Categorias: Artigos

SEO: tudo o que você precisa para se tornar profissional na área

A indústria do marketing online continua a crescer à medida que mais empresas recorrem à Internet para vender a um mar de potenciais clientes online. Mas para qualquer negócio prosperar, eles devem ser fáceis de encontrar em uma busca rápida no Google (ou Bing, Yahoo, etc.). 

Atualmente, existem mais de 1 bilhão de sites, e cada um deles deve disputar a atenção nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Isso torna o aprendizado de otimização de mecanismos de pesquisa um conjunto atraente de habilidades e uma excelente maneira de obter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

O que se segue é uma visão geral da otimização de mecanismos de pesquisa, os benefícios de se tornar um profissional em SEO, como conseguir um emprego em SEO e por que o treinamento e o aprendizado prático irão ajudá-lo a se destacar neste setor em crescimento.

O que é SEO?

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é a prática de aumentar o tráfego orgânico de resultados de mecanismos de pesquisa não pagos no Google, Yahoo, Bing e outros para o seu site. 

Para ter uma boa classificação para palavras-chave importantes para você e tornar seu site mais proeminente nos resultados de pesquisa, é necessário aplicar táticas de SEO.

Passos para se tornar um especialista em SEO

No mundo moderno de hoje, você pode aprender inúmeras habilidades sozinho, e muitos deles podem ser feitos online de maneira estruturada e completa com sites como o A Nossa Escola. 

Aqui estão 7 etapas a serem seguidas se você for novo no setor e pretende se tornar um especialista em SEO:

  1. Aprenda o básico de como funcionam os mecanismos de pesquisa;
  2. Compreenda estratégias e conceitos de SEO;
  3. Participe do treinamento de SEO;
  4. Acompanhe as tendências e notícias do setor;
  5. Familiarize-se com as ferramentas de SEO;
  6. Experimente táticas de SEO em seu site ou blog;
  7. Mostre aos empregadores seus esforços e resultados.

Compreender como funcionam os motores de pesquisa

Parte de garantir que suas páginas da web sejam otimizadas é entender como funcionam os mecanismos de pesquisa. Eles atendem aos usuários listando as páginas da web mais relevantes para os termos que as pessoas procuram. 

Existem vários fatores que os motores de busca usam para analisar e determinar a relevância de um determinado site. O Google não os revela com frequência, mas há muitos que são amplamente conhecidos e usados ​​pelos profissionais de marketing.

Um especialista em SEO deve estar ciente dos principais fatores de classificação e, de acordo com OptinMonster, os principais fatores de classificação de SEO são:

  • Idade do domínio, URL e autoridade;
  • Links;
  • Otimização para celular;
  • Conteúdo otimizado;
  • Velocidade da página (incluindo velocidade da página móvel);
  • Informações comerciais reais ;
  • Um site seguro e acessível;
  • Sinais sociais;
  • SEO técnico;
  • Experiência do usuário (Google RankBrain).

Os sites são classificados principalmente com base em quão bem eles atendem aos fatores de classificação do mecanismo de pesquisa e às práticas recomendadas. 

As páginas da web que fazem isso melhor superam outras que não o fazem. Os mecanismos de pesquisa geralmente seguem três etapas ao classificar um site:

1. Rastejando 

Os mecanismos de pesquisa têm spiders ou bots que examinam um site, copiam o conteúdo e o armazenam no índice do mecanismo de pesquisa.

2. Indexando

Este é o método de adicionar páginas da web aos resultados da pesquisa. Se o seu site não estiver no índice de um mecanismo de pesquisa, os usuários não o encontrarão nos resultados.

3. Ranking

Quando você digita algo no Google, os sites mais relevantes (do índice) aparecem nos resultados da pesquisa. Esses resultados são baseados em vários fatores, como localização do usuário, idioma, experiência, etc.

Benefício de se tornar um especialista em SEO

SEO é talvez a disciplina de marketing mais desafiadora e recompensadora, combinando dados, análises, marketing de conteúdo e proficiência técnica. Dominar e aproveitar o SEO irá desbloquear o potencial de seus esforços de marketing.

A demanda por especialistas em SEO

Profissionais de SEO estão em alta demanda, pois as empresas praticam a otimização de mecanismos de pesquisa para acompanhar os concorrentes. Especialistas em SEO são contratados para ajudar as equipes de marketing a obter tráfego da web de qualidade, ajudar a criar campanhas digitais de sucesso e trazer novos negócios para a empresa. 

Atualmente, espera-se que um especialista em SEO seja responsável por cerca de metade do tráfego de um site médio. Considerando que os sites que conseguem garantir as cinco primeiras posições nas SERPs recebem cerca de 68% dos cliques, obter uma classificação elevada pode ter um impacto tremendo no crescimento e na receita de seus negócios.

Quer você seja atualmente um profissional de SEO ou esteja trabalhando em campo, um trabalho de SEO promete entusiasmo e um tremendo potencial de crescimento. Existem outros caminhos que você pode seguir com a experiência em SEO, incluindo marketing de conteúdo, consultoria de negócios e análise de dados.

Responsabilidades do trabalho de um especialista em SEO

Muitos componentes diferentes constituem uma estratégia de SEO. Seus dias em um trabalho típico de SEO terão muita variedade, e suas responsabilidades provavelmente incluirão o seguinte: 

1. Otimização

A otimização será a responsabilidade mais significativa de um especialista em SEO. Isso inclui a otimização do mecanismo de pesquisa na página e fora da página. Os principais tipos são: 

SEO na página

  • Criação e otimização de conteúdo;
  • Otimização de conversão;
  • Tags de cabeçalho, tags de título, tags de meta descrição;
  • Imagens e texto ALT;
  • Pesquisa e posicionamento de palavras-chave;
  • Estrutura de URL;
  • Experiência de usuário.

SEO fora da página

  • Criação de ativos (infográficos, vídeos, etc.);
  • Blog de visitantes;
  • Aumentar o tráfego das redes sociais para o seu site;
  • Edifício da ligação;
  • Comunicados de imprensa.

2. Otimização para celular

À medida que uma parte cada vez maior das pesquisas acontece em dispositivos móveis, o Google deseja que seu índice funcione bem para usuários móveis. A experiência do usuário em um dispositivo móvel, por sua vez, influenciará seu SEO móvel

O Google agora está rastreando sites com uma abordagem centrada em dispositivos móveis, portanto, é fundamental garantir que seu conteúdo seja otimizado para dispositivos móveis. Isso inclui o uso conciso da linguagem. 

3. Keyword Research

Como um especialista em SEO, você realizará pesquisas de palavras-chave para determinar a relevância e a competitividade para direcionar as melhores palavras-chave possíveis para conversão.

4. Analytics

Como você mede o que funcionou e o que não funcionou? É aí que entra a análise, e você rastreará e analisará regularmente os dados para ver o desempenho de suas páginas da web e palavras-chave de foco. 

5. Link Building

Quando outro site tem um link para o seu, isso é chamado de backlink ou link de entrada e é um dos fatores de classificação mais importantes. Pense neste tipo de link como um voto de confiança de outro site. 

Uma de suas responsabilidades será “construir links”, buscando oportunidades de fazer com que outros sites se vinculam ao seu sem pagamento. 

6. Acompanhando a indústria

O primeiro passo para se tornar um especialista em SEO é ler artigos de autoria de profissionais estabelecidos e acompanhar as últimas notícias do marketing de busca para ficar a par das mudanças na indústria. Manter e desenvolver suas estratégias é uma responsabilidade contínua.

7. Trabalhando com outras equipes de marketing

Enquanto concilia todas essas responsabilidades, o especialista em SEO típico em um ambiente corporativo gastará tempo trabalhando com outras equipes de marketing para alinhar estratégias, incluindo o seguinte:

  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de busca paga;
  • Marketing de mídia social;
  • Desenvolvimento web.

Existem certificações especiais para especialistas em otimização de mecanismos de pesquisa?

Sim, mas tenha cuidado com quaisquer programas de treinamento e certificações que não sejam fornecidos por uma organização ou empresa bem conhecida. 

Lembre-se de que as certificações são tão valiosas quanto os empregadores acreditam que elas sejam, portanto, não gaste muito tempo e dinheiro para obter a certificação se isso não compensar. 

Uma maneira de determinar se obter a certificação tornará mais fácil conseguir um emprego é consultar as listas de empregos para especialistas em SEO em sites ou agência de SEO como o Indeed e/ou Empregos Online. Os empregadores estão procurando especialistas em SEO com certificações específicas? Ou eles listam a experiência como a qualificação mais essencial?