Categorias: Artigos

Resumir textos com outras palavras

Resumir textos com outras palavras

 Fazer resumos pode ser muito benéfico para sua vida acadêmica, com várias finalidades, mas também pode ser um tempo que você não tem para investir, já que a vida acadêmica é muito corrida. 

Um resumo, seja para entregar como um trabalho acadêmico ou para ajudá-lo em revisões de provas ou mesmo para prepará-lo para uma apresentação, precisa de alguns cuidados em sua escrita.

Para otimizar seu tempo de fazer resumos, entregá-los com qualidade, sem índice de plágio ou mesmo ter material para revisar matérias, você pode contar com a ajuda de duas ferramentas integradas para resumir textos com outras palavras.

Existem duas ferramentas que são integradas, funcionam com inteligência artificial, são totalmente em português, sem anúncios e de uso gratuito para ajudá-lo na tarefa para resumir textos com outras palavras: o Resumidor e o Reescrever.

A maior vantagem de utilizar as duas ferramentas integradas é para elaborar resumos do zero, com palavras diferentes da obra original e sem índice de plágio. Ou seja, é ideal o uso das ferramentas em solicitações de resumos para entrega, que farão parte de sua nota final de uma matéria.

Primeiro, conheça as duas ferramentas. Vale ressaltar que elas funcionam de maneira integrada e que são mais vantajosas na hora de escrever um resumo para entregar.

 O que é o Resumidor?

 O Resumidor é uma ferramenta online totalmente integrada com o Reescrever. Juntas, as ferramentas são capazes de resumir textos com outras palavras, apenas com cliques em dois botões.

Depois de ter feito um rascunho de um resumo, principalmente como solicitação de um professor para entrega, você poderá usar o Resumidor para sintetizar todo o conteúdo escrito. Ou seja, seu texto ficará pequeno, coerente e resumido.

Basta entrar no site do Resumidor e colar o texto que deseja resumir no campo em branco. Depois, aperte o botão “Resumir”. Isso irá transformar seu texto em um resumo mais qualitativo.

Se for necessário, faça alguns ajustes manualmente depois de passar seu rascunho pela ferramenta. No entanto, há um segundo passo para utilizar a ferramenta de forma completa. Tudo para reescrever seu texto já resumido, para fugir do índice de plágio e ter um trabalho autoral e único.

 O que é o Reescrever?

 O Reescrever é uma segunda ferramenta integrada ao Resumidor de Texto, responsável por reescrever seu texto resumido, depois de usar a primeira ferramenta. 

Após resumir seu texto automaticamente, clique em “Reescrever Resumo”. O Reescrever irá reescrever seu texto, mudando parágrafos de lugar e até indicando algumas palavras que você poderá optar por mudar por sinônimos.

Vale ressaltar que isso é importante na hora de resumir textos com outras palavras para seu trabalho final não conter plágio.

 Qual a melhor forma de usar as ferramentas a seu favor?

 Mesmo com a ajuda do Resumidor e do Reescrever totalmente integrados, é necessário seguir alguns passos para aproveitar os benefícios de fazer um resumo para sua vida acadêmica. Confira algumas boas práticas para você fazer um resumo com perfeição. 

Leia a obra original

Um resumo é uma forma de compreender, interpretar e memorizar uma obra textual de modo a nunca mais esquecer o aprendizado. Para isso, é necessário alguns cuidados, como ler totalmente a obra original, seja um livro ou um trabalho acadêmico de outro autor.

Você pode grifar partes mais importantes da obra para fazer um rascunho de resumo posteriormente. Use uma caneca marca-texto ou mesmo anote os tópicos mais importantes em um caderno ou documento de Word.

Faça um rascunho do resumo

Antes de usar as ferramentas de resumir textos com outras palavras, redija um pequeno esboço de seu resumo. Você pode priorizar um texto com início, meio e fim, dando prioridade às informações mais importantes contidas na obra original.

Nessa etapa, não precisa haver preocupações em deixar o resumo impecável. Ambas as ferramentas ajudarão você a finalizar o resumo de forma autêntica, coerente e autoral.

Isso porque com o Resumidor você terá acesso a sintetizar totalmente seu rascunho de forma automática como um resumo final. Depois, com o Reescrever, você será capaz de parafrasear seu texto, dando um toque final nesse seu trabalho de resumir textos com outras palavras. As ferramentas farão o trabalho mais difícil, ao resumir todo um texto e reescrevê-lo com outras palavras, até indicando palavras que podem ser modificadas para outros sinônimos.

Compartilhar