Saiba quais são as vantagens e os riscos dos leilões de imóveis como forma de investimento
É muito comum a busca por novas formas de ganhar dinheiro e o investimento imobiliário tem sido uma das opções. Os leilões de imóveis podem ser usados nesse sentido, já que oferecem casas e apartamentos por um valor muito abaixo do mercado.
Basicamente, você pode comprar o imóvel do leilão por um valor baixíssimo, aguardar pela valorização e depois vender por um valor maior do que gastou. Com isso, é possível ter até uma renda fixa com as valorizações.
O problema é que há riscos de comprar o imóvel em um leilão e você deve conhecer eles antes de investir em leilões de imóveis. Saiba mais sobre agora!
-
Como funcionam os leilões de imóveis?
“Investir em imóveis é uma ótima oportunidade para obter um excelente retorno financeiro.”
O leilão de imóvel se trata de um modelo de venda de imóveis, onde quem ganha é quem oferta o valor mais alto. Há três tipos comuns de leilões, que são:
- Judicial, onde o imóvel é apreendido pela justiça e leiloado para o pagamento de dívidas do antigo dono. O espaço é vendido em duas praças ou etapas (sendo que na segunda praça é onde tem o grande desconto);
- Extrajudicial, onde o imóvel é leiloado para a recuperação de capital das empresas, bancos e pessoas físicas;
- Alienação fiduciária, onde são vendidos imóveis utilizados como garantia por empréstimos não pagos.
Após arrematar o imóvel do leilão, é necessária a assinatura da escritura ou do contrato de compra e venda. A média de desconto fica entre 30 e 40%, mas é possível encontrar valores com 80% de desconto!
-
Quais são as vantagens de investir em leilões de imóveis?
A principal vantagem de investir em leilões de imóveis é que isso independe do seu perfil de investidor. Seja você um conservador ou alguém que se arrisca muito, é possível ter sucesso financeiro ao comprar o imóvel de leilão.
Mas quais são as vantagens que justificam isso?
-
O valor baixo do imóvel de leilão
Um dos atrativos de comprar o imóvel de leilão é o valor abaixo do preço de mercado que os imóveis têm. Isso não necessariamente significa que eles estejam em péssimas condições – há muitos imóveis com baixo preço e ótimo estado.
Com isso, você pode obter o imóvel por um desconto de até 70%, aguardar pela valorização do espaço e depois revendê-lo por um valor excelente.
-
Há muitas oportunidades de imóveis
Considerando o tempo de pandemia em que estamos, há muitos imóveis tomados de clientes inadimplentes. Dessa maneira, o que não faltam são oportunidades de imóveis, inclusive novos (pouco ou nem sequer habitados).
Sendo assim, você pode encontrar casas e apartamentos em ótimo estado para uma revenda em pouco tempo.
-
Dá para realizar o investimento imobiliário de casa
Os leilões imobiliários podem ser realizados num ambiente online, sem sair de casa para arrematar um imóvel. Inclusive, esses são mais buscados que os leilões presenciais, já que são mais práticos.
-
Margem de lucro maior
Dentre os tipos de investimento imobiliário, os leilões imobiliários são uma opção que proporcionam maior margem de lucro – e num prazo mais curto. Afinal, você pega um bem desvalorizado pela inadimplência e vende por um valor muito maior.
-
Quais são os riscos de comprar imóvel em um leilão?
Apesar das vantagens, existem alguns riscos de comprar imóvel em leilão para investir. Por isso que alguns cuidados são recomendados antes de investir em imóveis. Mas quais são os riscos?
-
Imóvel ainda ocupado
O antigo dono do imóvel pode estar tentando manter a casa, seja por uma prestação de conta, ação revisional ou manutenção de posse. Nenhuma dessas ações o fará manter o imóvel, mas isso acaba fazendo com que tenha de pedir uma ação judicial.
Dessa forma, você gasta tempo e dinheiro para finalmente obter a posse.
-
Conservação do imóvel
Se você contar apenas com a descrição presente no edital, corre o risco de investir em imóveis de péssimo estado de conservação. Por isso que é recomendado antes uma visita ao espaço, de forma a ter noção sobre o real estado dele.
-
Leiloeiro pouco confiável
Ao participar de um leilão, você deve conferir se o leiloeiro está autorizado para a realização de leilões e se outros participantes avaliam ele bem. Algumas opções confiáveis acabam sendo os leilões de imóveis da Caixa!
-
Vale a pena investir em leilões de imóveis?
Os investidores contam com muitas opções para investimento imobiliário: fundos imobiliários, locação por temporada, entre outras. Por isso que deve avaliar bem as vantagens e os riscos do leilão.
Se você sentir que há uma chance alta de lucrar com os leilões de imóveis, monte o seu planejamento financeiro para realizar os melhores lances!