Categorias: Artigos

Importância de uma reserva de emergência

Importância de uma reserva de emergência

Saiba o que é como fazê-la da melhor maneira e onde investir sua reserva

Todos deveriam ter uma reserva de emergência, uma vez que ela é um importante recurso que garante mais tranquilidade financeira. A reserva pode ser sua grande aliada na hora de cobrir eventualidades inesperadas e é um recurso que oferece mais segurança para as finanças familiares e mensais de sua casa, ou seja, ela é quem garante uma rotina com menos preocupações. 

Mas ter uma reserva de emergência vai muito além de abrir conta em bancos ou deixar seu dinheiro na poupança. É preciso ter estratégias para que além de proporcionar segurança, a aplicação desse dinheiro esteja sendo feita da melhor maneira possível. Para ajudá-lo nessa missão, separamos algumas dicas de como começar uma excelente reserva. 

Qual o valor ideal para se ter guardado? 

Muito deve ser levado em consideração para estipular esse valor, pensando, por exemplo, em quais são os seus gastos fixos mensais, como aluguel, contas de água e luz, financiamentos, o quanto você gasta com transporte, entre outros pontos importantes. Muitos economistas afirmam que o ideal é que você tenha uma quantia suficiente para viver no mínimo seis meses com sua reserva, abarcando todos os seus gastos fixos. 

Esse tempo é pensado para que, caso por uma eventualidade você venha a perder o emprego, você tenha um tempo razoável para buscar uma nova fonte de renda, sem se preocupar com as contas mensais, tendo a certeza de que elas poderão ser pagas. 

Atenção, autônomos! 

Ser autônomo é nunca ter a certeza de qual será seu rendimento no final do mês, afinal, sempre há aquele mês que entra mais e os meses que entram menos trabalhos, vendas, encomendas e por aí vai. Por esse motivo, sua reserva deve ser muito mais bem pensada e, por isso, guardar mais dinheiro é de fato o certo a ser feito. Nesse caso, recomendamos que você tenha o suficiente para viver um ano só com a reserva. 

Onde investir a reserva de emergência? 

A primeira coisa a ser considerada é que uma reserva emergencial pode ser necessária a qualquer momento. Por isso, ela precisa estar disponível para saques imediatos sem perda de valor. 

Outro ponto importante é que esse investimento deve ser fácil e seguro, garantindo também que seu resgate não seja inferior ao valor investido. Conta digital remunerada, poupança, Tesouro Direto e CDBs são ótimas opções para investir sua reserva. 

Você agora deve estar se perguntando qual o melhor investimento? Bom, a resposta é simples: o melhor é aquele que permite ter mais facilidade de entendimento e uso, ou seja, é tudo uma questão de autoconhecimento. Um ótimo passo inicial para quem não tem facilidade com títulos e fundos é optar por contas digitais remuneradas, pois além de muito seguras, elas são fáceis de se abrir e de gerenciar seu dinheiro. 

Porém, para aqueles que precisam de uma ajuda para não gastar o dinheirinho guardado, nossa dica é buscar entender mais como funciona o Tesouro Direto e usá-lo como uma alternativa de não ter fácil acesso ao dinheiro como em uma conta digital. 

Quando é a hora de usar sua reserva emergencial? 

Bom, o nome já é bem sugestivo e responde claramente a essa pergunta. Você deve utilizar esse dinheiro para cobrir gastos emergenciais, como gastos com saúde, reparos na casa ou no carro, perda de emprego ou renda fixa, acidentes, entre outras circunstâncias. 

Você também pode estar fazendo o uso dela ao seu favor, como na hora de realizar pagamentos. No entanto, para esses casos, tenha muita moderação. Procure nunca ultrapassar os 20% da reserva, pois não se sabe quando ela será necessária. Um bom exemplo de como utilizá-la com consciência é quando for comprar algo e na hora de fazer o pagamento você pode ter um desconto, caso ele seja à vista. Esse é o momento que você pode acessar sua reserva e ir repondo mensalmente o que você utilizou. 

O que podemos concluir? 

Vida tranquila é sinônimo de ter uma reserva de emergência, uma vez que são muitas as garantias que ela proporciona. Não é necessário ter muito dinheiro logo de cara, você pode e deve começar a guardar esse dinheiro aos poucos, sempre respeitando suas condições financeiras.

Compartilhar