Não passe o fim do ano no vermelho: saiba organizar suas finanças
Não passe o fim do ano no vermelho: saiba organizar suas finanças
Confira as dicas para organizar contas, compras e dívidas para fechar o ano no azul.
Daqui a pouco menos de 60 dias já entraremos em 2022 e nada melhor do que começar um novo ano com as contas em dia. Para isso, é importante organizar as finanças para não passar o fim de ano no vermelho.
Aqui, vamos mostrar algumas formas eficazes de organização financeira para reorganizar as dívidas e aliviar o seu orçamento. Desde calcular o décimo terceiro, passando por corte de gastos e até renegociação de dívidas.
Se você quer terminar o ano no azul e passar um Natal e um Ano Novo tranquilo com a sua família, confira as nossas dicas:
Pague à vista tudo o que puder!
No final do ano, compramos bastante coisas e temos de arcar com diversos gastos comuns no período. E isso pode causar um grande acúmulo de dívidas, caso as compras sejam feitas de forma parcelada.
Então, a primeira dica é pagar tudo o que puder à vista! Dessa maneira, você consegue evitar preocupações futuras e também pode conseguir descontos maiores na compra de produtos e serviços. Com isso, você passará um final de ano mais tranquilo sem pensar nas parcelas que estariam por vir nos meses seguintes.
Use o 13° salário para pagar dívidas e cobrir gastos importantes
O 13° salário é um grande aliado para aliviar as contas de fim de ano. O valor corresponde a um salário extra pago aos trabalhadores do regime CLT e deve ser usado para sair do vermelho.
Se você possui dívidas grandes, e principalmente, de juros mais altos, a dica é buscar a renegociação dos débitos e usar o 13° salário para quitar ou diminuir o montante. Dessa maneira, você terá mais facilidade para organizar a sua vida financeira.
E caso, sobre alguma porcentagem da bonificação, um bom destino é usá-la para cobrir gastos importantes de início de ano como pagamento de IPVA, IPTU ou matrícula de escola do filho (a), por exemplo.
Controle os gastos com o cartão de crédito
Com tanta coisa para comprar no final do ano, muitas pessoas acabam optando pelo cartão de crédito na hora das compras. Com gastos mais altos e lojas em liquidação, usar o cartão acaba se tornando um hábito para diminuir o valor das contas no primeiro momento.
O problema é que parcelar as compras de fim de ano é algo que pode te fazer perder o controle sobre as finanças. Muitos não percebem o impacto, vão comprando com o cartão de crédito e se surpreendem com o valor final da fatura.
Então, a dica é controlar os gastos no cartão de crédito. Seguindo outra dica que demos acima, uma boa ideia é realizar a maior parte das compras à vista e parcelar no cartão apenas o que não for possível, sempre buscando as melhores condições de pagamento.
Faça uma análise de gastos, defina prioridades e corte gastos supérfluos
Outra dica importante para organizar o seu orçamento é fazer uma análise dos seus gastos. Quais são os seus gastos fixos e essenciais? O seu orçamento deve considerá-los, afinal eles devem continuar sendo pagos, mesmo que você gaste com outras coisas no fim de ano.
O segundo passo é fazer uma lista de desejos. Coloque no papel tudo o que você deseja comprar nesse fim de ano. Depois disso, defina as suas prioridades por importância. Assim, você pode focar em buscar por promoções nos produtos/serviços mais importantes a comprar.
E claro, dentro dessa análise de gastos também faça uma lista com os gastos que são supérfluos. Estes gastos são aqueles que não vão fazer falta, então para que gastar com supérfluos nesse momento? A dica é dar prioridade às compras mais urgentes, gastos fixos e essenciais para não ficar no vermelho no final de ano.
Com as nossas dicas, você poderá organizar sua vida financeira e passar um final de ano sem sustos. Então, mãos à obra! Organize seus gastos, sua renda, priorize o pagamento de dívidas e garanta a tranquilidade na virada de ano.