Você sabia que existe o pré natal do homem?
Você sabia que existe o pré natal do homem?
Quando falamos em pré natal, é comum associar esse nome aos cuidados preventivos que são realizados na rede pública para mulheres durante a gravidez. Claro que, pela gravidez acontecer no corpo e mente femininos, ela é muito mais lembrada assim, mas não é o único pré natal que existe.
O Ministério da Saúde, na caderneta da gestante, evidencia que existe um pré natal do homem, chamado de “pré natal do parceiro”. Por que ele existe? Qual a sua importância?
1. O papel do homem na gravidez
O entendimento da gravidez como algo exclusivamente da mulher, quando ela faz parte de uma família com um marido/parceiro é algo que vem sendo deixado de lado. Em alguns casos, há quem se refira, inclusive, aos dois estando “grávidos”, dando a dimensão do sentimento comum. Outras pessoas não gostam de se referir assim, mas entendem qual a ideia.
A paternidade e a maternidade precisam ser construídas em casal. Não é impossível fazer essa nobre tarefa sozinho(a), mas a possibilidade de fazer em família torna tudo mais apaixonante, apesar de desafiador: a nova vida que surge precisa de seus pais.
2. Pensando no ponto de vista biológico
Em relação ao pré natal, a ideia é similar à dos cuidados de saúde com a mulher: verificar a condição de saúde e a existência de doenças transmissíveis. Diante disso, algumas características do pai da futura criança serão levantadas:
- Vacinas de hepatite estarem atualizadas.
- Vacinação atualizada para a febre amarela.
- Testagem para HIV/AIDS.
- Teste rápido de sífilis.
- Condição de glicemia.
- Condição quanto à pressão arterial.
Esses cuidados de saúde são importantes porque, obviamente, a saúde do pai é fundamental como ser humano, e porque ele terá um convívio com a criança e com a mãe. Do ponto de vista biológico se, infelizmente, possuir alguma doença transmissível, também existe um cuidado especial que ajuda aos demais membros da família a evitarem o contágio.
3. O apoio à mulher durante a gravidez
Outro ponto é que o “parceiro” precisa ser realmente amigo e companheiro da esposa. Durante o período da gravidez, é necessária uma preparação não apenas em termos práticos de renda, cuidados e adaptações de casa e rotina, mas de sentimentos. A gravidez implica em novas responsabilidades, mexe com o físico e o emocional da grávida.
Diante disso, parte do pré natal do parceiro é o cuidado quanto ao ponto de vista biológico, pensando em doenças, e também o necessário apoio para sua parceira. Esse apoio deve ser para ouvir os sentimentos, dar carinho e também, pensando em uma paternidade ativa, demonstrar sua intenção de ser um pai presente e dedicado, que a mãe e o bebê merecem.
Por fim,
Vimos o que seria o pré natal do homem e por que ele é tão importante. O homem não deve ser apenas quem gerou o bebê, mas parceiro de vida e de cuidados com sua parceira, e é por isso que o pré natal para eles também é recomendado pelo Ministério da Saúde.