Startups argentinas miram e fazem sucesso no mercado brasileiro
Startups argentinas miram e fazem sucesso no mercado brasileiro
Conheça quatro empresas que mostraram que é possível expandir as operações e obter resultados extraordinários fora do país de origem
A América Latina tem sido berço de novos unicórnios desde 2017, ano em que o mercado passou a ter mais capital disponível para esse tipo de investimento. O termo unicórnio refere-se às startups de capital fechado que são avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.
Ainda que o Brasil tenha alguns nomes fortes em seu portfólio de unicórnios, a Argentina está se destacando quando o assunto são negócios globais. Para alcançar a escalabilidade desejada, as startups argentinas sabem que precisam atuar fora dele. Nubimetrics, Karvi, Mercado Livre e VU Security são alguns exemplos.
O Brasil faz parte da estratégia de expansão dessas empresas. Afinal, o país tem uma população que supera os 200 milhões e é a maior economia da América da Latina. Além disso, os empreendedores conseguem investimentos mais robustos ao sair da zona de conforto dos países de língua espanhola.
No entanto, a jornada para tornar as startups globais não é fácil. Além do aporte financeiro, é importante investir em uma equipe local que conheça o mercado brasileiro de perto. A seguir, confira quatro empresas que miraram no Brasil e estão fazendo sucesso.
Mercado Livre
Nem todo mundo sabe, mas o Mercado Livre é uma empresa argentina — a MercadoLibre Inc. O marketplace é um espaço que conecta comerciantes e clientes. Com amplo leque de produtos, que vai de alimentos a automóveis, a empresa investiu 4 bilhões de reais no Brasil em 2020 e pretende aumentar o número em 2021.
Isso porque o comportamento dos consumidores mudou durante a pandemia. Sem a possibilidade de sair de casa e consumir localmente, o e-commerce tornou-se a melhor opção e essa mudança veio para ficar. Portanto, apesar de ser uma empresa já consolidada em solo brasileiro, ela deve aumentar suas operações.
Nubimetrics
A Nubrimetrics é uma plataforma de inteligência de dados focada em vendas on-line. Fundada em 2010, seu objetivo é potencializar as vendas de quem atua no Mercado Livre: os vendedores aprendem a encontrar os produtos ideais, gerar vendas lucrativas e se posicionar de maneira eficiente.
Recentemente, a empresa argentina recebeu um aporte de 2,5 milhões de dólares para expandir os negócios na América Latina. O Brasil faz parte dessa estratégia, já que representa 30% da receita da startup: a empresa quer se consolidar no mercado brasileiro como a principal plataforma de melhoria de performance do e-commerce.
Karvi
Fundada em 2018, na Argentina, a Karvi é uma plataforma on-line de compra e venda de carros. Entretanto, apesar do nascimento em solo argentino, a startup encontrou no Brasil a sua melhor chance de crescer. Isso porque o país é responsável por mais da metade das vendas de carros novos e seminovos na América Latina.
A empresa desembarcou no Brasil em 2019 e passou a funcionar, efetivamente, em 2020. Em 2021, a Karvi recebeu um investimento de 10 milhões de dólares para crescer em terras brasileiras. O papel da empresa é atuar como uma ponte digital entre as concessionárias e os consumidores, melhorando a experiência de compra e venda de carros.
VU Security
A VU Security é uma empresa que oferece proteção de identidade e prevenção de fraudes aos seus clientes. A startup recebeu um investimento de 60 milhões de reais para expandir seus negócios globais, o que inclui seu lançamento oficial no Brasil. Atualmente, mais de 350 milhões de usuários já se beneficiam do serviço em dezenas de países.
A empresa segue uma abordagem holística para a autenticação e verificação de identidade dos usuários. Então, além de usar os controles tradicionais de segurança, ela também usa biometria, dados de geolocalização e análise de comportamento, fatores que avaliam o usuário como um todo e não apenas um conjunto de credenciais.