Qual é o ambiente ideal para estudar sem perder o foco?

Em casa é recomendável que tenha um lugar reservado, somente para os estudos, dando preferência a um local calmo, silencioso, sem distrações e preferencialmente fechado. Este local, pode ser um cômodo na sua casa que esteja livre ou no seu próprio quarto, mas é importante que fique longe de sua cama, com isso você deve esquecer que a cama está no mesmo cômodo que você e evitar a preguiça ao decorrer do dia.

Ter uma mesa no seu local de estudos é o ideal, para poder passar horas focado nos estudos, mas não pense que será uma boa ideia passar o dia sentado no sofá folheando as atividades, pois não será nada produtivo e ainda terá muita dor nas costas. A mesa oferece um espaço mais amplo para colocar todo seu material de estudo, isso evitará distrações durante sua rotina de estudos. E para um melhor desempenho nos estudos você irá precisar de agenda, cadernos, livros e também de um computador, por isso uma mesa bem ampla, é o ideal para sua melhor acomodação.

É muito importante que tenha cuidado com a iluminação do seu ambiente de estudo, por isso quando for montar seu local de estudos certifique-se de que tenha uma boa iluminação, para não forçar a vista durante os estudos e ajudará a manter o foco, pois um ambiente com uma baixa iluminação pode te dar mais sono, por isso uma boa iluminação é essencial, para não fugir e tirar uma sonequinha durante a tarde.

Além disso, é sempre importante manter o local organizado, ter um mural de anotações no ambiente pode ser bem útil na hora dos estudos, anotar é a melhor forma de estudar e lembrar dos compromissos, você pode fazer o uso de post it, calendários ou até mesmo uma lousa escolar. É importante evitar as distrações, como o celular e as redes sociais, por isso uma boa dica é deixá-lo em outro cômodo ou colocar no modo silencioso, evitar ambientes com circulação familiar, isso ajuda a manter o foco, sem pessoas para fazer barulhos que possam te atrapalhar. Caso você esteja em seu ambiente de trabalho, tipo lojas de venda, que costumam ser sempre movimentadas e quer dar uma estuda ao decorrer do dia, escolha sempre um local, mais reservado. E por último, mas não menos importante, sempre faça pausas, durante os estudos, pesquisas comprovam que a partir de 50 minutos de estudos, é necessária uma pausa de 10 a 20 minutos, pois o rendimento começa a cair, por isso antes de recomeçar, alongue-se, beba água, coma algo e saía um pouco do ambiente de estudos. Mas lembre-se, são só alguns minutinhos

Qual o tempo indicado para os estudos por dia e melhorar meu desempenho?

Essa é a dúvida da maioria dos estudantes, seja para aqueles que estão focando em concursos, faculdades, vestibulares ou só querendo traçar um plano de estudo fixo, para obter bons resultados. Não importa qual seja sua finalidade, sempre terá uma boa maneira para você estudar e alcançar seus objetivos.

É importante ter uma boa rotina de estudos, para obter bons resultados, mas atenção, isso não quer dizer que você precisa tomar todo seu tempo somente com estudos, pois para obter bons resultados, você também precisa ter momentos de distração, para poder relaxar seu cérebro.

Pesquisas apontam que nosso cérebro suporta estudar 45 minutos sem interrupção e sem perder o foco, outros dizem que a saturação do cérebro acontece após uma hora de estudo. Não podemos dizer com precisão, pois há quem diga que o cérebro suporta até 6 horas de estudos, enquanto outros profissionais dizem que pode suportar 8 horas. O que não podemos esquecer é que nosso cérebro sempre precisa de um descanso entre os estudos, para não ocorrer essa saturação, por isso quando notar que seu rendimento está caindo, faça uma pausa.

Aprenda agora 10 dicas para você manter o foco dos estudos em casa

Focar nos estudos em casa pode parecer uma tarefa bem difícil, mas vamos te ensinar a como conciliar sua rotina doméstica com os estudos, sem que possa parecer uma “missão impossível”, fique com a gente e vamos aprender a encontrar forma simples, que irá te ajudar. No final ainda vamos te dar algumas dicas bônus. Então vamos lá.

1. Deixe todos cientes de que você está estudando
  2. Escolha um bom lugar para os estudos
  3. Seja sempre organizado com seu material
  4. Faça pausas entre os estudos
  5. Faça e siga seus planejamentos de estudos
  6. Não se distraía
  7. Use as ferramentas tecnológicas ao seu favor
  8. Anote
  9. Tenha suas prioridades
  10.  Exercite-se

E como prometido vamos as dicas bônus.

1. Fazer yoga pode ajudar a relaxar, você sabia que a yoga é um ótimo método para relaxar o cérebro e de absorver informações, além de ajudar a manter o foco. E não se esqueça que precisa sempre estar descalço ao praticar, tal exercício.
  2. Cuide de sua alimentação, isso é muito importante, pois irá ajudar seu corpo a se manter saudável e assim terá mais concentração. Coma sempre alimentos saudáveis e crie um bom hábito alimentar.
  3. Faça bons métodos de estudos, com o tempo você aprenderá a se organizar e escolher qual melhor método para você focar nos estudos.

Com essas dicas, você agora pode se dedicar aos estudos e encontrar um melhor método para você. Use e abuse das ferramentas digitais para te ajudar a traçar a melhor maneira para você estudar. Bom estudo.