Categorias: Artigos

O Certificado de Conclusão

O Certificado de Conclusão de Curso é uma excelente maneira de finalizar os estudos em nossa plataforma, visto que garante a comprovação de tudo que foi aprendido.

Mas, é natural que antes de solicitá-lo você queira sanar algumas dúvidas, e é por essa razão que preparamos esta aba, na qual você poderá entender como funciona o nosso certificado.

Então, se deseja solicitar o seu certificado da plataforma A Nossa Escola com muito mais certeza, basta conferir as informações a seguir!

O Certificado da plataforma anossaescola.com é validado pelo MEC?

Vamos começar com uma dúvida bastante comum, que geralmente é tida como prioridade pelos alunos que intencionam solicitar o certificado.

A resposta é não, o nosso certificado não é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), e isto se deve a um ponto bem simples, que se resume ao fato do MEC reconhecer e regulamentar apenas cursos de nível superior, ou seja, graduação, pós-graduação e cursos técnicos-profissionalizantes..

A plataforma A Nossa Escola trabalha por meio da oferta de cursos livres, que têm o intuito de disseminar informação para melhorar a vida profissional de seus alunos.

Isso significa que todos os cursos que você encontra aqui no site foram elaborados com a intenção de auxiliar na qualificação e/ou aperfeiçoamento profissional.

Esta modalidade de curso foi definida após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional como cursos de educação não-formal de duração variável, destinados a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o mercado de trabalho.

É importante salientar que a descrição acima também coloca os cursos livres na categoria de Educação Nacional de Nível Básico, ou seja, não possui o mesmo valor de um curso técnico-profissionalizante, assim como não exige escolaridade anterior.

Todas essas informações já explicam o porquê dos nossos cursos não serem reconhecidos pelo MEC, mas fique tranquilo, pois os mesmos são válidos, e possuem sua área de atuação certificada pela Constituição Federal, mais precisamente no Artigo 205.

O Artigo 205 determina que: a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade, que é exatamente o que a plataforma A Nossa Escola faz ao disponibilizar conteúdos gratuitos, que incentivam o estudo da nação.

Além disso, em nossa Carta Magna, no Artigo 206 temos a seguinte informação: “o ensino será ministrado com base em alguns princípios”, e no inciso II podemos conferir que um destes princípios é: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

E, por fim, mas não menos importante, nossos cursos livres são aceitos conforme Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º e art.11) de 7 de outubro de 1999.

Vale ainda informar que somos associados à ABED (Associação de Ensino à Distância), de modo que os nossos certificados são devidamente regulamentados e reconhecidos, o que lhes atribui validade nacional.

Como o certificado pode ser utilizado?

Logo acima pudemos observar que nossos cursos entram na categoria de cursos livres, ou seja, não representam nível técnico-profissionalizante, portanto nosso certificado não deve ser usado para este fim.

No entanto, este é muito útil para quem precisa comprovar horas extracurriculares, ou até mesmo se aperfeiçoar para provas de títulos e/ou concursos públicos.

Vale evidenciar que a aceitação das horas complementares através do certificado depende das regras determinadas pela própria instituição de ensino, então não deixe de consultar as normas.

Por fim, não poderíamos deixar de destacar que todos os cursos presentes em nossa plataforma contam com certificado válido em todo o território nacional, e a solicitação fica à escolha do aluno.

Veja como é simples obter o seu certificado de conclusão 

Você se interessou em solicitar o nosso certificado? Então, veja como este é um processo simples:

  1. Faça a sua inscrição em nossa plataforma (clique aqui, se preferir);
  2. Vá até a aba de cursos e faça a matrícula no título que lhe interessar;
  3. Realize o curso, e ao final solicite a avaliação;

Obs: para liberar o certificado você deve obter ao menos 60% de aproveitamento na avaliação, e caso seja reprovado, o aluno pode tentar quantas vezes quiser.

  1. Ao ser aprovado, o sistema libera diretamente ao aluno a opção de solicitar o certificado;
  2. Realize o pagamento da taxa administrativa no valor de R$ 49,90, e assim que o mesmo for confirmado, o seu certificado será liberado.
  3. Realize o download do certificado, e caso queira realize a impressão.

Atenção: a emissão do certificado é totalmente opcional!

Compartilhar