Moda responsável: o que as marcas podem fazer para contribuir com o meio ambiente?
A sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma obrigação de empresas preocupadas com o futuro do planeta. Descubra como as marcas de moda estão abraçando a causa.
Pensar no meio ambiente é uma pauta urgente. Muito além de visar o lucro ou atrair consumidores com ações sustentáveis, as empresas que, de fato, se preocupam com o meio ambiente estão investindo em práticas consideradas “verdes”. É nesse contexto que surge a famosa moda responsável.
A ideia é reduzir ao máximo o impacto ambiental, especialmente em se tratando de uma das indústrias mais poluentes da atualidade. Assim, diversas empresas do segmento fashion estão revendo seus hábitos e buscando soluções que utilizem poucos recursos naturais e interfiram menos nos ecossistemas.
Mas, afinal, como isso pode ser feito na prática? É o que veremos a seguir. Continue a leitura para se atualizar sobre o assunto!
Seguir os princípios ecológicos corretos
Para que uma marca de moda consiga alcançar bons resultados em termos de sustentabilidade, é necessário que toda a empresa siga alguns princípios básicos. A ideia é promover uma melhoria contínua em seus processos de produção, ao mesmo tempo em que todos os colaboradores permaneçam engajados nessa causa.
Fora esse posicionamento presente na Missão e Valores da empresa, é imprescindível que os gestores protejam os direitos humanos e de trabalho. Assim, é necessário oferecer condições corporativas saudáveis aos funcionários, bem como apoiar o empoderamento feminino na cadeia têxtil por meio do investimento social.
Criar um Comitê de Sustentabilidade
Para solidificar a cultura sustentável dentro de uma organização, é imprescindível que esta também conte com um núcleo focado nessas ações, como o Comitê de Sustentabilidade.
Em geral, esse grupo é composto por diretores de RH e membros do Conselho Administrativo. O foco é revisar anualmente (e, se necessário, modificar) os princípios e diretrizes que dizem respeito ao crescimento sustentável da empresa.
Participar de ações voluntárias
Ao participar de ações voluntárias, a marca de moda tem a oportunidade de conhecer outras realidades culturais e sociais. Em paralelo, a empresa ainda consegue auxiliar em diferentes atividades a favor do planeta — seja por meio de doações ou até mesmo oferecendo serviços, produtos e demais práticas relevantes.
Uma das ações que melhor se encaixam nessa proposta é o Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo. No acordo, o objetivo é acabar com qualquer espécie de atividade forçada, análoga à escravidão ou que explore trabalhadores em situação de vulnerabilidade.
Adotar diretrizes ecológicas e estratégicas
Entre as demais atividades que podem (e devem!) ser praticadas por uma organização que pensa na moda responsável, vale destacar a parceria com fornecedores responsáveis.
Em outras palavras, é preciso que a organização monitore frequentemente os valores seguidos por todos os seus contratados. Tal cuidado é imprescindível para minimizar possíveis riscos relacionados à chamada responsabilidade ambiental.
Bônus
E, como não poderia ser diferente, é preciso que a gestão diária seja ecoeficiente. Nesse processo, tanto a gestão quanto o operacional devem estar focados em identificar, mensurar e diminuir o consumo de recursos naturais.
A água, energia, químicos e até as emissões dos Gases de Efeito Estufa estão nessa lista. Com essas atitudes, será possível reduzir os impactos ambientais de um negócio, inovando no uso das matérias-primas e até mesmo realizando processos produtivos mais econômicos e de baixo impacto. Existem vários caminhos que uma marca de moda pode seguir para ter uma trajetória responsável e sustentável.
Os clientes, por sua vez, devem sempre acompanhar essas ações e, preferivelmente, investir em empresas que se preocupem com o meio ambiente. Considere a importância dessas práticas desde já!