Proteção de dados na internet: como fazer pesquisas escolares de forma segura?
Proteção de dados na internet: como fazer pesquisas escolares de forma segura?
Fazer uma pesquisa para trabalhos escolares pode exigir navegar em diferentes sites e realizar cadastro em plataformas. Para não correr o risco de ter seus dados e arquivos comprometidos, veja como se proteger na internet!
Todos os dias nossos dados ficam disponíveis na web a partir das informações dos sites. Embora os aplicativos e plataformas relacionadas à educação ofereçam benefícios, muitas armazenam dados confidenciais dos alunos.
Estes vão desde o nome dos alunos, até informações pessoais mais completas, como endereço, e-mail, telefone, data de nascimento e outras. Além disso, na hora de fazer pesquisas de estudos, muitos sites solicitam informações pessoais para cadastro.
Com isso, dados sigilosos podem ser compartilhados tanto pelos computadores de casa, quanto pelo computador da escola. Isso pode ser um grande perigo e a porta de entrada para que criminosos apliquem golpes e você acabe perdendo arquivos importantes e até sofrer assédio on-line.
Então, como se proteger na internet e não correr riscos de ter dados e pesquisas hackeadas?
Proteção de dados na internet
Um tempo atrás, a preocupação com a privacidade de dados não era tão grande assim, mas hoje em dia, muita coisa mudou. Isso porque diversos sistemas estão sendo invadidos e cada vez mais os danos estão vulneráveis.
Os cibercriminosos não se importam com o valor dos arquivos para as pessoas, sejam eles de trabalho profissional, pessoal ou até mesmo escolar.
Então, imagina ter seus dados pessoais coletados ao preencher cadastros para acessar informações úteis à sua pesquisa escolar.
Além disso, passar horas realizando pesquisas para determinado trabalho, seja da escola ou faculdade, e perder tudo o que pesquisou. Dificilmente você terá tempo suficiente para suprir horas de estudos.
Mas, até quando correr riscos? Existe alguma forma de proteger os meus dados e arquivos na internet? Sim e você vai encontrar aqui algumas maneiras de proteger os seus arquivos e impedir que seus dados sejam acessados.
Afinal, colocar em prática algumas técnicas para se proteger contra hackers é a melhor maneira de não se sentir monitorado.
Além disso, diferente do que muitas pessoas pensam, essas técnicas são bem simples e podem fazer muito pela segurança dos estudantes.
Se você se preocupa com os dados e com a sua segurança digital, bem como em proteger suas pesquisas e estudos, confira a seguir algumas dicas sobre como proteger seus arquivos.
Como proteger seus dados contra invasores ao realizar pesquisas escolares?
Antes de darmos as dicas, vamos falar um pouco mais sobre o que são Hackers.
Eles são pessoas que possuem intenção de aproveitar os descuidos dos usuários da internet para roubar dados e informações e aplicar golpes. Eles agem como criminosos e por isso, é importante estar atento aos dados que fornece na web.
Isso porque essas informações roubadas oferecem riscos e podem ser grandes armadilhas. Por isso, não confie em anúncios exagerados e não baixe arquivos de fontes não seguras.
A seguir, selecionamos algumas dicas para você evitar que seus dados e pesquisas escolares sejam roubados por hackers. Anote!
-
Use a ferramenta VPN
Usar VPN é outro método de proteção para evitar que seus dados e pesquisas sejam hackeados. Assim, você faz com que todos os acessos de navegação sejam protegidos, pois conseguirá acessá-los de maneira anônima.
Usar VPN, principalmente quando fizer conexões públicas e livres, pode ajudar a proteger suas informações de criminosos. Isso porque elas não podem ser interceptadas, dificultando o compartilhamento de dados.
Existem opções gratuitas e seguras de VPN, mas é preciso que você verifique qual VPN é realmente gratuita e escolha a melhor.
-
Tenha antivírus
Uma das melhores maneiras de se proteger contra pessoas mal intencionadas na internet é com um antivírus. Dessa forma você garante mais segurança para a sua navegação na Web e poderá proteger seus trabalhos escolares.
Busque sempre os melhores antivírus, mantenha-os atualizados e procure ler críticas sobre as opções do mercado. Assim, poderá escolher um dos mais conhecidos no ramo, por exemplo.
Para isso, você deve analisar todos os prós e contras de cada antivírus antes mesmo de baixar.
-
Atualize seu software com frequência
Quando seu computador fica com o software desatualizado, consequentemente ele fica mais vulnerável.
Para evitar que seus dados sejam roubados por hackers, mantenha seu software com a versão mais recente.
-
Use criptografia nos e-mails
Outra maneira de proteger seus dados de hackers é usando criptografia nos e-mails com informações mais importantes.
Isso porque quando você não usa criptografia nos e-mails, eles podem ser interceptados por terceiros e todas as informações poderão ser lidas com facilidade.
Por isso, quando for trocar dados importantes e informações sigilosas, ative esse método para proteger seus arquivos.
-
Use a verificação de duas etapas dos aplicativos
Muitos aplicativos já possuem esse método de proteção e ajudam muito a proteger seus dados de hackers.
Principalmente os aplicativos de redes sociais, onde fornecemos muitas informações, possuem a verificação de duas etapas, e você precisa apenas ativá-la e configurar.
Essa função é como uma proteção extra, onde o aplicativo solicita para fazer ações específicas. Ela também é ativada quando alguma atividade suspeita for detectada, impedindo o acesso de terceiros às suas redes sociais.
-
Busque ajuda de profissionais
Se ainda assim você não conseguir realizar os métodos de proteção para evitar que seus dados sejam roubados por hackers, você pode contar com a ajuda de um profissional qualificado para isso.
Muitas pessoas não conseguem identificar quando seus dados ou informações estão vulneráveis, e por isso, é importante contar com um profissional.
Ele vai te ajudar a avaliar as portas de segurança e ver se existe alguma brecha para que o seu sistema seja invadido e suas informações roubadas.
Essas são algumas maneiras de proteger seus dados de hackers e garantir a proteção de suas pesquisas escolares, bem como informações pessoais. Coloque-as em prática e evite invasões perigosas no seu computador.