Harmonização orofacial, 5 curiosidades que você precisa saber
A harmonização orofacial, conhecida popularmente como harmonização facial, ganhou destaque após uma série de celebridades começaram a fazer o procedimento. Entretanto, ainda há dúvidas sobre o que é esse procedimento e, ao longo deste artigo, entenderemos algumas curiosidades sobre o que você precisa saber sobre este tratamento.
Antes de adentrarmos nas curiosidades sobre esse tratamento, devemos lembrar que segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo.
Para se ter uma ideia, o país abarca cerca de 1 milhão de cirurgias no ano de 2018, sendo 969 mil de procedimentos não-cirúrgicos, como a harmonização facial.
Outros procedimentos para ampliação estética também entraram em alta, como a colocação de lente de contato de dente, principalmente feita em conjunto com a harmonização facial, alcançando um melhor alinhamento na face e sorriso, ampliando o bem-estar.
Isso porque os lentes de contato permitem dentes mais brancos e sem imperfeições, com a colocação de lâminas de cerâmica ultrafinas sobre os dentes.
Segundo dados sobre as intenções de pesquisas na internet, o termo “harmonização facial” cresceu 450% nos últimos anos, principalmente por conta das celebridades realizarem. Mas, afinal, o que é esse procedimento e o que é necessário saber sobre a harmonização? Acompanhe abaixo todas as curiosidades sobre esse tratamento.
Mas, o que é harmonização facial?
A harmonização facial não é um tratamento único. Assim como o aparelho dental transparente, depende de outros fatores que complementam e trazem o resultado esperado.
Portanto, a harmonização tenta buscar um equilíbrio com a simetria do rosto, para que os contornos naturais do paciente sejam realizados e destacados.
A sua procura vem se tornando alta por não ser um processo invasivo e trazer resultados muito satisfatórios.
O procedimento de harmonização, além de procurar a simetria do rosto, também ajuda no retardamento dos efeitos do envelhecimento, e ainda ajuda na qualidade da pele.
Quem pode fazer a harmonização facial?
Assim como o clareamento dental com moldeira possui contraindicações, como não ser feito em crianças e nem quem possui próteses, não são todas as pessoas que podem fazer o procedimento de harmonização orofacial.
Mulheres grávidas ou que possuem sensibilidades as substâncias que são usadas para o procedimento não podem realizar os procedimentos.
Já o tratamento é indicado para quem quer melhorar algum aspecto do rosto.
Além de atuar de forma estética, ajuda a prevenir o sorriso gengival, além de ajudar aqueles que já sofrem com alguma DTM – Disfunção temporomandibular.
Os procedimentos de harmonização facial não são definitivos, sendo que sua durabilidade tem em torno de 6 meses a 1 ano, dependendo do organismo do paciente. Apenas a bichectomia é definitiva.
Quais os procedimentos que compõem a harmonização facial?
Como dissemos, a harmonização facial é um conjunto de técnicas empregadas e que visam o equilíbrio do rosto do paciente e potencializar os traços mais bonitos do rosto.
São muitos os procedimentos que podem ser usados, ocorrendo de acordo com o objetivo de cada paciente. Abaixo abordaremos alguns dos componentes que podem compor o procedimento.
Muitos dos procedimentos citados, além de poderem ser feitos por cirurgiões plásticos, podem ser realizados por dentistas.
Inclusive, o Conselho Federal de Odontologia liberou a realização de tal tratamento por dentistas de forma segura, desde que tenham formação no procedimento para realizar cirurgias plásticas não invasivas.
Assim, além de colocação de aparelhos, clareamentos e implante dentario, é possível realizar a harmonização junto ao seu dentista, trazendo mais confiabilidade.
Abaixo abordaremos alguns desses procedimentos.
-
Preenchimento facial
O preenchimento facial é uma técnica que também pode ser empregada nos lábios e consiste na aplicação de uma substância biocompatível, geralmente ácido hialurônico e colágeno, de modo a corrigir imperfeições que ocorrem nos tecidos do rosto.
Essas substâncias estimulam a produção do colágeno, para que ocorram de modo natural, dando volume às áreas, como o rosto e os lábios.
-
Botox
É o nome para a toxina botulínica extraída de uma bactéria conhecida como Clostridium Botulinum, que age na musculatura do organismo, paralisando regiões do músculo e fazendo com que as imperfeições sejam corrigidas.
Suas aplicações consistem na suavização de rugas e na correção da flacidez da pele.
-
Bichectomia
As bochechas são compostas por uma porção de tecidos adiposos, chamado de bolas de Bichat. Algumas pessoas possuem esse tecido muito grande, o que traz a sensação de bochechas volumosas.
Assim, a bichectomia consiste na remoção do excesso de gordura das bochechas, para que o rosto seja afinado e os contornos da face apareçam, contribuindo para uma imagem mais madura e evitando que os tecidos sejam mordidos – reduzindo feridas.
Portanto, vimos que a harmonização facial é composta por uma série de procedimentos que visam tornar o rosto mais bonito e alinhado, sendo que grande parte dos procedimentos podem ser realizados por dentistas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.