Categorias: Artigos

O seu filho está tossindo muito? Descubra qual é o melhor xarope expectorante infantil

O seu filho está sofrendo com tosses? Para aliviar os sintomas do pequeno é muito importante descobrir qual é o melhor xarope expectorante infantil. Isso porque nem todas as alternativas do mercado são adequadas para esse problema. 

Por isso, preparamos um guia para ajudá-lo no processo de decisão. 

  • O que é expectorante?
  • Para que serve o expectorante?
  • Qual melhor xarope expectorante infantil? 

Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

O que é expectorante?

É um medicamento que pode ser alopático ou fitoterápico. Ele é utilizado para acalmar as crianças com tosse. 

Para descobrir qual é o melhor remédio para o seu filho, agende uma consulta com um médico e aprenda a diferenciar os tipos de xarope para tosse infantil:

  • Antitússicos de ação central: trabalham no sistema nervoso central, reduzindo o reflexo da tosse. Eles não são indicados para menores de dois anos de idade; ¹
  • Antitússicos de ação periférica: são derivados de anestésicos locais e suavizam as respostas dos estímulos ao sintoma; ¹
  • Mucolíticos: induzem os mecanismos responsáveis por eliminar o muco; ²
  • Expectorantes: oferece uma fluidificação do muco para tornar a sua expulsão mais fácil. 

Para que serve o expectorante?

Quando a criança apresenta tosse com catarro, você pode utilizar um xarope expectorante infantil, desde que indicado por um pediatra. 

Trata-se de um medicamento que ajuda a desprender o muco. Dessa forma, o seu filho pode expeli-lo para fora com facilidade. ³ 

É importante destacar que o objetivo do remédio não é tratar a infecção que provoca a tosse com catarro. ³

Por outro lado, a composição alivia o sintoma, que acaba prejudicando o seu filho na hora de dormir. ³

Mas como a composição funciona na prática? 

Bem, o papel do xarope expectorante infantil é “soltar” o muco no peito, tornando a tosse mais úmida e produtiva. 

Essa transformação só é possível porque o xarope para tosse infantil melhora a concentração de água no muco, reduzindo-o e o tornando mais fino. 

Geralmente, cada xarope para tosse com catarro infantil contém um princípio ativo para fluidificar o muco. 

Qual melhor xarope expectorante infantil? 

No mercado, você pode encontrar diversos tipos de xaropes para o seu filho. Uma das opções que o pediatra pode indicar é o Blumel Hedera. Trata-se de um xarope fitoterápico para a tosse carregada de crianças a partir de dois anos de idade. 9

Ele trata a tosse, ajuda a eliminar o catarro e alivia o peito cheio, melhorando a respiração. Ainda, sua fórmula é livre de adição de açúcares, corantes e aromas artificiais. 9

  • Sua molécula é extraída a partir do extrato seco de folhas de Hedera helix L. Popularmente conhecida como hera, tem poder expectorante, fluidificante e broncodilatador para auxiliar na eliminação do catarro e no alívio da tosse. 9

O que é bom para a tosse infantil? 

Além de medicamentos, é importante destacar outras formas de tratamento para a tosse. ³

Umidifique o ar

Um banho quente pode ser uma ótima proteção contra a tosse. O ar quente e úmido ajuda a desvencilhar o muco. Você também pode usar um umidificador para deixar o ambiente mais leve.  

Hidrate a criança 

A hidratação é fundamental no combate a infecção. Estimule o consumo de água, sucos ou chás de ervas. Eles oferecem uma maior concentração de fluidos no organismo. Beba os líquidos junto com o seu filho, para tornar esse momento prazeroso, e não uma obrigação. 

Consuma mel 

O mel também é uma ótima solução para aliviar a tosse com catarro e suavizar o muco. Ele também melhora o sono das crianças.5 É recomendado para os pequenos com mais de um ano de idade. 

Antes de escolher qualquer solução para o seu filho, peça ajuda para o pediatra, pois ele terá capacidade para avaliar o quadro da criança e mostrar quais são as opções terapêuticas mais adequadas.

Alguns hábitos saudáveis reduzem as chances das crianças de lidar com tosses nos próximos dias.4 5 6

  • Controle o ambiente. Evite cigarros e outros elementos, como poeira, que potencializam alergias; 
  • Mantenha o calendário de vacinação atualizado; 
  • Evite exposição a cheiros intensos como tinta fresca, cola, inseticidas e mofo. 

O diagnóstico da Síndrome Respiratória Aguda Grave entre as crianças brasileiras avançou em 2020. De acordo com o Boletim InfoGripe da Fiocruz, aumentou 309% entre o início de fevereiro e o dia 26 de março, especialmente em menores de 5 a 11 anos.7

Já nos mais novos, de 0 a 4 anos, o crescimento foi de 110% no período de 20 a 26 de março deste ano.

O pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explica que o crescimento de casos está associado com o início do ano letivo de forma presencial.

“Por isso temos insistido no uso de máscaras, principalmente nos transportes públicos, no ambiente escolar e em locais com muita aglomeração. Isso fará com que esses vírus respiratórios que estão circulando tenham mais dificuldade de chegar nas crianças. É importante ter esse cuidado para que a gente consiga alterar esse cenário”, ressaltou.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) é uma patologia respiratória que atinge os pulmões e provoca vários sintomas graves, semelhantes a uma gripe intensa. Além da tosse seca, a doença causa outras manifestações:8

  • febre;
  • dificuldade para respirar;
  • dor de cabeça;
  • calafrios e tremores; 
  • dores no corpo.

Por isso, adote um estilo de vida saudável e ofereça ótimas soluções para o seu filho. Essas estratégias melhoram a qualidade de vida do pequeno. 

Visite o site da Blumel e conheça a linha completa para cuidar das gripes, resfriados e imunidades dos pequenos. 9  

*Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409.

Referências consultas

  1. Flores P. Utilização de Xaropes para a Tosse em Idade Pediátrica. Gazeta Médica.Janeiro/Março, 2018; 5 (1): 37-44. Disponível em: https://www.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/139 . Acesso em: julho, 2022.
  2. Paula CS. Manejo da tosse com medicamentos isentos de prescrição. Visão Acadêmica. Abril/Junho, 2016; v.17, n.2: 116-125. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwj7oLSgmrjyAhV2qJUCHV9kAtkQFnoECBMQAw&url=https%3A%2F%2Frevistas.ufpr.br%2Facademica%2Farticle%2Fdownload%2F47092%2F29253&usg=AOvVaw3KhEB4DBIBVk-M6YBp8GWd . Acesso em: julho, 2022.
  3. Cafasso J. 5 Natural Expectorants to Kill Your Cough. 29 março, 2019. Disponível em: https://www.healthline.com/health/natural-cough-expectorants-cough . Acesso em: julho, 2022.
  4. Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial. Sociedade Brasileira de Pediatria. Tosse. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/tosse/ . Acesso em: janeiro, 2022.
  5. Flores P. Utilização de Xaropes para a Tosse em Idade Pediátrica. Gazeta Médica.Janeiro/Março, 2018; 5 (1): 37-44. Disponível em: https://www.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/139 . Acesso em: janeiro, 2022.
  6. Perez DAR. Infecções respiratórias na criança: o que fazer. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 26 maio, 2014. Disponível em: https://www.spsp.org.br/2014/05/26/infeccoes-respiratorias-na-crianca-o-que-fazer/ . Acesso em: janeiro, 2022.
  7. CNN. Casos de doenças respiratórias em crianças aumentam mais de 300%.São Paulo. 31 março, 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/casos-de-doencas-respiratorias-em-criancas-aumentam-mais-de-300/. Acesso em: julho, 2022.
  8. Rede São Luiz. Sars/Srag – Síndrome Respiratória Aguda Grave. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/sars-srag-sindrome-respiratoria-aguda-grave. Acesso em: julho, 2022.
  9. Bula do produto Blumel Hedera. Disponível em: https://www.blumel.com.br/blumel-hedera/ Acesso em: julho, 2022.