Categorias: Artigos

Saiba como crescer dentro de uma empresa de publicidade

Saiba como crescer dentro de uma empresa de publicidade

Tenha uma projeção boa na sua carreira nesse ramo que só cresce no Brasil

O mercado publicitário sempre foi um ramo aquecido. E, nos últimos anos, com a chegada das novas tecnologias e da transformação digital, diversas novas opções de trabalho foram criadas. Para se manter atualizado e crescer no setor é preciso pensar à frente, se esforçar, fazer cursos de mídias sociais e se aprofundar nas novas ferramentas utilizadas nessa área. 

A publicidade sempre teve um grande espaço na indústria brasileira. Em 2020, por exemplo, o setor movimentou R$ 49 bilhões somente em mídia, de acordo com um levantamento feito pela empresa Deloitte, chamado “O valor da publicidade no Brasil”. Além disso, dados de outra pesquisa, realizada pelo Ministério da Economia, também revelaram que o segmento empregou 435 mil pessoas diretamente em 2019.

Desde então, os números cresceram ainda mais. Um levantamento feito pela Kantar Ibope Media mostrou que, de 2019 a 2022, o número de organizações que investem em publicidade no Brasil cresceu 50%. Isso se deu principalmente devido às transformações tecnológicas e aos novos comportamentos dos consumidores.

A mídia Out of Home (OOH), por exemplo, teve um volume muito maior em 2021 do que em 2019, um crescimento de 39%. Esse aumento se deu principalmente por causa do comportamento atual, em que as pessoas utilizam mais aplicativos de locomoção do que a direção de carros por conta própria, com isso, prestam mais atenção às mídias externas do que antigamente.

Como crescer no ramo da publicidade?

Mesmo com a área em amplo crescimento e com novos setores disponíveis, como o do marketing digital, muitas pessoas ainda encontram dificuldades para crescer dentro das agências e empresas de publicidade. Confira como você pode chegar mais longe na carreira com o passo a passo a seguir.

  1. Foque no seu nicho

A publicidade tem diversos setores, como atendimento, redação, social media, design, planejamento, gestão de projetos e equipe, produção, mídia, etc. Para ser um profissional de sucesso é preciso escolher seu nicho e investir nele.

É claro que é necessário entender um pouco de cada área e saber lidar com todas elas. Afinal, ser um bom profissional requer flexibilidade e adaptação às mudanças. Mas focar na sua área de conhecimento e se especializar nela, é um grande passo na carreira publicitária. 

  1. Pense fora da caixa

Uma das marcas do profissional de publicidade é ser inovador, pensar “fora da caixinha”. Por isso, se você quer ter sucesso na área, desenvolva sua criatividade, pense grande e diferente, faça além do que os demais fazem.

Não é, necessariamente, sobre trabalhar mais, mas sim sobre ser ousado, ter ideias diferenciadas e que chamam a atenção. Afinal, é disso que a publicidade vive, da atenção de quem está de fora, observando e consumindo. 

  1. Invista em pesquisa

Em qualquer um dos ramos dentro do universo publicitário a pesquisa é fundamental. Leia muito, se interesse sobre os assuntos do momento, as novidades do mercado e do mundo de forma geral e aprofunde-se nos temas dos seus clientes. 

Quanto mais você souber sobre a área, mais conexão com o público e com a marca você terá e, automaticamente, melhor será o seu trabalho. Faça o dever de casa para se tornar o melhor no que realiza.

  1. Atualize-se

O mundo está em constante mudança. Por isso, se manter em dia com as novidades do mercado é fundamental para o ramo.

Estude, busque as novas ferramentas e funcionalidades, estude as novidades das redes sociais, da tecnologia, do design. Esteja sempre por dentro do que acontece no nicho através de cursos, palestras, workshops e tendências. Profissionais defasados acabam perdendo espaço no ramo.

  1. Saiba se posicionar

Por fim, assim como em qualquer área, na publicidade também é preciso se posicionar. Expresse sua opinião, fale o que acha certo e dê ideias. Mas lembre-se de sempre fazer isso de forma respeitosa, tanto com os clientes, quanto com a equipe, para que você não seja mal interpretado pelos outros.