Categorias: Artigos

Passo a passo: Aprenda como combater a procrastinação nos estudos

Alguma vez na vida você já ficou ‘’enrolando’’ para estudar e adiando as tarefas. 

Às vezes, você se senta para estudar e o celular toca, você se levanta para comer algo, se distrai até com a palmilha para escoliose jogada na cama, e quando percebe já se passaram horas e você não realizou a sua tarefa. 

Esse erro de adiar as coisas importantes, é comum em quase todos, pois o cérebro é por natureza procrastinador.

Mas não pense que por seu cérebro ser assim, não tem mudança, pelo contrário, é possível praticar hábitos que transformem isso. 

O que é a procrastinação? 

É o hábito de adiar as tarefas que precisam ser cumpridas. 

O cérebro é controlado por um tomador de decisões racionais, mas que constantemente é atrapalhado por mecanismos de recompensas imediatas.

Ou seja, é o ato de se distrair com alguma mensagem no celular, com alguma notícia, um panfleto de restaurante encontrado na cozinha, etc. 

São ações que te impedem de concentrar e realizar o que precisa ser feito. 

Por mais que entenda a importância daquela tarefa como uma obrigação, seu cérebro busca por coisas prazerosas e divertidas, deixando para depois o que precisa ser feito no momento. 

Por isso a procrastinação é uma inimiga, pois a recompensa dos estudos não acontece imediatamente. 

Talvez possa ser confundida com a preguiça, em que só fica deitado no celular vendo coisas aleatórias como recuperação de taludes, por exemplo. 

Mas o procrastinar é a falta de disciplina.

Ou seja, por aprendermos a fazer nossas tarefas por obrigação ou porque há alguém cobrando, não nos treinamos a cumprir as responsabilidades simplesmente porque precisam ser feitas

Como combater a procrastinação nos estudos 

Antes de aprender os passos para parar de procrastinar, é necessário que compreenda o que faz procrastinar. 

Ou seja, você precisa saber o motivo de estar procrastinando para compreender como pode melhorar. 

Se a compreensão é consciente, é possível identificar o motivo que está impedindo a produtividade. 

Mas caso seja inconsciente, se torna um pouco mais complexo, sendo necessário uma busca pelo autoconhecimento para o entendimento para que só assim consiga transformar o hábito da procrastinação.

Não existem fórmulas para isso, mas é possível compreender através de algumas perguntas se fazendo a si mesmo:

  • Qual a situação em que mais procrastino?
  • É em situações de qual grau de dificuldade
  • Ou é em situações do dia a dia?
  • É na substituição de uma tarefa por outra? 

Alguns tipos de estudos requerem ainda uma atenção maior, pois tem aqueles que têm prazos para entregas como exercícios e avaliações, e sempre tem alguém como um professor, cobrando. 

Mas para os concursos públicos, ou vestibulares, por exemplo, em que em sua maioria, o aluno estuda por conta própria, requer um gerenciamento de suas próprias emoções, para que não interfiram no andamento dos estudos. 

Pois, além das distrações mais comuns , pode acontecer as emocionais, que influenciam na procrastinação, e para casos assim não acontecerem, é preciso ter um bom gerenciamento mental.

Passo a Passo do combate à procrastinação

Aprenda como se livrar desse mau hábito com algumas técnicas que irão te ajudar. 

  1. Evite as distrações

O principal passo é por onde deve-se começar, livre-se de tudo que você entenda como uma distração.

Entenda que não é apenas desligar o celular, para excluir as distrações o ambiente de estudo deve ser organizado e limpo, para ajudar na concentração. 

Deixe a mesa com apenas o necessário para o estudo, mantenha a Arara de parede com prateleira organizada para que nada visualmente nela possa te distrair, e ainda o chão limpo, tudo para que o ambiente seja confortável. 

Mas não é para organizar o ambiente no momento do estudo, essa tarefa deve ser feita antes de iniciar com os estudos.

Se não, estará fazendo o contrário dessa dica, estará se distraindo para organizar o ambiente para se concentrar no estudo, ou seja não faz nenhum sentido. 

  1. Encontre o que te motiva 

Tire um tempo para o autoconhecimento e reflita sobre o que faz despertar a sua motivação.

Uma dica é escrever, em uma lista, seus objetivos e como o que está estudando vai te levar ao alcance. Isso é bom para que seja lembrado dos motivos que te levam a começar os estudos. 

Deixe a lista de fácil acesso visualmente, não a deixe guardada em um gabinete personalizado, por exemplo, deixe-a de vista  para que possa sempre tê-la como um gatilho quando a procrastinação bater.

  1. Recompense a si mesmo 

Estabeleça condições de recompensas caso cumpra com as tarefas que precisam ser feitas. Sim, como uma criança, que só pode comer doce se comer todo o jantar. 

Isso ativa gatilhos em sua mente que te levam a recompensa, como mencionado no início. 

Pense em coisas que você gostaria de fazer, comprar ou ir, e estabeleça condições para si mesmo para ganhar esses presentes.

  1. Crie um cronograma 

Uma dica básica e simples que pode tornar a produtividade muito mais eficiente, é o cronograma. 

Planeje de acordo com a sua rotina e suas condições, segmentando por matérias de estudos, e ainda, defina os prazos de cada um.

 E o mais importante, cumpra seu cronograma. 

Ele irá orientar o que precisa ser feito hoje e o que pode ser feito amanhã, para que não se perca com as urgências das tarefas, e acabe, pela desorganização, na procrastinação. 

Esse passo ajuda a criar senso de urgência e driblar a procrastinação. 

  1. Gerencie seu tempo 

Ao ter controle e conhecimento do seu tempo, você pode enxergar a quantidade de tempo perdida em que poderia ter se dedicado a tarefas importantes.

Para te ajudar, procure por aplicativos que façam essa função, eles são como uma caixa plástica para placa eletrônica, por exemplo, mas ao invés de protegerem e aumentarem a durabilidade de aparelhos eletrônicos, será a favor do seu tempo. 

Assim, você terá uma visão mais realista de quanto tempo você passa estudando e quanto está sendo desperdiçado, o que ajuda bastante na produtividade. 

Aplique a sua rotina 

Não há dúvidas de que a procrastinação atrapalha muito o desempenho nos estudos.

Com tudo visto, siga as orientações para não falhar em seus estudos.

Principalmente para aqueles que dependem da sua graduação para a tão sonhada profissão, e o empreendimento como ter uma clínica com pediatra em campinas, por exemplo. 

Por isso , crie o hábito de se concentrar e siga os passos aprendidos aqui  para ter resultados positivos em seus estudos e conquistar o sucesso de seus objetivos. 

Conteúdo produzido por Business Connection