos na França 

As informações das autoridades francesas são de que os testes com táxis aéreos elétricos devem começar em breve, já que o objetivo é permitir o acesso ao meio de transporte já nos Jogos Olímpicos de 2024.

As aeronaves elétricas serão testadas em um local de testes especiais, localizado a alguns quilômetros de Paris. Segundo comunicado oficial, o ministro francês dos transportes, Jean-Baptiste Djebbari, participou da inauguração do campo de testes em novembro de 2021.

A inauguração representa um marco importante, já que assinala os primeiros testes em condições reais para esses veículos, também chamados de eVTOLs (aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical).

Aviação livre de carbono

Uma das características que fazem com que os eVTOLs representem uma transformação não só para o transporte mas também para a sustentabilidade é que os veículos são livres de carbono, oferecendo uma infinidade de oportunidades de transporte, tanto de pessoas quanto de mercadorias.

Rotas olímpicas dos táxis voadores

De acordo com as informações preliminares, a primeira rota olímpica prevista para os táxis voadores deve transportar passageiros entre o aeroporto de Paris Charles de Gaulle e o aeroporto Le Bourget. A segunda rota deve ligar dois subúrbios da capital francesa, ainda não definidos. 

Além do governo francês, estão envolvidos nos projetos aproximadamente 30 fabricantes, fornecedores de peças e infraestrutura. Entre as empresas que estão participando do projeto estão a Airbus SE,  Volocopter GmbH, Vertical Aerospace Group Ltd e Lilium NV. 

Um aeródromo próximo a Paris já foi preparado com uma área de pouso e decolagem, pistas de taxiamento, depósito e praças de estacionamento para os táxis voadores. De acordo com informações do local, já foram realizados testes de voos com drones que transportavam suprimentos de saúde no local. 

Táxis aéreos no mundo

Em publicação recente, o site Bloomberg noticiou que já existem projetos e planejamento de redes de voos de táxi em 65 cidades espalhadas por diferentes países: Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Escandinávia, Coréia do Sul e Sudeste Asiático. A primeira rede, localizada em Coventry na Inglaterra, deverá ser inaugurada no início de 2022.

A NASA também informou estar testando eVTOL construído pela Joby Aviation, na Califórnia. O objetivo é criar uma nova modalidade de transporte no país. A mesma empresa responsável pelo fornecimento do veículo para a NASA está testando os táxis aéreos em Paris.

Táxis aéreos e transporte de passageiros

Afinal, será que podemos criar expectativas de usar os serviços de um táxi voador sem motorista? Ao que tudo indica, o desenvolvimento das tecnologias está em fase avançada, se tudo correr como planejado, os veículos estarão disponíveis para uso pelos passageiros nas próximas Olimpíadas.

Naturalmente, esse é um primeiro passo, e a mudança radical e a inserção desses veículos no transporte rotineiro estão um pouco mais longe de acontecer. Entretanto, se os eVTOLs se mostrarem uma alternativa boa o suficiente, passando por todos os testes necessários, podemos esperar uma mudança maior em termos globais. 

Carros voadores e perspectivas para a próxima década

Estima-se que a próxima década já represente um salto tecnológico importante em termos de mobilidade. Os especialistas acreditam que os carros voadores devem estar transitando pelos céus das cidades nos próximos dez anos.

Se eles vão ser um acessório de luxo acessível apenas a uma parcela da população, ou se vão ser uma alternativa de mobilidade pública, ainda não é possível afirmar.

O que nos resta é continuar acompanhando os testes e próximos passos envolvendo as grandes empresas e governos, que têm trabalhado no planejamento e desenvolvimento dos táxis voadores e sem motorista.