Categorias: Artigos

O que é Link Building?

O que é Link Building?

Entenda a importância desse método para a sua estratégia de SEO.

Dentro de uma estratégia de SEO, existem fatores importantes para o sucesso no ranqueamento e o link building é um exemplo. Qualquer agência de SEO precisa investir nisso para gerar resultados para os clientes. Aqui falaremos sobre sua importância e daremos dicas para implementar uma estratégia assertiva de link building

Um dos fatores que definem o ranqueamento do Google é a autoridade do site. E o link building é uma das formas mais relevantes em uma estratégia de SEO para criar uma boa reputação. Os links de sites confiantes são fundamentais para tornar qualquer outro confiável e relevante para os mecanismos de busca. 

Definição de link building 

Link building é um conjunto de técnicas que consistem em adquirir links relevantes de outros sites. Com essa estratégia, o site pode aumentar a autoridade e reputação nos mecanismos de busca. Os links possuem um papel importante para que seja mais fácil encontrar a página na web e trazer mais relevância para o conteúdo. 

Basicamente, as técnicas de link building visam a qualidade dos links. Não há por que ter uma grande quantidade de links apontando para uma página se a maioria deles é de sites pouco confiáveis ou desconhecidos dos buscadores. 

Então, a estratégia deve se nortear pela conquista de links relevantes. Se você possui um site de receitas rápidas, não adianta buscar links de sites que falem sobre marketing, por exemplo. 

Neste exemplo, os links de apontamento devem vir de sites confiáveis do segmento, que falem sobre alimentação, sites de restaurantes, entre outros. No link building, o desafio é identificar sites que tenham relação com a sua página e tenham boa autoridade de domínio para buscar o apontamento de links para o seu site. 

Dicas para implementar uma estratégia de link building

Existem algumas maneiras de começar a fazer uma estratégia de link building. Fizemos uma lista com as nossas dicas:

Faça guest posts 

Os guest posts são artigos de convidados. Basicamente, é possível conseguir isso por meio de parcerias de conteúdo. Dessa forma, você convida especialistas de outros nichos e sites para publicar na sua página e se disponibiliza a publicar conteúdos em outros blogs. 

Dessa maneira, é possível criar uma estratégia de troca de conteúdo com sites que tenham relevância com o seu nicho de atuação. Ao realizar guest posts, você gera autoridade para o seu site, já que está trazendo especialistas para falarem sobre algum assunto importante e isso gera a relevância de um conteúdo confiável. 

Prospecte links 

Na estratégia de link building, um dos pontos mais importantes é fazer uma prospecção ativa de links. Dessa forma, é preciso mapear sites que tenham boa autoridade de domínio e relação com o seu conteúdo para buscar parcerias para o apontamento de links. 

Em muitos casos, para facilitar a obtenção de links qualificados, é possível propor a produção de conteúdos para sites com a contrapartida do apontamento de links. Então, a prospecção ativa é a base de uma estratégia efetiva de link building

Faça post de links 

Os posts de listas são conteúdos que reúnem produtos, serviços, entre outros. Se você tem um site de receitas rápidas, por exemplo, você pode criar um artigo com o título “10 lanches rápidos para comer no dia a dia”. 

Estes conteúdos são excelentes para ganhar links apontando para o seu site. Posts de listas são importantes para atrair público e parceiros comerciais para otimizar a sua estratégia de link building. Essa é uma forma de prospectar links passivamente sem fazer tanto esforço. 

Agora que você já sabe o que é link building, comece a planejar uma estratégia para o seu site. Busque por uma agência de SEO reconhecida no mercado para melhorar o ranqueamento do seu conteúdo nos sites de busca. 

Compartilhar