Categorias: Uncategorized

Guia de cursos para horas complementares

Com os avanços da tecnologia e internet está cada vez mais fácil estudar e manter nossos compromissos acadêmicos em dia. Mas, sabemos que com a correria do dia a dia isso pode ser um pouco mais complicado algumas vezes. Uma excelente alternativa são os cursos para horas complementares que podem ser feitos no ambiente online.

Para quem tem que conciliar as atividades acadêmicas com as atividades profissionais, cumprir as exigências de horas complementares das universidades e instituições de ensino pode ser um grande desafio.

Porém, é preciso saber onde buscar e priorizar os cursos para horas complementares que realmente agreguem valor à sua formação acadêmica, profissional e / ou desenvolvimento pessoal.

A verdade é que muitas vezes encontrar cursos para horas complementares que atendam à todas as nossas expectativas e necessidades é complicado, exige tempo e um estudo prévio e detalhado antes de efetuar as inscrições e matrículas.

Atualmente, existem muitas opções de cursos de horas complementares online e presenciais, sendo ministrados de forma curta e rápida, além de ter diversas opções oferecidas também gratuitamente.

Algumas questões, contudo, devem ser observadas, pois, infelizmente, a internet é um lugar que esconde muitos eventos de fraudes e golpes. E quando falamos da nossa vida acadêmica, sucesso profissional e competências, não podemos nos deixar levar por falsas promessas.

Para decidir quanto ao melhor curso para horas complementares é preciso conhecer alguns detalhes das modalidades e ofertas que podem ser encontradas.

O que são cursos para horas complementares?

As atividades e cursos complementares são comumente exigidas pelas universidades e instituições de ensino superior e técnico com o objetivo de aumentar de forma prática e significativa o entendimento do aluno quanto ao seu futuro campo de atuação profissional.

É, na verdade, uma grande oportunidade de aprendizado para o aluno e contempla uma experiência fundamental para o futuro profissional das pessoas.

As atividades complementares, como o nome já diz, contempla uma atuação mais prática e direta do aluno no seu campo de atuação. Pode ser pela participação em seminários, feiras de negócios da área e do setor ou o desenvolvimento de pesquisas.

Já os cursos complementares contemplam os conhecimentos mais teóricos da profissão, promovendo o entendimento através de estudos, debates ou palestras. Os cursos complementares promovem maior conhecimento teórico e podem ser feitos nas modalidades presencial ou online.

Contudo, os cursos complementares só são válidos e aceitos como parte das horas complementares exigidas pelas universidades e instituições de ensino quando podem ser comprovados e emitem certificados.

Por isso, é fundamental que observe esses detalhes quando for escolher os cursos para horas complementares que pretende fazer, seja ele na modalidade presencial ou à distância.

Como escolher cursos para horas complementares online.

Para cumprir com as horas complementares exigidas pelas universidades e instituições de ensino, é preciso optar pelos cursos complementares que emitem certificações e que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação.

É importante alertar que, tanto em cursos presenciais quanto em cursos à distância, existem muitos eventos de fraudes e golpes, infelizmente. Por isso, é importante estar alerta à alguns detalhes na hora de escolher o curso ideal para você e suas necessidades.

Antes que comece a pesquisar pelos cursos, procure saber na sua instituição de ensino ou universidades quais são os pré-requisitos para que o curso para horas complementares seja aceito e contabilizado no seu currículo acadêmico.

Atente-se em relação às informações como conteúdo programático, carga horária e área de atuação. Além disso, algumas instituições pode fazer exigências quanto ao tipo de curso que será aceito.

Com essas informações e com a certeza de que os cursos online são aceitos pela sua instituição de ensino, está na hora de começar fazer suas as buscas.

  1. Área de atuação.

O primeiro filtro que você deve fazer é em relação à área de atuação. Isso porque muito provavelmente, para ser aceito como curso para horas complementares, a universidade ou instituição de ensino exigirá que o mesmo faça parte do seu campo de atuação e / ou futura profissão.

  1. Aplicabilidade.

Dentro dos cursos aceitos e previstos na sua área de atuação, sugerimos que faça um segundo filtro para alinhar as ofertas com as suas expectativas de carreira. Dessa forma, você reduz o risco de fazer um curso pouco interessante e / ou que não agregue valor a sua profissão, formação e desenvolvimento pessoal e profissional.

  1. Afinidade.

Outro filtro importante é buscar por assuntos e cursos para horas complementares que te despertem o mínimo de interesse e curiosidade. Esse filtro é muito importante porque você já estará fazendo uma atividade ou um compromisso “extra”, além da sua carga horária prevista da universidade ou instituição de ensino. Por isso, é fundamental que você se sinta motivado em cursá-lo ou terá maiores chances de abandonar ou, pior ainda, não absorver o conteúdo transmitido, fazendo com que as horas complementares propostas não agreguem valor a sua formação.

  1. Instituição de ensino.

Dentre as possibilidades que estão dentro da sua área de atuação e formação, tem aplicabilidade no seu desenvolvimento profissional e na sua futura carreira e ainda que você tem afinidade e interesse em estudar, pesquise sobre as instituições de ensino que ministram tais cursos.

Faça pesquisas para verificar o prestígio da instituição no mercado de trabalho, sua habilitação e últimas notas recebidas pelo Ministério da Educação.

Esse tipo de pesquisa reduz de forma significativa a probabilidade fraudes e golpes. Garanta que a instituição de ensino que oferece o curso que pretende fazer é reconhecido pelo MEC.

  1. Certificação.

Uma exigência muito comum das instituições de ensino e universidades para contabilização de cursos para horas complementares são os certificados. Você pode encontrar excelentes instituições para fazer os cursos para horas complementares, que são reconhecidas pelo MEC, mas que não emitem certificado do curso pretendido, apenas uma declaração de participação. Verifique se o documento de comprovação emitido pela instituição que ministra o curso é valido para a sua instituição de ensino ou universidade.

  1. Tutor / Docente.

Outro ponto importante para observar e verificar é se o tutor ou docente que ministra o curso atende às suas expectativas em relação à formação e experiência profissional. Assim, além de aumentar a sua percepção de valor em relação curso, aumenta também o seu networking e interação com o conteúdo.

  1. Carga Horária.

O curso pode ser excelente e bastante útil para a sua formação, ser ministrado por uma instituição de ensino reconhecida, emitir certificado válido para os seus objetivos e ainda contar com o contato com um profissional que você admira. Mas, não cumprir a carga horária necessária para a sua formação.

Nesse caso, você tem duas opções: escolher por outro curso para horas complementares que apresente uma carga horária maior e correspondente às suas necessidades ou realizar mais de um curso para somar as horas complementares que precisa.

Essa decisão é muito pessoal e depende da agenda, tempo e interesse de cada um. Se pudermos sugerir uma das opções, com certeza seria a segunda: fazer mais de um curso para horas complementares. Essa opção é simplesmente porque dessa forma você estará garantindo mais conhecimento, contato e experiência dentro da sua futura profissão.

Mas, não se prenda a isso. Como falamos anteriormente, conciliar trabalho e estudo é mesmo desafiador. Então, se a sua agenda não permite mais compromissos, organize-se da melhor forma.

  1. Agenda.

Alguns cursos para horas complementares online contam com algumas aulas ou contatos ao vivo com os alunos. Por isso, verifique se esse é o caso do curso que pretende fazer e, caso seja, organize-se para cumprir a essa agenda e poder participar do encontro no ambiente online. Dessa forma, você estará garantindo a certificação necessária para comprovação do curso para horas complementares e ainda terá a chance de aumentar o seu networking profissional e participar do debate proposto.

  1. Valor.

Ter certeza quanto ao valor do curso é fundamental para garantir o seu certificado. Isso porque a maioria das instituições que oferecem os cursos para horas complementares não emite o certificado se o aluno estiver inadimplente ou apresentar alguma pendência financeira na instituição.

Felizmente, existem muitos cursos para horas complementares gratuitos pela internet e essa questão pode não ser um problema na maioria dos casos.

  1. Acessibilidade.

Os cursos para horas complementares são oferecidos em diferentes plataformas e podem ser acessados de muitos lugares e dispositivos. Mas, é preciso garantir que você tenha acesso à internet e que o seu dispositivo seja compatível com a forma de transmissão.

Para garantir que não terá problemas durante o curso, confira as exigências de configuração mínimas descritas no curso. Se não encontrar essa informação de forma fácil na plataforma da instituição de ensino, entre em contato com a instituição antes de efetuar sua inscrição e matrícula.

Com todos os pontos conferidos e ajustados para começar o seu curso para horas complementares está na hora de se preparar para cumprir com as atividades, aulas e carga horária. A seguir, listamos algumas dicas para garantir o seu tão querido certificado.

Dicas para ter sucesso com os cursos para horas complementares.

Ao decidir pelo curso para horas complementares ideal para você e suas necessidades, é preciso saber que você também terá responsabilidades e devera cumprir as exigências da instituição de ensino para receber o seu certificado.

  1. Organização.

Organize sua agenda e o tempo necessário para se dedicar ao curso. Assim como você cumpre suas atividades nos cursos presenciais, também deverá cumprir as exigências do curso para horas complementares online.

  1. Disciplina.

Para garantir o seu sucesso no curso para horas complementares online você precisará ser autodisciplinado, pois nos cursos online você não terá a presença constante de um professor ou colega lhe chamando a atenção quando você estiver desligado ou distraído.

  1. Pontualidade.

Procure participar ativamente dos debates e discussões e cumprir com as atividades propostas dentro do prazo definido e com qualidade. Lembre-se que o curso para horas complementares tem como principal objetivo complementar a sua formação profissional.

  1. Dedicação.

Exatamente por ser uma forma de complementar a sua formação acadêmica e profissional, é muito importante que você se dedique às horas que passar nos cursos para horas complementares. Nesse ambiente você poderá conhecer pessoas que atuam onde você pretende atuar futuramente, profissionais já formados e pessoas dispostas a compartilhar suas experiências profissionais e pessoais. Por isso, não esteja apenas presente no curso, esteja ativo, desempenhe as atividades com responsabilidade e qualidade.

  1. Profissionalismo.

Encare as atividades propostas pelo curso para horas complementares como atividades profissionais, quase como um ambiente corporativo em que os seus colegas e supervisores contam com o seu profissionalismo perante suas atividades e resultados.

Esteja atento porque algumas pessoas escolhem fazer alguns cursos para aperfeiçoamento de suas atividades e carreiras que já estejam em andamento. Por isso, os cursos para horas complementares são uma excelente alternativa para ampliar seu networking e conseguir contatos estratégicos para a sua carreira e futuro profissional.

Como vimos, os cursos para horas complementares são muito importantes para a formação de muitos profissionais das mais diversas áreas de atuação e campo de trabalho.

Mesmo que você decida seguir uma carreira mais acadêmica, os cursos para horas complementares podem ser uma boa fonte de pesquisa e aperfeiçoamento dos seus resultados e projetos futuros.

Sabemos que a vida acadêmica por si só já soma muitas responsabilidades e atividades que são complicadas e desafiadores, mais ainda para quem já está ativo no mercado de trabalho. Mas, é preciso desenvolver o mindset de crescimento e voltado para o sucesso.

Muitos dos profissionais excelentes e bem-sucedidos que conhecemos, passam por momentos desafiadores e de grande exaustão antes de alcançarem os objetivos e metas que sonharam. Por isso, não desanime. E procure não se comparar com outras pessoas. Realize os seus objetivos e metas no seu tempo.

Com um nível de exigência pessoal equilibrado e respeitando o seu tempo de desenvolvimento, os cursos para horas complementares virão apenas para somar ainda mais conhecimento, aprendizado, desenvolvimento e experiências positivas à sua trajetória para o sucesso.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a pesquisar, decidir e começar seus cursos para horas complementares com mais motivação e vontade.

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

Ficaremos felizes em ajudar.

Compartilhar