Saiba quais são os cursos mais indicados para quem deseja ser um jovem aprendiz
O programa Jovem Aprendiz é mais uma oportunidade para quem quer e precisa iniciar no mercado de trabalho ainda bastante jovem e sem ter concluído o ensino médio.
Uma das grandes vantagens do serviço é, de fato, fazer com que o adolescente tenha muito mais destaque no mercado de trabalho no futuro.
Atualmente, e muito impulsionado pela pandemia, é possível encontrar cursos online e gratuitos que auxiliam o jovem aprendiz na busca pelo primeiro emprego.
Te contamos no artigo a seguir as principais opções de cursos para menos de 18 anos. Confira.
O que é Jovem Aprendiz?
Implementada como uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, a Lei da Aprendizagem (lei 10.097/2000), tem o objetivo de promover e ensinar competências e habilidades necessárias para o seu desenvolvimento profissional.
A gestão do programa é compartilhada com as empresas que participam da iniciativa, devendo elas promoverem também as capacidades teóricas do jovem, disponibilizando os certificados que atestam suas habilidades.
Conforme o artigo 429 da CLT, empreendimentos que tenham menos de 7 empregados são obrigados a contratar jovens do programa e realizar a matrícula nos cursos de aprendizagem, o que também faz parte do contrato de aprendizagem estipulado pela legislação.
Vale ressaltar, porém, que entidades sem fins lucrativos que tenham o objetivo de promover a educação profissional no que diz respeito a Lei da Aprendizagem estão legalmente isentas de cumprirem com a norma, bem como microempresas optantes ou não pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições.
Qual o melhor curso para Jovem Aprendiz?
Ao se inscrever no programa a partir dos 14 anos, o jovem tem a oportunidade de se qualificar cada vez mais através da possibilidade de cursos extras e ter a chance de conquistar vagas melhores de emprego. Entre essas opções, 3 cursos se destacam quando pensamos sobre qual o melhor curso para jovem aprendiz.
Curso de inglês
Em um mundo cada vez mais globalizado, obter o domínio de uma segunda língua estrangeira é essencial para conquistar uma excelente vaga de trabalho, e nada melhor do que esse idioma ser o inglês.
Considerado o idioma que melhor tem relação com culturas diferentes, compreender demandas em inglês faz toda a diferença na sua relação de trabalho e aumenta as chances de ser efetivado ao final do programa.
Esse é um dos cursos para menor de 18 anos que podem ser bem mais aproveitados durante toda a vida profissional.
Curso de informática avançado
Atualmente, tudo depende da tecnologia. Saber utilizar softwares e hardwares em uma empresa facilita e muito as demandas de trabalho, além de gerar uma grande produtividade e qualidade na sua rotina de jovem aprendiz.
Com a noção avançada de informática, é possível ingressar na empresa com grandes noções de cloudcomputing e outras tecnologias que vêm sendo utilizadas e aprimoradas atualmente para armazenamento e gestão de dados e automatização de processos.
Curso de Excel
Considerado por muitos um grande vilão, o excel é uma ferramenta fundamental para processos administrativos de muitas empresas. Por meio de suas planilhas, é possível obter um controle maior dos gastos, de estoque, fornecedores e outras informações pertinentes.
Obter a noção e a prática de como funciona o programa, faz com que as demandas do dia a dia sejam divididas com você.
Além disso, ter essa certificação também te capacita para ser responsável por outros sistemas automatizados que a empresa utilize, como o BPO financeiro e outros softwares de gestão.
Quanto ganha um jovem aprendiz?
A média salarial de um jovem aprendiz varia entre R$600 a R$1.100, sendo este último o valor do salário-mínimo atual.
É possível perceber, portanto, que o Jovem Aprendiz é um programa de incentivo que pode ser encarado como um estágio anterior ao da faculdade e que possibilita os jovens a compreenderem melhor sobre o valor do dinheiro, podendo crescer adultos mais responsáveis com a saúde financeira.
Além disso, ser remunerado ainda no início da adolescência também faz com que muitos busquem saber qual o melhor curso para jovem aprendiz e esteja sempre se destacando no mercado de trabalho.
Conclusão
A oportunidade de se tornar um jovem aprendiz é um grande primeiro passo para ter uma carreira profissional bastante sólida e experiente no futuro. No entanto, vimos que não basta apenas se enquadrar nos requisitos de idade, é preciso força de vontade para se capacitar além da rotina de trabalho.
Esses cursos também trazem um impacto positivo para o jovem durante seus anos de faculdade, afinal, a busca por um estágio tende a ser cada vez mais difícil e o mercado de trabalho tende a focar em candidatos mais preparados e responsáveis para as chances do primeiro emprego formal dentro de uma área acadêmica.
Sendo assim, aproveite seu tempo livre na internet e busque se capacitar com cursos gratuitos para sua formação enquanto jovem aprendiz e saia na frente da concorrência ao retornar para um mercado de trabalho mais aquecido e pronto para receber novos profissionais no mundo pós-pandemia.