Categorias: Artigos

Marketing digital para médicos: por que é importante conhecer?

Muitos profissionais da área da saúde vêm se aproveitando do marketing digital médico para promover e proporcionar uma experiência diferenciada para os seus pacientes. Porém, engana-se quem acredita que esse tipo de estratégia serve apenas para publicidade do consultório e da clínica. 

O marketing médico é uma estratégia que visa melhorar positivamente a percepção das pessoas sobre o trabalho, trazendo algo personalizado e diferenciado. Além de ajudar na conquista de clientes potenciais e, consequentemente, aumentar a receita. 

Diferente das abordagens tradicionais, o marketing digital médico é focado em proporcionar aos pacientes uma assistência que começa desde o primeiro contato e vai até o pós-consulta. Por isso, neste tipo de estratégia os profissionais devem oferecer muito mais que uma forma de contato para agendamento, eles devem educar os pacientes, através de conteúdos relevantes e de qualidade e, que respondam suas principais dúvidas e questionamentos.

Como funciona o marketing médico? 

Antes de entender o funcionamento do marketing médico é preciso conhecer a fundo o seu público-alvo, ou seja, faixa etária, gênero, idade, entre outras características dos pacientes que pretende atingir com a sua estratégia. Isso será essencial para conseguir definir qual será a abordagem utilizada e para fazer com que ela seja bem sucedida. 

Depois disso, é preciso definir qual o objetivo e propósito que deverá ser alcançado com o marketing médico, como, por exemplo, aumentar as consultas ou os pacientes. Por fim, é necessário escolher os canais de comunicação e iniciar a produção de conteúdos e campanhas atrativas direcionadas para o público-alvo definido no começo. 

Os principais canais para obter o sucesso esperado com a estratégia de marketing médico são:

  • Site;
  • Redes Sociais (Facebook, Instragram, Twitter, LinkedIn, etc);
  • SEO e Google Ads. 

Vale ressaltar que antes de colocar seus conteúdos dentro desses canais de comunicação, é necessário conhecer quais são as determinações do CFM (Conselho Federal de Medicina) para seguir todas as normas e regras estabelecidas pela resolução n.º 1974/11 é fundamental. As principais são: 

  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
  • Anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada;
  • Fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica;
  • Expor a figura de seu paciente para divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo;
  • Permitir que o nome do paciente seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza.

Qual a importância dessa metodologia? 

Diante de tudo o que foi citado, nota-se a importância dessa estratégia para que o consultório ou clínica alcance o reconhecimento esperado e conquiste bons resultados. Ainda mais com o avanço das novas tecnologias e o crescimento dos meios digitais, que vem atraindo muito mais pessoas. 

Nesse cenário, o marketing médico se tornou uma forma de atrair e fidelizar o público extremamente eficiente. Sendo esse tipo de estratégia uma forma de se adequar ao cenário atual que estamos vindo e encontrar pacientes que estejam interessados no seu atendimento. 

Vantagens de apostar no marketing digital médico

O marketing digital médico traz diversas vantagens, sendo que com ele é possível:

  • Fortalecer a marca;
  • Fazer com que o consultório ou clínica seja mais conhecido;
  • Atrair pacientes;
  • Ter um ótimo custo-benefício;
  • Um maior relacionamento com o público-alvo;
  • Maior autoridade em sua área de atuação. 

Mesmo não sendo tão falado, vimos o quando o marketing digital médico é importante para se destacar em sua área de trabalho.