Mecânica Automotiva: como se tornar um profissional qualificado no mercado
A mecânica automotiva diagnostica e repara problemas com automóveis. Se o veículo de um cliente não estiver funcionando corretamente, eles o levam a um mecânico para determinar o que está errado.
Os clientes descrevem os sintomas do problema ao mecânico, que inspeciona o veículo para determinar o que pode estar causando. O mecânico irá então planejar um curso de ação para reparar o problema e descrever esse plano para o cliente antes de iniciar o trabalho.
Os mecânicos devem estar familiarizados com o funcionamento de muitos tipos diferentes de veículos, embora alguns se especializam em veículos feitos por um fabricante específico.
Eles também devem saber como usar uma ampla variedade de ferramentas, como ferramentas de diagnóstico de computador, tornos, tochas, tomadas e várias ferramentas manuais.
Além de consertar problemas nos veículos, os mecânicos realizam manutenções preventivas, como trocas de óleo e rotação dos pneus, para garantir que o veículo continue funcionando como deveria.
Muitas peças de um veículo se desgastam com o tempo e um mecânico inspeciona essas peças para detectar possíveis problemas.
Que tipo de treinamento é necessário para se tornar um mecânico?
A primeira qualificação de que você precisa para se tornar um técnico em automóveis é um diploma de ensino médio ou equivalente. Em seguida, você deve fazer tudo o que puder para se tornar um candidato desejável e uma boa contratação.
O treinamento de manutenção certo fará com que você se destaque. Muitos preferem contratar alguém que tenha concluído um programa de treinamento em tecnologia automotiva em uma escola profissionalizante ou instituição de ensino superior.
A obtenção desse tipo de diploma escolar mostra que, na maioria dos casos, você exigirá menos treinamento no trabalho com um maior conhecimento da tecnologia.
O mercado também procura mecânicos que possam preencher suas lacunas tecnológicas específicas. Por exemplo, uma oficina pode não ter ninguém dedicado à tecnologia diesel, felizmente, você estudou tecnologia diesel. Fazendo de você a escolha mais desejável.
Se você não seguir o caminho de um programa de tecnologia profissionalizante, provavelmente começará em uma posição de menor remuneração, como um técnico em treinamento, auxiliar técnico ou trabalhador de lubrificação.
A partir daqui, há uma ótima maneira de como você pode aumentar sua posição e remuneração, aprofundando sua compreensão da tecnologia por meio do estudo autônomo ou de um programa de tecnologia de faculdade. Conforme sua carreira começa e progride, você precisará obter várias certificações de tecnologia automotiva.
Existem requisitos de certificação ou licenciamento?
Em alguns estados é exigido que os mecânicos de automóveis tenham uma licença para praticar seu comércio. A conquista de uma licença pode exigir a aprovação em um ou mais exames de certificação.
Os mecânicos podem ter que passar por um exame para cada tipo de conserto de automóveis que desejam praticar. Os mecânicos também podem buscar certificações em cursos online de Serviços Automotivos. A Nossa Escola certifica mecânicos em diversas áreas de especialidade, como sistema de arrefecimento, sistema de transmissão e embreagem, suspensão, amortecedor, eletricidade, motor de partida entre outras áreas.
Para se tornar certificado, é necessário passar em um exame de certificação e comprovar experiência profissional. Os mecânicos que concluíram o treinamento formal em tecnologia automotiva podem substituir seu treinamento pela metade do requisito de experiência.
Os mecânicos que desejam trabalhar em veículos produzidos por um fabricante específico podem buscar a certificação da própria fábrica, concluindo um programa ou curso de treinamento específico da mesma.
A obtenção de uma certificação de fabricante pode tornar um mecânico um candidato mais qualificado para cargos em uma concessionária que vende e faz manutenção de veículos feitos por esse fabricante.
Quanto tempo leva para se tornar um mecânico?
O tempo que leva para se tornar um mecânico depende do treinamento que está fazendo. Os mecânicos que concluem programas no ensino médio podem começar a trabalhar como trainees durante a época de estudo e logo após a formatura, enquanto aqueles que concluem um programa de tecnologia automotiva levarão um ano ou mais para concluir seus estudos.
Um mecânico pode levar de dois a cinco anos de treinamento no trabalho para se tornar proficiente na área.
Quais são as perspectivas de carreira de longo prazo para os mecânicos?
Os mecânicos devem continuar a aprender ao longo de suas carreiras, e alguns buscam treinamento adicional para se tornarem especialistas em um tipo específico de manutenção ou reparo de veículos.
À medida que ganham experiência e obtêm certificações em uma série de especialidades diferentes, os mecânicos podem ser promovidos a posições com maior responsabilidade, possivelmente supervisionando o trabalho de outros mecânicos menos experientes.
Alguns mecânicos com experiência significativa e fortes habilidades comerciais abrem seus próprios reparos automotivos ou oficinas especializadas.
Como encontrar um emprego como mecânico?
Você pode procurar empregos mecânicos por meio de painéis de empregos online, recursos da comunidade e perguntando diretamente a concessionárias e oficinas de reparo automotivo independentes.
Se você concluiu um programa de treinamento em tecnologia automotiva, pode ter feito alguns contatos profissionais em sua área e pode pedir a esses contatos informações sobre vagas que podem ser adequadas aos seus interesses e habilidades.
Como aprender mais sobre como se tornar um mecânico?
Você pode aprender mais sobre como se tornar um mecânico examinando os requisitos de licenciamento para mecânicos em seu estado. Você também pode pesquisar programas de treinamento em tecnologia automotiva em faculdades locais e escolas técnicas.
Conversar com mecânicos de sua área pode ser outra boa maneira de aprender mais sobre o treinamento e a educação necessários para começar nesta área.