Como escolher a profissão que eu quero para o futuro com sabedoria?
Como escolher a profissão que eu quero para o futuro com sabedoria?
Escolher uma profissão para seguir ao longo da sua carreira profissional é sem dúvidas uma das escolhas mais difíceis da vida, ao sair do ensino médio, muitos jovens ainda não sabem ao certo o que desejam fazer, onde e com o que querem trabalhar, e é comum durante esse período, estar rodeado de indecisões e não ter a certeza do que quer para o seu futuro.
Afinal, a faculdade escolhida e a carreira selecionada impactam diretamente os próximos anos da sua vida, então é necessário ter calma e a cabeça fria para ser assertivo nas suas escolhas, nada de afobação ou pressa, é necessário ter paciência e tranquilidade na hora de tomar sua decisão final.
Existem diversas opções para serem analisadas em cima de sua mesa inox industrial, então qual escolher? Como saber se o seu perfil se encaixa com aquelas atividades? Como ter tanta convicção daquilo?
Para que você consiga ser certeiro na sua decisão, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, vamos mostrar como você pode escolher a profissão que quer para o seu futuro com sabedoria e assertividade, bora conferir? Então vamos lá!
Identifique quais são seus interesse
O primeiro passo para escolher a sua profissão no futuro é justamente identificar quais são os seus interesses, existem vários segmentos completamente opostos uns dos outros, e é possível identificar aquilo que você mais gosta baseado nas aulas de escola na qual você acaba se dando melhor.
Talvez se interesse mais pela área de humanas, ou tenha interesse em cálculos, talvez você seja uma pessoa que se dê bem com o público e consiga falar com diversas pessoas, ou seja, mais contido daqueles que gosta mais de ficar atrás do computador.
Cada um tem seus próprios desejos e interesses particulares, então é preciso saber o que você mais gosta de fazer e as áreas que possui mais afinidade, seja na escola ou até mesmo no seu cotidiano pessoal.
Liste seus pontos fortes
Além dos interesses você também precisa ser bom na sua futura profissão, é claro que, se você gosta muito de uma coisa, é possível se desenvolver melhor nela, porém entender as suas habilidades pode fazer com que você ganhe apreço por aquilo, claro que se você for extremamente bom em matemática não precisa passar a vida inteira fazendo aquilo, mas cá entre nós, as habilidades facilitam muita coisa.
Então separe um caderno ou uma folha, uma caneta, coloque em cima da sua mesa rústica de madeira e comece a listar quais são seus pontos fortes, suas qualidades e os seus diferenciais.
Procure entender o que você é bom, e tente equilibrar suas habilidades com é claro, os seus interesses, se conseguir achar uma área na qual você seja bom e ainda goste, então talvez já tenha algumas profissões para seguir carreira.
Separe as opções que mais se assemelham com o seu perfil
Com a mescla de habilidade juntamente com afinidade, é hora de começar a separar as áreas e diminuir seu leque de opções, para isso, comece filtrando aqueles trabalhos que mais se assemelham com o seu perfil de acordo com o que viu até agora.
Neste ponto, você já deve ter uma área bem definida e algumas opções de profissões, então é hora de listá-las, procure um número de 2 até 6 opções de acordo com a sua habilidade e interesse.
Pesquise sobre as diferentes profissões
Com a lista pronta, é hora de pesquisar sobre cada uma delas de maneira individualizada, comece coletando mais informações sobre elas, como as atividades exercidas, a faculdade necessária, o tempo para ingressar no mercado de trabalho dessa área e por aí vai.
Também é importante entender os locais de trabalho, talvez você queira trabalhar dentro de uma usinagem de precisão, mas nenhuma das profissões escolhidas atuam neste local, ou queira realizar uma determinada ação que também não está presente na sua lista.
Procure se aprofundar com calma, pesquise muito bem sobre cada uma das opções, veja vídeos, relatos de profissionais da área, e entenda melhor, cada uma delas que você pensa em seguir carreira.
Entenda o mercado de trabalho completo
Além de pesquisar sobre suas atividades, é necessário entender como funciona o mercado de trabalho, por mais que você goste do que determinada profissão faz, um mercado ruim pode inibir o seu potencial e fazer com que aquilo seja uma má escolha para você.
Procure conhecer a faixa salarial, entenda quais são os cargos e o teto onde pode chegar, veja como está a demanda e a procura na sua região, verifique se a inserção é simples ou complicada e também analise a concorrência, tudo deve ser feito com calma e com o máximo de eficiência possível.
Liste todos os prós e contras de cada profissão
Depois de tanto pesquisar é hora de começar a colocar tudo em prática, então a primeira ação é justamente listar todos os prós e contras de cada profissão, verifique os pontos positivos e negativos de acordo com tudo aquilo que você pesquisou sobre e monte uma planilha com todos os dados.
Assim como uma instalação de câmeras, aqui é preciso ter cuidado e todos os dados devem ser considerados, isso vai te ajudar a ter uma base melhor sobre a sua escolha de acordo com aquilo que acredita ser mais ou menos vantajoso para o seu futuro.
Faça um teste vocacional
Se após tudo isso ainda estiver na dúvida, então você pode realizar um teste vocacional, com ele você consegue identificar seus interesses profissionais fazendo com que seja identificado uma boa profissão de acordo com o seu perfil.
Isso ajuda bastante ainda mais se você ainda tem dúvidas mesmo após seguir todas as etapas acima, essa pode ser a ferramenta de desempate e um grande auxiliador para quem quer fazer uma escolha assertiva e sábia.
O que achou do texto de hoje? Preparado para escolher a profissão correta? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.