Problemas com procrastinação? Saiba como aumentar sua produtividade
Problemas com procrastinação? Saiba como aumentar sua produtividade
Está com dificuldade de cumprir a sua lista de tarefas? Confira dicas para te ajudar nessa missão
Provavelmente você já ouviu que o primeiro passo para um dia produtivo deve começar logo depois que você acorda. De acordo com alguns experts no assunto, arrumar a cama, por exemplo, é uma prática diária que pode ajudar a mudar o comportamento de quem tem dificuldade de organizar a rotina.
Procrastinar é um problema que atinge pessoas de diferentes idades, e esse hábito pode causar prejuízos tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. A procrastinação afeta sua produtividade, sua qualidade de vida e seu bem-estar. Mas como contornar essa situação? É o que você vai descobrir a seguir.
Estabeleça uma rotina
A procrastinação tem uma relação direta com a falta de rotina. Em muitos casos, a ausência de um planejamento e da organização das atividades contribuem para que a pessoa não consiga realizar todas as atividades de que precisa.
Por isso, a primeira dica para quem está tentando combater a procrastinação é: crie uma rotina e seja fiel à ela. Você pode fazer isso colocando em prática as seguintes dicas:
- defina um horário para acordar e para ir dormir;
- ao levantar, execute as tarefas básicas como escovar os dentes, arrumar a cama e tomar banho;
- tenha um horário para almoçar e jantar; e,
- reserve um tempo para atividades físicas e de lazer.
Identifique as causas da procrastinação
Depois de organizar a sua rotina e começar a colocar em prática uma mudança de hábitos, você precisa observar como ela vai acontecer na prática. A partir daí, terá condições de identificar quais são as causas que continuam contribuindo para que a procrastinação aconteça.
Ao identificar essas causas, você terá condições de colocar em prática a próxima dica.
Bloqueie estímulos externos
De forma geral, a procrastinação costuma estar relacionada aos estímulos externos que “tiram a sua atenção”. No trabalho, o smartphone e as notificações de redes sociais são um dos grandes problemas que tem afetado a produtividade dos profissionais.
A partir do momento que você consegue identificar quais são os estímulos externos que têm causado queda na sua produtividade, o passo seguinte é bloqueá-los.
Restrinja o acesso ao smartphone durante o trabalho e, caso precise dele para trabalhar, desative as notificações das redes sociais.
A regra deve ser adaptada à sua realidade. Em alguns casos, até o acesso ao e-mail e as notificações constantes de novas mensagens podem afetar a produtividade. Entenda quais são os estímulos externos que afetam a sua produtividade e trabalhe para combatê-los.
Crie uma lista de tarefas
Além de estabelecer uma rotina, é interessante criar uma lista de tarefas. Essa prática vai trazer um norte e materializar todas as suas obrigações diárias.
A lista pode contemplar tanto tarefas domésticas e pessoais quanto as tarefas profissionais. Defina um horário específico para executar suas obrigações e ganhe mais liberdade para aproveitar os momentos de lazer e descanso.
Faça uma coisa de cada vez
A procrastinação pode causar uma sensação de preocupação e imediatismo. Sabe aquela tarefa que você procrastinou por dias e agora precisa executar em pouco tempo? E se você não tiver tempo para fazer dentro do prazo ou estiver com outra tarefa na mesma situação?
Para evitar essa confusão e garantir que os resultados alcançados serão satisfatórios, a dica é fazer uma coisa de cada vez. Mesmo que os prazos estejam apertados, mantenha o foco e organize o seu tempo destinando um momento específico para cada tarefa.
Observe o próprio comportamento
Por fim, a procrastinação só pode ser combatida com uma mudança radical nos hábitos. Por isso, você é a única pessoa que pode fazer com que essa transformação aconteça.
Vigie o seu comportamento e observe todos os gatilhos de distração que podem estar afetando a sua produtividade. Mantenha o foco e organize sua rotina, com o passar do tempo você vai estar adaptado às mudanças, reduzindo o impacto de estímulos externos na sua produtividade.
Como você pode ver, os problemas com procrastinação podem afetar não só a produtividade mas também a qualidade de vida e o bem-estar. Quando a pessoa não consegue cumprir as tarefas, ela fica mais ansiosa e enfrenta dificuldades para manter uma vida saudável e ativa.