O que causa a flacidez no rosto?
A flacidez no rosto é um incômodo para homens e mulheres e torna-se mais intensa com o envelhecimento da face, que resulta na perda de tônus muscular e elasticidade cutânea.
A flacidez do rosto pode ser entendida como a falta de firmeza da pele decorrente da redução das fibras de colágeno e elastina, tecidos responsáveis pela sustentação da pele que a deixam mais firme e elástica.
Apesar de desagradável em diferentes faixas etárias, a flacidez no rosto pode ser prevenida e tratada. Conheça mais sobre o tema a seguir!
Quais são as causas da flacidez no rosto?
A flacidez facial é causada principalmente pelo envelhecimento natural que resulta na redução dos tecidos de sustentação da pele, como mostrado anteriormente. No entanto, outras causas associadas à flacidez do rosto podem sim ser prevenidas e evitadas. As principais incluem:
- Exposição solar sem proteção;
- Uso de tabaco;
- Uso excessivo de bebidas alcoólicas;
- Não fazer a higienização facial diária e dormir de maquiagem;
- Ter uma alimentação inadequada, com excesso de açúcares, gorduras e processados;
- Sedentarismo.
Portanto, para prevenir a flacidez no rosto às recomendações incluem a adoção de bons hábitos de vida, como uso do protetor solar diariamente, alimentação balanceada, realizar exercícios físicos, entre outros.
Como tratar a flacidez facial?
Mesmo para quem adota bons hábitos diários, principalmente se houver uma maior tendência genética à flacidez do rosto, pode ser que esse problema se desenvolva com o passar dos anos, ainda que de forma mais amena do que se cuidados adequados não fossem adotados.
Dessa forma, é possível optar por uma série de tratamentos estéticos para amenizar a flacidez facial que vão desde procedimentos clínicos até intervenções cirúrgicas. Confira as opções de tratamento a seguir.
- Reposição de colágeno: a suplementação de colágeno por meio de cápsulas ou pó é uma opção para tornar a pele mais firme, ainda que apresente melhores resultados preventivos, ele também pode amenizar quadros leves de flacidez no rosto;
- Radiofrequência: procedimento estético que promove um aquecimento subcutâneo controlado para incentivar a produção de colágeno no local da aplicação e assim renovar as células para melhorar o tônus e firmeza da pele;
- Carboxiterapia: tratamento que realiza a aplicações de CO2 fazendo um estímulo local a partir da oxigenação das células, o que auxilia na eliminação de toxinas, rejuvenescimento e firmeza da pele;
- Lifting com fios: consiste na aplicação de fios na camada subcutânea do rosto para estimular à produção de colágeno, ajudando a deixar a pele mais firme e combater a flacidez no rosto;
- Ritidoplastia: para casos mais severos de flacidez no rosto pode ser realizada a ritidoplastia, cirurgia plástica para rejuvenescimento facial recomendada para pessoas com idades mais avançadas e problemas associados, como excesso de rugas e vincos.
A escolha do melhor método para combater à flacidez facial depende do grau de flacidez identificada e insatisfações do paciente.
Para definir corretamente a conduta é fundamental consultar um cirurgião plástico de confiança, pois esse especialista poderá indicar qual a técnica de tratamento da flacidez no rosto é a mais adequada de acordo com a gravidade do caso e expectativas.