Retirada de gordura em excesso e gordura do abdome: qual procedimento cirúrgico
Retirada de gordura em excesso e gordura do abdome: qual procedimento cirúrgico
Secar a gordura da barriga ou mesmo melhorar a definição muscular do corpo como um todo são objetivos que muita gente tem. Chegar a esses resultados por meio dos exercícios físicos pode ser uma tarefa difícil e isso leva as pessoas a procurarem a mesa de cirurgia. Por sorte, existem vários procedimentos estéticos disponíveis no mercado para esse público.
A abdominoplastia e a abdominoplastia com lipo são dois exemplos de operações usadas para melhorar a aparência do corpo por meio da retirada de gordura. Confira todas as informações mais importantes sobre esse assunto ao longo do texto e tire suas dúvidas.
Conheça a abdominoplastia: o que é e como funciona
A abdominoplastia é uma cirurgia feita com objetivo de remover parte da gordura e da pele (o excesso) da região do abdômen. Isso faz com que a área fique sequinha, lisa e dura, ou seja, sem flacidez. Esse mesmo procedimento também pode ser usado para retirar estrias e cicatrizes.
Essa operação é normalmente procurada por pessoas que passaram pelo processo de perda de peso rapidamente, como pacientes que fizeram cirurgia bariátrica ou mulheres que ficaram com muita flacidez na região da barriga após a gravidez.
Como se preparar para o procedimento?
As avaliações pré-operatórias comuns também são necessárias na abdominoplastia. O paciente deve ser examinado pelo médico, principalmente para verificar se existem riscos para a saúde do indivíduo. Se estiver tudo bem com a avaliação, o procedimento é marcado e realizado.
Alguns cuidados ainda devem ser tomados por parte do paciente antes da cirurgia, como não beber, não fumar e não tomar certos medicamentos, como anti-inflamatórios, por exemplo.
Como é feita cirurgia e cuidados na recuperação
O procedimento tem duração que varia de 2 a 4 horas. Após a anestesia fazer efeito no paciente, o médico faz uma incisão entre o umbigo e a região pubiana, por onde o excesso de gordura deve ser retirado. Em alguns casos específicos o cirurgião pode fazer outro corte, dessa vez mais próximo do umbigo, para que sejam retiradas gorduras da parte superior do abdômen.
Após isso, os cortes são fechados e o paciente começa seu processo de repouso pós-operatório ainda no hospital, que deve demorar entre 2 a 4 dias. No início da recuperação é comum o paciente sentir desconfortos diversos, como dores e inchaços, mas eles devem sumir com o passar do tempo. Aparecer manchas roxas também é algo comum. A recuperação total do pós-cirurgia dura em média dois meses.
Existe risco de complicações
Apesar de ser um procedimento considerado seguro, a abdominoplastia tem seus riscos. Acúmulo de líquidos, surgimento de hematomas, necrose do tecido, insuficiência respiratória e até tromboembolismo são alguns exemplos de complicações que podem surgir. Por esse motivo é tão importante seguir à risca as orientações do médico sobre o pré e o pós-operatório.
Abdominoplastia com lipo: o que é
A abdominoplastia com lipo é uma cirurgia onde são realizados dois procedimentos: a lipoaspiração e a própria abdominoplastia. Este segundo, tem o objetivo de retirar o excesso de gordura, de pele e de flacidez da região abdominal, já o primeiro foca em remover gorduras localizadas, principalmente na lateral do quadril. De certa forma, os dois processos se complementam.
Como é feita a abdominoplastia com lipo?
O paciente, antes da cirurgia, deve passar por uma série de avaliações para verificar possíveis riscos para a sua saúde. Se não houver, o procedimento é realizado. Tudo começa com a aplicação da anestesia e com as marcações que o médico deve fazer no abdômen que irão orientar a remoção da gordura e da pele em excesso.
O especialista faz um corte acima da linha dos pelos pubianos e queima a gordura localizada na região. Após isso, ele também trabalha no processo de costura dos músculos do abdômen e estica a pele. Por fim, é realizada a aspiração da gordura da barriga. Ao todo, a cirurgia demora entre 3 e 5 horas.
Pós-operatório da cirurgia: cicatriz, recuperação
A abdominoplastia pode deixar uma cicatriz relativamente grande, mas, como fica na região dos pelos pubianos, é simples de cobrir com peças de roupa. A recuperação da cirurgia em si leva, em média, dois meses. Alguns cuidados especiais são necessários nessa fase: evitar fazer esforços, manter uma boa postura e usar uma faixa abdominal são alguns exemplos.
Resultados da Abdominoplastia e Lipoabdominoplastia: antes e depois
Os resultados dos procedimentos descritos acima não são imediatos e os primeiros dias podem ter incômodos físicos. Esteticamente, os efeitos das cirurgias podem ser percebidos de fato depois de 60 dias, mas, logo após a operação, o paciente já apresenta perda de peso e de volume da barriga.
Mesmo assim, os resultados mais contundentes demoram algum tempo para aparecerem. É importante destacar que, para a melhora da aparência ser efetiva, é fundamental ter uma boa alimentação e um estilo de vida saudável. Caso contrário, pode haver o acúmulo de gordura novamente na região da barriga.