Qual o motivo da queda do dólar?
Qual o motivo da queda do dólar?
Com o menor nível desde março de 2020, a moeda norte-americana segue com seu valor em queda.
O setor econômico conta com diversas oscilações e quem acompanha as notícias do mercado financeiro, já está acostumado com essa variações. Porém uma baixa vista nas últimas semanas, pegou muitos investidores de surpresa, que não esperavam a redução de uma das moedas mais importantes do mundo.
Chegando a margem de R$4,60, o dólar americano passou por uma grande desvalorização e muitos não esperavam que isso ocorreria nesse momento – muitas pessoas se perguntam o que motivou a queda dessa moeda.
Os motivos das oscilações do mercado econômico são diversos e não é possível dizer exatamente o que causa a elevação ou baixa de determinado ativo, mas abaixo tentaremos apontar questões que ajudaram com essa queda da moeda norte-americana.
O conflito entre Rússia e Ucrânia
Fatores externos são um grande ponto para qualquer tipo de ativo e uma guerra movimenta muito o mercado financeiro e assim vem ocorrendo desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Além das incertezas que momentos assim trazem, o aumento nos preços das commodities, favorece grandes produtores e o Brasil conta com muitos, conquistando assim uma maior valorização frente a outras moedas.
Saída de capital do País
Mesmo com uma utilização mundial, o dólar é uma moeda norte-americana e mudanças no mercado interno, mexem diretamente com seu valor.
Uma das maiores perdas dos Estados Unidos, foi devido a taxa de juros que o Brasil está utilizando atualmente, que está próxima dos 13% – diferencial que aumenta o interesse dos investidores externos no país e acaba apreciando o câmbio.
Em caminho contrário ao nosso, os Estados Unidos conta com uma taxa básica de juros, que não passou por grandes mudanças nos últimos tempos, tirando o interesse dos investidores no país.
Incertezas nos Estados Unidos
Por mais que o Brasil siga em um grande impasse político, com eleições importantes a caminho, o mercado mundial identifica que o país está em um momento de estabilidade política e fiscal, o que favorece a moeda nacional.
Por outro lado, os EUA não está em um dos seus melhores momentos, e a junção dessas mudanças, faz com que o dólar passe por desvalorização.