Lipoaspiração a laser funciona?
Também chamada de laserlipólise, a lipoaspiração a laser consiste em um procedimento para remoção de gordura por meio da emissão de um feixe de laser. Trata-se de uma moderna técnica que permite ao paciente receber alta no mesmo dia, já que é menos invasiva e possibilita uma rápida recuperação.
A lipoaspiração a laser é considerada a evolução da lipo tradicional, e utiliza um feixe de laser para que o tecido adiposo fique em consistência oleosa para que seja devidamente aspirado. O procedimento é bastante eficaz, uma vez que o laser consegue cobrir uma grande porção de gordura.
Como é feita a lipoaspiração a laser?
A lipoaspiração a laser é uma técnica minimamente invasiva e que não demanda anestesia geral, podendo ser realizada com anestesia local ou bloqueio anestésico. Apesar disso, o procedimento é feito dentro de um centro cirúrgico.
Para o procedimento, o cirurgião plástico demarca previamente as áreas que serão submetidas ao tratamento e, em seguida, insere uma microcânula na região. É este dispositivo que emitirá o laser responsável pelo rompimento do tecido adiposo.
Essas células de gordura adquirem uma consistência oleosa e, posteriormente, são aspiradas com ajuda de outra cânula. O próprio organismo consegue eliminar a gordura que não for removida nesta etapa. Até 7% da gordura corporal pode ser eliminada neste procedimento.
Quem pode se submeter ao procedimento?
A lipoaspiração a laser é indicada para pacientes que desejam eliminar o excesso de gordura existente em alguma região específica do corpo. A técnica pode ser aplicada em pontos como:
- Abdômen;
- Glúteos;
- Coxas;
- Braços;
- Papadas;
- Lateral das mamas.
Tanto homens como mulheres podem se beneficiar da lipoaspiração a laser, bastando apenas procurar um cirurgião plástico devidamente habilitado e com conhecimento específico da técnica.
Vale destacar que este não é um procedimento emagrecedor, mas modelador do corpo. Por isso, a laserlipólise é indicada para pacientes que estão dentro de seu peso ideal e se alimentam de forma correta, ajudando a eliminar o excedente de gordura localizada.
Como é a recuperação?
Por ser um procedimento pouco invasivo, a lipoaspiração a laser tem como principal vantagem a rápida recuperação do paciente e mínima perda de sangue durante a aplicação do tratamento.
Como consequência, os incômodos pós-operatórios relacionados ao aparecimento de edemas e hematomas são minimizados. O paciente pode sentir algumas dores na região tratada com lipoaspiração a laser, mas este desconforto é controlado por meio de remédios receitados pelo cirurgião.
Em geral, o paciente precisa ficar afastado de suas atividades rotineiras por apenas 15 dias. A prática de exercícios físicos, entretanto, deve ser evitada nos primeiros 30 dias após a cirurgia plástica.
Como cuidado pós-operatório, geralmente é indicado que o paciente utilize uma cinta modeladora. Além disso, é recomendado evitar a exposição exagerada ao sol, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.
Para saber mais sobre a lipoaspiração a laser e descobrir se este procedimento é o mais indicado para você, procure um cirurgião plástico e tire todas as suas dúvidas a respeito da técnica.