Inglês, programação, libras e mais: conheça os caminhos para se destacar
Inglês, programação, libras e mais: conheça os caminhos para se destacar
Saiba quais são algumas das habilidades que são importantes para se destacar no mercado de trabalho atual
A competitividade no mercado de trabalho tornou-se ainda mais desafiadora nos últimos anos, com o surgimento de novas tecnologias e demandas do público. Por causa desse cenário, é preciso aprender e dominar novas habilidades, conceitos e conhecimentos para conseguir se destacar de outros profissionais.
Assim como já é dito há muitos anos, entrar para uma escola de idiomas para dominar uma nova língua continua sendo relevante para o mercado de trabalho. No entanto, também existem outras possibilidades para alcançar esse objetivo. Conheça alguns desses caminhos no texto abaixo.
Inglês
Uma tradicional recomendação do mercado de trabalho é dominar o inglês. E isso não é por menos, já que se convencionou utilizar o inglês em praticamente qualquer relação com pessoas que não falem sua língua nativa, seja em assuntos comerciais e da área mercadológica, ou mesmo em relações do cotidiano.
Dessa forma, o inglês tornou-se a língua mais falada no mundo. Esse aspecto, aliado à produção massiva de informações do dia a dia, faz com que seja importante dominá-la para compreender essa quantidade de informações e saber se comunicar com qualquer pessoa no planeta.
Programação
Uma das habilidades que é fundamental aprender na atualidade é a programação – para alguns, ela é tão importante quanto saber ler. Isso porque a tecnologia está profundamente inserida na sociedade atual e tende a ser ainda mais utilizada e relevante no futuro.
Assim, procurar entender as principais linguagens de programação é um diferencial importante em qualquer currículo. Esse domínio permitirá que o profissional lide melhor com o mundo digital e as novas tecnologias, além de ter oportunidades de emprego em uma área de constante demanda e crescimento.
Libras
Outra linguagem importante e que se torna cada vez mais requisitada é a Língua Brasileira de Sinais, a libras. Por meio do uso de gestos das mãos e dos dedos, é ela que permite a comunicação com pessoas surdas ou que tenham alguma deficiência auditiva.
A libras hoje é uma língua fundamental, inclusive sendo considerada uma das línguas oficiais do Brasil. Aprendê-la é importante para quebrar barreiras da comunicação e facilitar a integração social, assegurando que ninguém se sinta excluído e, consequentemente, perca oportunidades para aprender, trabalhar e fazer parte da sociedade como um todo.
No mercado de trabalho, o domínio dessa língua também é importante e é um dos caminhos para se destacar. Isso facilita tanto a comunicação com colegas que sejam surdos como também de clientes nessas condições – inclusive, há uma legislação que obriga setores públicos a contar, obrigatoriamente, com um profissional capaz de atender deficientes auditivos por meio de libras em seu quadro de empregados.
Networking
Mesmo não sendo uma habilidade como as descritas acima, trabalhar o networking também é uma maneira de alcançar o sucesso na área de atuação do profissional. Afinal, é por meio dele que é possível mapear novas oportunidades, que, por sua vez, podem oferecer chances únicas de crescimento na carreira.
Assim, o ideal é que a pessoa procure sempre estar em contato com amigos e colegas de profissão, conversando também sobre como está a carreira. Claro, isso tudo de forma genuína e sem segundas intenções, apenas cultivando essa relação.
Com isso, no futuro, caso surja uma vaga na empresa de algum conhecido, as chances da pessoa ser indicada para ela aumentam consideravelmente. Isso porque as empresas costumam valorizar bastante a indicação de profissionais dos seus colaboradores, o que pode ter um peso enorme para uma futura contratação.
Inteligência emocional
Outro recurso valioso para o trabalhador e que o coloca em uma posição de destaque é saber controlar a sua inteligência emocional. No mercado atual, além do domínio das habilidades técnicas, também tem se valorizado esse aspecto, sendo um diferencial importante tanto na contratação quanto em uma promoção.
Mas o que é inteligência emocional? Esta seria a capacidade do indivíduo de saber identificar e lidar com sentimentos e emoções, tanto pessoais quanto do grupo. Assim, trata-se de uma habilidade que permite gerenciar melhor esses sentimentos e quais serão as ações que irão acontecer com base neles.
Dessa forma, esse domínio auxilia a pessoa a lidar com desafios do dia a dia e interagir com diversos times, sempre respeitando também o sentimento do próximo. Um diferencial importante é que essa é uma habilidade que também é muito útil para a vida particular do indivíduo, permitindo que ele também colha frutos ali.