Categorias: Artigos

O que colocar no currículo quando não tem objetivo específico?

Fazer um bom currículo é ideal para aumentar as suas chances de ocupar uma determinada vaga. Sendo assim, você deve se preocupar em redigir da forma correta todo ele. Contudo, uma dúvida pode assolar muita gente, que é: o que colocar no currículo quando não tem objetivo específico? Então, se você não sabe o que fazer quanto a isso, é só continuar nesse artigo que iremos facilitar esse ponto para você!

O que colocar no currículo quando não tem objetivo específico? Por incrível que pareça, essa é uma das dúvidas mais comuns quando se fala em elaborar um currículo. Mas calma! No artigo de hoje, iremos lhe dar algumas ideias sobre o que você deve fazer. Quer saber sobre o assunto? Então é só continuar nesta matéria.

Por que ter cuidado ao fazer o currículo?

Ao elaborar o seu currículo modelo, é preciso que você o faça com o maior esmero possível. Afinal de contas, você já parou para pensar o quanto currículo uma única empresa recebe em um dia? Portanto, alguma coisa deve ser feita para se destacar.

Algumas pessoas se focam tanto em deixar o currículo robusto, com informações acadêmicas relevantes e até com experiência profissional invejável, que se esquecem de deixar o currículo visualmente bonito e atraente.

É claro que a empresa sempre vai prezar pela pessoa que julgar mais capaz de realizar a função, e você pode ser essa pessoa. Contudo, como o recrutador vai saber disso, se ele nem sequer ler o seu currículo?

Sendo assim, um dos motivos pelos quais você deve ter cuidado ao fazer o seu currículo é pelo fato de ele aumentar as suas chances de ser contratado, fora o fato de se destacar entre os demais. Imagine uma pilha de folhas, e o recrutador decide ler o seu primeiro, por achar mais atraente. Isso não irá aumentar as suas chances?

Além disso, há outros motivos pelos quais você deve se preocupar sobre como fazer o seu currículo. Você querendo ou não, o primeiro contato que o recrutador terá de você é através da folha de papel. Portanto, não seria melhor causar uma boa impressão?

O recrutador vai julgar o seu currículo e a maneira como você o montou. Então, caso o seu currículo esteja mal-feito, a pessoa pode ter a impressão de que você é desleixado. Agora, se ele for bem detalhado e visualmente bonito, as impressões serão outras, bem melhores.

O que é objetivo profissional?

Você deve ter em mente qual é o seu objetivo para colocar no currículo. Contudo, como você vai ter isso estabelecido sem nem sequer saber o que é objetivo profissional? A grande parte das pessoas não sabem o que colocar nessa parte porque não entendem do que se trata.

Em suma, no currículo, o objetivo profissional deve ocupar, no máximo, de três a quatro linhas. Portanto, não é como se fosse uma redação. Tudo deve ser muito bem pensado. No objetivo profissional você deve colocar quais são as suas expectativas.

Ou seja, o que você espera ao conseguir a vaga desejada e da oportunidade que está disponível através dela. Essa é uma das informações mais importantes no currículo, pois é onde o recrutador pode verificar se o seu perfil se enquadra com o da empresa.

Portanto, o ideal é que você realmente dedique um tempo apenas para preencher essa parte. Pode parecer difícil no começo, e tudo bem. Você precisa se preocupar em deixar os seus objetivos bem claros, para que o recrutador possa ver que você está alinhado com a missão, visão e valores da instituição.

O que colocar no currículo quando não tem objetivo específico?

Se você não tem um objetivo específico, primeiro você deve procurar um. Portanto, pesquise sobre a empresa, leia mais sobre ela, tente entender quais são os seus valores e qual a sua finalidade. Ter objetivo específico é ideal para aumentar as suas chances de contratação.

Agora, se você realmente não sabe o que colocar, podemos te dar algumas dicas do que não fazer. Você deve fugir das frases clichês. Dificilmente elas vão causar algum impacto. Então, não coloque as seguintes expressões:

  • Contribuir para o crescimento da empresa;
  • Busco crescimento pessoal;
  • Executar minhas funções com responsabilidade;

Além de serem clichês e genéricos, no fundo, elas não explicam muita coisa. Você deve ser autêntico e verdadeiro ao escrever quais são as suas pretensões. Por isso que indicamos que você tome algum tempo para pensar sobre esse assunto.

O que realmente você quer desenvolver ao trabalhar naquele setor? Quais são as suas reais expectativas? Faça-se perguntas que o forcem a criar uma boa resposta. Uma ideia de o que colocar no currículo quando não tem objetivo específico é:

  • Procurando pela primeira oportunidade de emprego, desejo ocupar a vaga para que eu possa desenvolver meu potencial, adquirir mais experiência e aprender com a empresa.