Categorias: Artigos

Limpeza dentária: quando é necessário?

Limpeza dentária: quando é necessário?

A saúde bucal é vital para manter um sorriso mais bonito e uma melhor qualidade de vida. No entanto, um foco maior nos cuidados pessoais e na limpeza dentária profissional também pode ter um impacto muito positivo na saúde geral do paciente.

Isso por a boca ser uma das principais passagens para o corpo. Portanto, problemas dentários e doenças que acometem essa área podem se espalhar facilmente pelo corpo, interferindo no funcionamento de diversas funções corporais, como, por exemplo, a necessidade de cirurgia mandibular.

Portanto, além de intervenções estéticas, como tratamento com aparelhos dentários transparentes ou clareamento dos dentes, os pacientes precisam se concentrar em realizar procedimentos destinados a manter a saúde e a integridade de todos os tecidos bucais.

Importância da limpeza dos dentes

Por ser um local quente, úmido e rico em nutrientes, a cavidade oral é uma área muito favorável para o desenvolvimento de microrganismos como vírus, fungos, bactérias, etc.

De fato, estima-se que as bocas humanas contenham cerca de 50 bilhões dessas criaturas.

Embora sejam essenciais para a viabilidade de digerir adequadamente os alimentos e combater patógenos externos, os efeitos desses patógenos podem ser prejudiciais à saúde quando o equilíbrio da microbiota está comprometido.

Por isso, a higiene através da escovação, uso diário do fio dental e bochechos é extremamente importante para regular as colônias bacterianas.

Desta forma, a formação de biofilme dental e tártaro, e os danos que essas estruturas causam aos dentes, tecidos moles e todo o corpo, podem ser prevenidos.

Isso porque a ação das bactérias pode levar à inflamação das gengivas, que pode se espalhar pelo sistema circulatório e levar a doenças sistêmicas devido à extensa vascularização da área, como:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Diabetes;
  • Artropatia;
  • Sinusite crônica;
  • Doenças degenerativas, etc.

No entanto, mesmo com uma frequência designada de procedimentos de escovação, alguns dos espaços mais difíceis de alcançar podem eventualmente acumular esses micróbios devido à formação estrutural dos dentes, dispositivos ortodônticos ou lentes nos dentes.

Portanto, limpezas dentárias profissionais regulares feitas em clínica odontológica são necessárias.

Quando a limpeza dentária é necessária?

A limpeza profissional é um procedimento que envolve a remoção das estruturas bacterianas mais resistentes que se formaram nas superfícies dos dentes, entre os dentes e nas bolsas das gengivas.

Usando eletrônicos ultrassônicos e outras ferramentas, os dentistas podem remover o tártaro e o biofilme dental, realizar o polimento da raiz e finalizar a limpeza com um gel de flúor.

Este procedimento é essencial para garantir a saúde das gengivas e dentes, garantindo que o sulco gengival não se aprofunde e não se desenvolva doença inflamatória com a necessidade de realizar um tratamento de canal no dente.

1.Mau hálito

O mau hálito é uma queixa muito comum entre os pacientes, e muitos acabam acreditando que esse sintoma seja uma característica normal.

No entanto, geralmente indica higiene bucal insuficiente ou sinais do desenvolvimento de alguma patologia bucal.

Dessa forma, se você apresentar essa característica – mesmo que siga uma rotina completa de higiene bucal – uma intervenção em uma clínica odontológica 24 horas é fundamental.

2.Formação de tártaro

O tártaro é uma placa bacteriana espessa que geralmente se forma ao redor das raízes dos dentes e ao redor das facetas de resina ao redor da linha da gengiva. Essa estrutura se forma à medida que a placa bacteriana se calcifica e pode levar a sérios problemas de saúde.

No entanto, a escovação e o uso do fio dental por si só não podem remover esse biofilme. Portanto, o desenvolvimento dessas placas é um importante indicador da necessidade de limpeza profissional.

3.Gengivas sangrando

Os ácidos do tártaro podem corroer os dentes e inflamar o tecido gengival ao redor dos dentes e facetas de porcelana.

Como resultado, os pacientes começaram a apresentar sintomas como inchaço, desconforto ao escovar e sangramento nas gengivas.

Embora essa condição seja muito simples e fácil de resolver, ela também pode se tornar complexa, causando danos irreversíveis à saúde geral e à integridade dental de uma pessoa.

Portanto, a presença de sangramento nas gengivas indica que um consultório dentário deve ser visitado.

4.Não ir ao dentista por mais de 6 meses

Essas visitas são essenciais para uma avaliação médica detalhada, limpeza profunda e uso de flúor. Esse tipo de cuidado é essencial para manter a saúde bucal e prevenir condições patológicas graves.

Por isso, é recomendado que todos – mesmo aqueles sem nenhum sintoma – procurem atendimento odontológico pelo menos a cada seis meses.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Compartilhar