Seu filho se distrai em aulas remotas? Saiba ajudá-lo a se concentrar
Saiba como ajudar seu filho a prestar mais atenção nas aulas online.
Aparentemente, as aulas remotas vieram para ficar. No entanto, muitos pais percebem uma desmotivação crescente por parte dos filhos em relação a esse modelo de aprendizado.
Por isso, esses pais têm se perguntado como podem ajudar as crianças a se concentrarem mais concentração no estudo online e, felizmente, há inúmeras formas, como comprar acessórios divertidos escolares, ter um espaço reservado para os estudos e evitar qualquer tipo de distração.
Vale ressaltar que a capacidade de concentração é absorvida à medida que os pequenos se desenvolvem. Além disso, as aulas online exigem um esforço maior para manter a concentração, visto que ficar horas na frente de uma tela, interagindo virtualmente pode gerar cansaço psicológico e físico.
Como ajudar as crianças a manterem a concentração durante as aulas online?
Selecionamos algumas dicas interessantes que ajudarão você a fazer com que a concentração do seu filho melhore durante as aulas remotas. Confira!
Espaço tem um impacto bastante significativo
Se seu filho costuma assistir às aulas remotas em qualquer espaço da casa, saiba que é muito melhor definir um local específico para ele acompanhar melhor o ensino.
O ambiente precisa ser voltado exclusivamente para o estudo, o que significa que é necessário ter uma mesa e uma cadeira adaptadas ao tamanho da criança ou adolescente.
Deixe à mão somente o necessário
Deixar à mão somente os materiais necessários para o estudo diário é uma forma de evitar estímulos visuais que vão atrapalhar a concentração do seu filho.
Uniforme escolar
Mesmo durante as aulas remotas, usar o uniforme escolar reforça a ideia da criança que é necessário manter o foco e atenção ao professor que está ministrando a aula.
Postura
Da mesma maneira como na escola, os alunos devem manter boas posturas durante as aulas online, portanto, nada de pernas em cima da mesa, por exemplo.
Fones de ouvido
A utilização de fones de ouvido ajuda a reduzir as distrações, como barulhos normais da casa, por exemplo.
TV desligada
Nos horários de aula, mantenha a televisão desligada, visto que ela pode refletir diretamente na concentração do seu filho.
Iluminação
A iluminação é muito importante. Se puder seguir o padrão escolar, melhor ainda. Por isso, prefira a luz branca e direta.
Garrafinha de água
Deixar uma garrafinha de água à mão evita que o seu filho se levante toda vez que sentir sede.
Animais de estimação
Não permita que animais de estimação, como gatos e cachorros, fiquem por perto durante as aulas, pois isso pode impedir que o seu pequeno relaxe ou distraí-lo demais.
Pequenas pausas
Permitir pequenas pausas ao longo dos estudos fará com que ele se concentre mais enquanto estiver assistindo às aulas.
Estipule regras
Estipular limites e regras, como horários de sono, são atitudes recomendadas por especialistas para criar uma rotina de descanso de qualidade.
Opções de lazer
É fundamental que na rotina da criança, além de práticas escolares, também haja opções de lazer e interesses pessoais, pois, dessa forma, ela não se sentirá tão desmotivada. Logo, um roteiro de atividades é muito bem-vindo.
Mantenha a casa tranquila
Procure manter a casa sem muita agitação durante o horário das aulas. Mesmo se os pais estiverem trabalhando em home office, devem evitar conversas muito altas ao celular e videoconferências, de modo a não desconcentrar os filhos.
Ofereça ajuda
Sempre que perceber ou então quando a criança pedir, ofereça ajuda nas tarefas. Além de contribuir para o aprendizado, você ainda impedirá que ela fique desatenta ou dispersa.
Ajuda profissional
Por fim, caso perceba que a falta de foco e desatenção são exagerados e suas tentativas não estão surtindo efeito, a recomendação é procurar ajuda profissional.