Saiba a importância de obter um bom planejamento empresarial
Seja você um empreendedor de primeira viagem ou um veterano, cuidar do planejamento empresarial é muito importante.
A atividade corporativa precisa de métodos para que renda frutos a curto, médio ou longo prazo. A princípio, não importa o tamanho do negócio que você pretende tocar.
Independente do porte da operação, determinar estratégias e métodos para cumpri-las significa estar focado em conseguir resultados.
Entre os principais elementos de um planejamento, podemos citar:
- Traçar objetivos;
- Estabelecer metas;
- Determinar prazos para realizá-las;
- Escolher ferramentas de apoio.
Por isso, preparamos o texto a seguir como um guia para as vantagens, os métodos e softwares que podem auxiliar no planejamento empresarial, acompanhe.
Por que planejar?
O planejamento para empresas consiste em analisar todos os setores periodicamente a fim de identificar problemas operacionais e outros elementos que podem ser melhorados.
A manutenção de uma empresa envolve muitas variáveis, desde o pleno funcionamento da produção até a gerência dos recursos humanos.
O gestor que planeja cada medida administrativa privilegia a produtividade e a otimização do dia a dia dos colaboradores.
Usar controle de acesso corporativo para monitorar o comportamento dos funcionários é um exemplo de ação planejada e altamente vantajosa.
Como dissemos acima, esse tipo de atuação não se restringe a grandes negócios. Cuidar das finanças de um pequeno ou médio negócio também demanda planejamento.
Inclusive, a administração de recursos de um empreendimento de menor porte faz com que o planejamento prévio seja ainda mais necessário.
Desse modo, trabalhar com um planejamento embasado privilegia a comunicação interna da empresa.
A captação de dados operacionais possibilita discussões mais aprofundadas em reuniões.
Por isso, esse texto serve tanto para quem trabalha em uma multinacional, quanto para quem está começando empresas de vending machines.
Tipos de planejamento
O planejamento empresarial pode ser feito de várias formas, a escolha de como ele será feito depende dos objetivos da empresa.
Sendo assim, acompanhe os tópicos abaixo e conheça os principais tipos.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico consiste na determinação de objetivos e formas de ação de acordo com características internas e externas.
Suas bases são três elementos típicos do mundo corporativo: missão, visão e valores. Nesse contexto, o planejamento é feito para prazos grandes, como 5 ou 10 anos.
Planejamento tático
O planejamento tático tem um escopo mais específico, um plano de médio prazo voltado para cada setor do negócio.
Se os gestores de uma fabricante de chapa quente eletrica preço estão preocupados com a falta de funcionários ou a manutenção do maquinário, eles precisam colocar o planejamento tático em prática.
Planejamento operacional
O planejamento operacional inclui os colaboradores sem relação com o setor administrativo da empresa.
A ideia é definir como os planos estabelecidos a partir do planejamento tático serão aplicados no dia a dia do empreendimento.
Essa forma de planejamento se baseia em prazos mais curtos, de modo a tornar possível a análise contínua dos resultados obtidos.
Planejamento empresarial: ferramentas
Fazer um planejamento eficaz demanda trabalhar com um alto volume de dados. Para administrá-los corretamente, use ferramentas de apoio.
Isto posto, conheça as principais ferramentas de apoio para planejamento de empresas a seguir.
Canvas Modelo de Negócio
Caso você esteja pensando em abrir uma empresa de montagem de galpão pré moldado e tenha dúvidas sobre a viabilidade, apele para o Canvas.
Essa ferramenta é ótima para esboçar ideias de negócios. Ela contém nove tópicos editáveis que identificam os aspectos mais importantes de um empreendimento, como público, custos e canais utilizados.
Matriz BCG
Caso você esteja inseguro a respeito de algum produto ou serviço que sua empresa oferece, use a matriz BCG.
Com ela você pode decidir qual curso de ação tomar a partir de 4 opções:
- Construir;
- Manter;
- Colher;
- Abandonar.
O “Construir” indica aumentar a proeminência do produto no mercado. “Manter” significa continuar o posicionamento como ele está.
Já “Colher” consiste em investir o máximo no produto uma última vez e depois descontinuá-lo. Por fim, “abandonar” é encerrar o negócio de vez.
Análise SWOT
A sigla quer dizer, em inglês, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. O objetivo é prever situações negativas de acordo com variáveis internas e externas.
Também chamada de Matriz SWOT, essa ferramenta é indicada para uma tomada de decisões acertadas em cenários adversos.
Portanto, esse é o panorama inicial do planejamento para empresas, assim como suas ferramentas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.