Marketing para iniciantes: passo a passo
O Marketing para iniciantes: passo a passo e para você se você é um dos 600 mil novos empreendedores que surgiram por causa da pandemia do novo coronavírus, precisa aprender o passo a passo do Marketing para iniciantes.
Esse tipo de conhecimento é essencial para poder fazer as suas primeiras campanhas online e obter os primeiros resultados. Com isso, você poderá estabelecer o seu primeiro negócio e ter alguma renda recorrente.
Quer ver qual o passo a passo do Marketing para iniciantes? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Passo a Passo do Marketing para Iniciantes: 5 ações para fazer
1. Entenda a lógica básica do marketing
Para poder montar uma estratégia de marketing, é necessário que você domine o pilar básico da publicidade. No mundo digital, em que estamos todos conectados à Internet, é essencial usar o conceito do funil de vendas na sua criação.
O funil de vendas é uma estrutura digital montada por uma empresa com uma estratégia de marketing. Sua função é conduzir o público da posição de “desconhecido da marca” até a de “cliente”. São três passos para isso:
atração;
consideração;
conversão.
Basicamente, a sua campanha de marketing deve ter uma parte de atração, para trazer o público para o seu site, blog, rede sociais ou outra plataforma. Em seguida, esse público deverá receber algum conteúdo especial para considerar o seu produto ou serviço como a solução do problema que possui.
Quando o público der o sinal de que já considerou a questão, então deverá receber um material de conversão para poder fazer a compra.
É essencial entender que há milhares de formas de cumprir com esse funil. Algumas delas são mais ou menos eficientes e devem ser implementadas em plataformas diferentes. Portanto, estude as muitas maneiras de usar esse esqueleto a seu favor.
2. Tenha ações de tráfego pago ou orgânico
Quando falamos de marketing digital, uma das palavras mais importantes a ter em mente é tráfego. Basicamente, a publicidade online é uma questão de controlar tráfego: saber de onde ele vem e conduzi-lo para o seu material e portal de conversão para fechar uma venda.
Existem dois tipos diferentes de tráfego: o pago e o orgânico. O tráfego pago é aquele que é obtido via anúncios divulgados em redes sociais ou no Google. Esse tipo de tráfego se caracteriza por ser imediato (você tem uma campanha aprovada e começa a receber visitantes imediatamente), dependente do seu orçamento (quanto mais dinheiro, mais público) e da sua capacidade de lidar com as ferramentas de anúncios (ou talento do gestor de tráfego contratado).
Já o tráfego orgânico é caracterizado por ser aquele que vem naturalmente para a sua plataforma, atraído pela qualidade do seu material e pelo seu posicionamento orgânico no Google ou engajamento nas redes. Ele tem como pontos básico o fato de ser gratuito (o único custo é na produção de conteúdo), altamente qualificado (grandes chances de conversão) e de longo prazo (leva tempo para ter um bom fluxo).
Não existe um tipo de tráfego que é melhor do que o outro. O ideal é que você invista em estratégias ligadas aos dois, de modo a conseguir usufruir de todas as características positivas.
3. Invista em ações segmentadas
Um ponto essencial sobre o marketing que todo iniciante deve saber é a segmentação de conteúdo. Basicamente, consiste em mostrar sua publicidade apenas para quem corresponde ao seu público-alvo.
Por exemplo, suponha que você tenha uma loja de pneus. Isso significa que o seu cliente tem um carro, correto? Portanto, talvez seja interessante anunciar no Waze, uma vez que todos os usuários do aplicativo são motoristas.
Além desse tipo de segmentação, existe outra, que é mais focada em certos interesses, dados demográficos e outras informações. Portanto, é essencial montar um perfil que informe quais os interesses e outras características do seu público para poder otimizar as suas ações.
4. Tenha um ponto de conversão adequado
Não importa o quanto de público você consiga trazer para os seus negócios, você nunca terá novos clientes se não tiver um bom ponto de conversão. Isso significa um espaço que converta o seu público obtido pelas estratégias de tráfego em clientes.
Na prática, um dos melhores pontos de conversão que você pode ter é o WhatsApp. Existem algumas razões para isso:
facilmente integrado nas redes sociais;
presente em 99% dos smartphones ativos do Brasil;
permite cadastro de produtos;
permite que a venda seja feita pelo aplicativo;
permite instalação de chatbots.
5. Não pense que o marketing acaba na venda
Um erro comum que os novatos do marketing acreditam muito é que ele termina no momento em que a venda é feita ou, em alguns casos, quando o lead é enviado para o vendedor.
Na verdade, o marketing permanece mesmo quando o cliente já comprou. No entanto, ele só se transforma para ser um marketing pós-venda, que garanta que aquela experiência foi positiva para que o cliente volte a comprar e/ou que ele espalhe a informação para outros.
E aí, aprendeu o passo a passo do marketing para iniciantes? Deixe um comentário abaixo se tiver alguma dúvida sobre o assunto!