Guia Avançado sobre Primeiros Socorros
Ter conhecimentos básicos sobre primeiros socorros e os tipos de primeiros socorros adequados para cada situação é se suma importância para todos. Seja no ambiente de trabalho, durante os nossos deslocamentos ou até mesmo em casa, estamos sempre exposto a perigos e corremos o risco de sofrermos acidentes.
Alguns acidentes são pequenos e exigem poucas ações para agir sobre suas consequências, porém em outros casos é necessário estar preparado e manter a calma para tomar as melhores decisões.
Proteger a nossa saúde e a nossa vida é um instinto natural do ser humano, porém muitas vezes a resposta instintiva do nosso corpo pode gerar consequências ainda maiores e mais sérias.
A seguir mostraremos alguns acidentes bastante comuns no nosso dia a dia e os tipos de primeiros socorros adequados para cada situação.
Por que é importante saber sobre primeiros socorros?
Estamos expostos aos mais variados tipos de perigo no nosso dia a dia e podemos participar de diversos acidentes diariamente. Por isso, ter conhecimento sobre os tipos e os procedimentos de primeiros socorros pode não só ajudar a salvar vidas como evitar diversos acidentes.
Quando aprendemos sobre os tipos e procedimentos de primeiros socorros também aprendemos sobre as principais causas de acidentes. Com esses conhecimentos, passamos a reconhecer situações de perigos e possibilidades de acidentes que até então não conhecíamos.
A forma mais eficiente de socorrer qualquer vítima de acidente é eliminando as principais causas desses acidentes e reduzindo o risco de ocorrência desses eventos.
Muitas vezes são pequenas modificações no nosso ambiente ou apenas uma observação atenta antes de executar uma determinada atividade rotineira pode evitar consequências graves e, em alguns casos, irreversíveis.
Aprender sobre os tipos e procedimentos de primeiros socorros te habilita também a instruir as pessoas ao seu redor e a mudar o comportamento inseguro das pessoas.
Afinal, ninguém deseja de machucar, se lesionar ou se colocar em situações de exposição a riscos, aumentando a probabilidade de se acidentar. E, a maioria dos acidentes acontecem em momentos de descontração, quando deixamos alguns detalhes da nossa rotina passarem despercebidos.
Acidentes domésticos e os tipos de primeiros socorros.
Nossa casa esconde diversos perigos e é preciso estarmos atentos a esses pequenos detalhes para não nos acidentarmos. Existem alguns “pequenos” acidentes que quase todos já passamos, ou passaremos, em algum momento de nossas vidas.
Mesmo sendo situações corriqueiras, elas podem trazer consequências graves caso os procedimentos adotados após o evento não sejam corretos, bem administrados e realizados com precisão.
-
Choques elétricos.
Nossas casas possuem saídas de energia, geralmente, entre 110 e 220 volts. Essa energia é suficiente para realizar uma descarga elétrica em alguém e causar sérios problemas se não for socorrido adequadamente.
As vítimas mais comuns dos choques elétricos são as crianças, principalmente as menores, que por mera curiosidade colocam os dedinhos nas tomadas, liberando descarga elétrica.
Se esse acidente acontecer próximo a você, a primeira coisa a se fazer é desligar o quadro de energia. Assim, você garante que poderá ajudar a vítima sem se expor ao mesmo risco de levar um choque.
Em seguida, afaste a vítima da fonte de energia com a ajuda de algum objeto que não seja condutor de energia, como madeira, plástico ou borracha. Evite objetos de metal ou que contenham alguma parte metálica, pois a maioria dos metais são bons condutores de energia.
Coloque a vítima deitada para evitar que ela sofra queda ou algum fratura em reflexo do choque que levou. Em seguida, ligue imediatamente para uma ambulância informando corretamente e com calma como ocorreu o acidente, e siga as instruções que receber.
-
Mordidas e picadas.
Acidentes com mordidas de animais ou picadas de insetos é bastante comum.
As picadas de animais peçonhentos costumam ser as mais preocupantes, pelo fato de que muitas vezes não conhecemos se o animal que picou / mordeu é capaz de transmitir alguma doença mais grave.
De qualquer forma, é preciso atender imediatamente à mordida / picada. O primeiro passo é fazer com que a área mordida / picada fique abaixo do nível do coração, com o intuito de dificultar o bombeamento até o órgão.
Dessa forma, se o animal tiver contaminado a vítima com algum veneno, por exemplo, você ganhará tempo para socorrê-la. Imediatamente, ligue para uma ambulância, informe com a maior nível de detalhes que conseguir o que ocorreu e siga as instruções que receber.
Evite qualquer contato direto com a ferida, também não é recomendado que se faça torniquetes ou qualquer pressão sobre o ferimento.
Se você mora em alguma região com muitas ocorrências de picadas de insetos e outros animais, procure manter telas nas portas e janelas, manter os ralos sempre fechados e as frestas das portas tampadas. Assim, você evita que ocorra acidentes, por exemplo, no meio da noite, dificultando o atendimento imediato.
-
Queimaduras.
Fogão, ferro de passar roupas e diversas outras fontes de calor são campeões em acidentes domésticos. As queimaduras são o tipo de ferimento que causam mais dor para as pessoas, segundo os médicos.
Dependendo do tipo de queimadura e do nível de profundidade da lesão, o tipo de primeiros socorros pode ser também bastante simples.
As queimaduras mais comuns são as superficiais, nesse caso o ideal é colocar a região atingida em água fria corrente por pelo menos quinze minutos para aliviar a dor imediata.
A queimadura superficial pode ser tratada com pomadas, cremes de babosa ou loções específicas para queimaduras. Esse tipo de primeiro socorros também é aplicável para queimaduras resultantes de exposição excessiva ao sol.
Em caso de queimaduras mais severas, o ideal é ligar imediatamente para uma central de emergência, informar detalhadamente o fato ocorrido e seguir as orientações que receber.
Algumas queimaduras causam uma dor tão elevada que podem levar a vítima a ter desmaios ou perdas da consciência, por isso quanto mais rápido for o atendimento melhor será para a vítima.
Se a queimadura for ocasionada por um princípio de incêndio, por exemplo, recomenda-se que primeiro garanta que a situação esteja sob controle ou que o socorro já tenha sido chamado antes de dedicar sua atenção à vítima. Um incêndio pode se alastrar em questão de segundos, por isso é preciso garantir que a situação não se tornará pior e garantir a sua própria segurança antes de tudo.
-
Quedas.
As quedas são, talvez, o tipo de acidente doméstico mais frequente. A rotina de uma casa pode nos colocar em diferenças de nível constantemente, seja através de escadas internas, cadeiras, desníveis no piso e outros diversos detalhes.
Em caso de acidentes com queda, é fundamental que não mexa nem tente movimentar a vítima. Diversos tipos de primeiros socorros são válidos nesses casos, mas é preciso, antes de tudo, avaliar a situação com calma e cuidado.
Primeiro, observe se a vítima apresenta algum sangramento ou ponto evidente de fratura. Procure manter a vítima calma e consciente.
Se não souber como agir, o ideal é que ligue imediatamente para um pronto atendimento, relate o ocorrido e siga as instruções que receber.
Se a lesão for pequena e a vítima estiver se sentindo confortável, avalie a lesão, se houver, lave o local lesionado e em caso de sangramento mantenha a lesão pressionada. Faça compressas gelados em caso de pancadas.
Em hipótese alguma, descarte a visita a um médico. Muitas vezes, uma queda ou impacto aparentemente pequeno pode gerar lesões internas que não são vistas imediatamente.
-
Engasgamento e asfixia.
Mais comum em crianças, acidentes de engasgamento e asfixia também ocorrem com adultos.
Engasgar durante uma refeição, por exemplo, pode ser um evento simples e facilmente socorrido. Porém, algumas vezes pode levar a quadros de engasgamento severo.
Nas situações mais sérias, recomenda-se alguns tipos de primeiros socorros em sequência, conforme listados a seguir:
Passo 1: Bater com a mão aberta nas costas da vítima por cinco vezes consecutivas.
Passo 2: Caso o primeiro passo não apresente resultados, fazer a manobra Heimlich. Para isso é preciso ter conhecimento da manobra e do ponto exato a ser pressionado.
Passo 3: Se ainda assim, a vítima continuar engasgada, ligue imediatamente para um pronto socorro, relate o ocorrido e siga as instruções que receber
Ter conhecimento básico desses tipos de primeiros socorros podem ajudar a salvar vidas. Muitas vezes, as pessoas não recebem o atendimento adequado em tempo suficiente resultando em consequências irreversíveis.
Listamos a seguir cinco procedimentos de primeiros socorros que podem te ajudar a contribuir efetivamente numa cena de acidentes.
Procedimentos de primeiros socorros que todos deverias saber.
-
Manobra Heimlich.
Importante manobra no caso de acidentes de engasgamento e asfixia, a manobra Heilimch é bem fácil de aprender e aplicar e pode salvar vidas. Porém, é importante saber quando e como a manobra deve ser aplicada.
-
Massagem cardíaca.
Aprender a fazer uma massagem cardíaca pode ajudar muitas vítimas em diversas situações de perigo, além de promover mais tempo para aguardar o atendimento de profissionais. A massagem cardíaca também é um procedimento simples, mas que deve ser aplicado com conhecimento e precisão.
-
Desafogar.
Um acidente de afogamento é desesperador tanto para vítima quanto para quem presenciar o acidente. Depois que a vítima é retirada do ambiente do afogamento, é comum que ela esteja desacordada ou tenha engolido uma quantidade excessiva de líquido. Nesse caso, a manobra de respiração combinada com a massagem cardíaca podem ser necessárias. Para executar, contudo, é preciso ter conhecimento prévio do procedimento.
-
Imobilização.
Em acidentes que resultam em quedas ou fraturas, é fundamental que não mexa nas vítimas sem conhecimento prévio de imobilização da parte lesionada para não piorar ainda mais a lesão. Além disso, em acidentes em que haja queda, é preciso ter atenção dobrada para a coluna e pescoço.
-
Estancar sangramentos.
Pode parecer um procedimento extremamente simples, mas é preciso ter conhecimento sobre ao tipo de lesão e sangramento que pode ser estancado e como proceder de forma eficiente para socorrer a vítima.
Como aprender os tipos de primeiros socorros?
Além dos procedimentos de primeiros socorros listados anteriormente, existem ainda diversos outros que são fundamentais e importantíssimos que as pessoas aprendam. Além de poder ajudar a salvar vidas, você ainda aprende a evitar que esses acidentes ocorram com você.
Felizmente, existe atualmente uma ferramenta excelente para conhecer cada um dos procedimentos: a internet.
Mas, para garantir que você esteja aprendendo de forma correta a aplicação de cada um desses procedimentos é fundamental que os conhecimentos sejam transmitidos por pessoas autorizadas e de forma didática.
Os cursos online de primeiros socorros devem ter um nível de detalhe elevado e proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para atuarem em situações de emergência.
O primeiro passo para escolher um curso de primeiros socorros online é ter certeza de que o conteúdo programado para o curso atende às suas expectativas e necessidades. Para isso, verifique quais são os conteúdos e programas que serão abordados durante o curso que escolher.
Em seguida, é importante verificar se o curso e o conteúdo são transmitidos por pessoas habilitadas e que tenham o conhecimento necessário para isso. Por isso, verifique o corpo docente que irá ministrar o curso que pretende fazer. A maioria das plataformas de cursos online fornece as informações profissionais de seus tutores e professores.
Procure saber a opinião de alunos e ex-alunos em relação ao curso e à instituição que pretende cursar. Assim, você garante que ambos irão atender às suas expectativas e evita frustrações.
Certifique-se também quanto a reputação do curso e da instituição de ensino, verifique se o curso é reconhecido pelo MEC e se emite algum certificado de conclusão.
Com todas essas questões respondidas, você também deve saber que deverá se comprometer com o curso, se dedicar às atividades programadas e estudar os conteúdos transmitidos com seriedade.
Muito mais do que um bom item a ser mostrado no mercado de trabalho, lembre-se que saber os tipos e procedimentos de primeiros socorros te habilitará para ajudar as pessoas em situações de perigo e em caso de acidentes.
Se interessou em aprender mais sobre os tipos e os procedimentos de primeiros socorros?
Se tiver ainda alguma dúvida ou questionamento, pode entrar em contato com a gente. Ficaremos felizes em responder.