Categorias: Uncategorized

Medicina estética: saiba o que é e porque vem crescendo

Medicina estética: saiba o que é e porque vem crescendo

Você sabe o que é medicina estética? Este é um mercado que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Por isso, separamos neste texto tudo o que você precisa saber sobre medicina estética e ainda o porque ela vem crescendo cada vez mais.

Medicina estética: o que é?

A medicina estética surgiu da necessidade que as pessoas tinham de manter sua beleza em dia. Ela está ligada aos procedimentos para tratar, alterar e modelar o corpo a fim de obter um rejuvenescimento, uma melhora na aparência que seja agradável ao indivíduo e ao ambiente ao qual ele pertence.

Desta forma, as técnicas da medicina estética proporcionam uma satisfação com a aparência tanto de mulheres quanto de homens. Os procedimentos que existem vão desde os mais complexos, como as cirurgias estéticas, até os mais simples como o skinbooster.

Essa medicina basicamente se resume na arte do rejuvenescimento. Sua função é cuidar das áreas do corpo que não nos agradam, seja por sequelas deixadas por procedimentos cirúrgicos até as marcas da idade que não queremos aparentar em nosso corpo.

Além disso, essa ciência também se preocupa em prolongar a vida humana, da forma mais saudável possível, oferecendo estes benefícios através de diversas técnicas.

A medicina estética é um campo de atuação muito abrangente. Os tratamentos oferecidos por ela têm o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Os vários procedimentos, que são feitos pelos profissionais da área proporcionam uma melhor saúde ao indivíduo, e melhoram diversas insatisfações, como:

  • Celulite;
  • Rugas permanentes ou de expressão;
  • Flacidez facial;
  • Acne;
  • Estrias.

Esses são apenas alguns dos problemas que a medicina estética trata, cada um possui um procedimento específico e uma forma de tratamento diferente, de acordo com o tipo de problema e a necessidade do paciente.

Lembrando que todos estes tratamentos estéticos devem ser realizados e acompanhados por um profissional de confiança, e também ser acompanhados por uma rotina de vida saudável, para que seus resultados sejam ainda mais satisfatórios.

Medicina estética: porque vem crescendo tanto?

O crescimento da medicina estética é algo que realmente impressiona, este mercado além de se manter em crescimento não apresenta crises. Todo mundo sempre está em busca de alcançar uma aparência perfeita e de uma certa aceitação da sociedade.

Por ela ter criado os padrões de beleza, acabavam obrigando as pessoas a se enquadrarem nestes padrões. Junto a essa necessidade, estão ainda as novidades tecnológicas que surgem todos os dias e que fazem com que a estética cresça ainda mais.

Quais são as principais áreas da medicina estética?

A estética não é apenas uma questão de vaidade, mas também de saúde. E as razões que podem levar o paciente a procurar pelos profissionais da área, são muitas e podem se diferenciar uma das outras, o que explica a diversidade dos campos de atuação desse setor.

Veja os principais destes campos.

Beleza

Esse é o carro chefe quando falamos de estética. Esta é uma área formada por procedimentos que cuidam da aparência das pessoas. E é, sem dúvida, a mais popular desse mercado e uma das que mais oferecem oportunidades de trabalho.

Os profissionais deste ramo da estética, podem realizar atividades que tem a função de melhorar o aspecto da pele, como por exemplo, os tratamentos para linhas de expressão, celulites e estrias, além de limpeza de pele, depilação e maquiagem.

As terapias capilares para prevenir e tratar a calvície, também se enquadram nesta área da estética.

Bem-estar

Focado em proporcionar mais qualidade de vida às pessoas, mesmo que a beleza esteja ligada a essa qualidade de vida. 

Neste ramo de atuação o esteticista realiza procedimentos que podem ou não ter resultado na aparência das pessoas, e que certamente contribuem para elas se sentirem melhor física e emocionalmente.

Procedimentos como a massagem relaxante e modeladora, esfoliação e nutrição da pele e drenagem linfática são exemplos do ramo da estética que cuida do bem-estar. Essa área vem sendo cada vez mais procurada, um dos motivos é a agitação da vida moderna.

Saúde

E claro a estética é muito importante para a saúde, e por isso conta com procedimentos que promovem a saúde dos pacientes além de cuidar da estética dos pacientes.

As várias técnicas desenvolvidas com fins estéticos, também ajudam a cuidar da saúde, como as técnicas de eletroterapia, que melhoram os tecidos corporais, e a criolipólise, tratamento de redução de medidas com a eliminação da gordura localizada.

E a carboxiterapia, que melhora a circulação dos tecidos com o uso do gás carbônico e a oxigenação.

Imagem pessoal

Essa é a área da estética que cuida da imagem pessoal é um campo de atuação que provoca transformações na autoestima dos pacientes e vai muito além da questão da beleza. Ela tem como objetivo cuidar de pessoas que passaram por cirurgia e vítimas de queimaduras.

A função dos procedimentos da área é diminuir os desconfortos decorrentes de intervenções cirúrgicas e também contribuir para o processo de cicatrização de possíveis acidentes. Ela também trabalha a imagem pessoal como um todo, a fim de melhorar a autoestima dos pacientes.

Compartilhar