Categorias: Idiomas

Quanto tempo demora para aprender inglês?

Quanto tempo demora para aprender inglês? Será que se eu estudar firme por três anos seguidos, vou falar inglês fluente? Quantas horas preciso estudar por dia se quiser falar inglês em 12 meses?

Infelizmente, não há uma única resposta. Pois ela depende de vários fatores, como a sua idade, o quão bom você é aprendendo um idioma, o seu nível de inglês, o tempo que se expõe ao idioma, e principalmente, o seu objetivo.

No entanto, o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, (CEFR) pode fornecer uma diretriz para estimar o tempo necessário para aprender inglês.

E é isso o que veremos a seguir:

CEFR: o que é?

Para quem ainda não sabe, o CEFR é um parâmetro internacional usado para medir o nível de proficiência em inglês de estudantes de forma bem objetiva.

Essa classificação mostra o que cada aluno deve dominar em cada nível de inglês.

Ela é um pouco mais detalhada do que os níveis que conhecemos: básico, intermediário e avançado. No CEFR, os níveis são divididos assim:

• A1: Iniciante
  • A2 : Básico
  • B1: Intermediário
  • B2: Intermediário avançado
  • C1: Avançado
  • C2: Proficiente

Certo, mas o que cada nível desses aí de cima tem a ver com o tempo que leva para aprender inglês? Você já vai descobrir:

Quanto tempo leva para aprender inglês?

De acordo com a Cambridge English, são necessárias em torno de 1.200 horas de estudo guiado para que um aluno passe por todos os níveis de inglês e possa ser considerado fluente.

Ainda assim, é preciso estudar uma quantidade mínima de horas em cada nível para avançar para o próximo, até que conclua todos.

Veja como funciona essa divisão:

• Para sair do zero e chegar no A1, é preciso 70 horas de estudo;
  • Para passar do nível A1 para o A2, você precisa estudar de 100 a 150 horas;
  • Se quiser avançar do A2 para o B1, terá que dedicar um pouco mais de tempo, cerca de 200 a 250 horas;
  • Para sair do nível B1 e ir para o B2 é preciso estudar entre 250 e 300 horas;
  • Para chegar ao nível avançado C1, são necessárias de 350 a 400 horas de estudo;
  •  E finalmente, para atingir o nível mais alto, o C2, é preciso se dedicar de 500 a 600 horas.

São muitas horas de estudo, não é mesmo?

Mas vale lembrar, que esse tempo é aproximado, ou seja, dependendo dos fatores que mencionamos lá em cima, ele pode ser maior ou menor do que isso, ok?

E, como falamos anteriormente, tudo depende do seu objetivo.

Para muitas pessoas, o nível B2 já é suficiente para participar de reuniões de trabalho em inglês, negociações e se virar bem em uma viagem. Por isso, não se apegue tanto às horas de estudo, ok?

Em quanto tempo vou aprender inglês?

Bom, agora que você já sabe quanto tempo demora para aprender inglês e o tempo mínimo que precisa estudar em cada nível para progredir no idioma, fica fácil descobrir em quanto tempo você vai atingir seu objetivo.

Sua meta é conseguir fazer uma entrevista de emprego em inglês? Então mire no nível B2.

Para saber quanto tempo precisa estudar para chegar lá, basta considerar o seu nível de inglês atual.

Não sabe exatamente em que nível está? Então, é hora de fazer o seu teste de inglês e descobrir!

Calculando quanto tempo demora para aprender inglês

Vamos imaginar que você começou a aprender inglês do zero, mas já está cheio de planos para o futuro.

Quer estar pronto para fazer uma entrevista em inglês em um ano. Será que é possível? Vamos descobrir:

Se você já passou da adolescência e não tem muito contato com o inglês, vamos considerar o máximo de horas indicado pelo CEFR para cada nível:

• 70h + 150h + 250h + 300h = 770 horas

Agora, é só dividir essas horas pela meta que você estipulou para saber quanto tempo demora para aprender inglês:

Para atingir o nível B2 em 12 meses, será preciso estudar pelo menos 3h por dia, de segunda a sexta-feira.

O que totaliza 720 horas de estudo no ano, um pouquinho menos do que o sugerido.

Por outro lado, se você só estudar 2h por semana, pode levar 7 anos e meio para chegar ao seu objetivo Muito tempo, neh?

Mas antes de desistir do seu objetivo, veja como você pode dar uma acelerada nesse processo:

Como aprender inglês mais rápido?

Não existe uma fórmula mágica para aprender inglês mais rápido, o que existe é dedicação e foco. No entanto, é possível acelerar o seu aprendizado com uma simples mudança na sua rotina:

• Mergulhe no idioma e assista tudo o que puder em inglês, programas de TV, filmes ou música em inglês. Isso te ajuda a se familiarizar com a pronúncia do idioma;
  • Leia livros, jornais ou artigos em inglês para aumentar seu vocabulário e compreensão.
  • Defina um cronograma de estudos com metas diárias;
  • Procure estudar todos os dias, criar um hábito tornará o seu aprendizado mais prazeroso;
  • Faça aulas particulares de inglês e se concentre nas suas necessidades de aprendizagem.

Como você viu, aprender inglês requer tempo e esforço. E embora exista um parâmetro reconhecido internacionalmente com as horas indicadas para alcançar cada nível de inglês, é importante lembrar dos fatores individuais.

Mas, mais do que isso, lembre-se de onde você quer chegar. Coloque suas metas no papel e trace um plano para alcançá-las.

Seja realista com o tempo que você tem e com aquilo que se comprometeu a fazer

Pode estar certo, depois que conseguir fazer sua primeira entrevista em inglês, vai ver que todo o esforço valeu a pena!

Bons estudos!