Categorias: Artigos

Fluxo de Vendas: O que é e como criar um fluxo ágil e lucrativo?

Fluxo de Vendas: O que é e como criar um fluxo ágil e lucrativo?

Realizar um fluxo de vendas ágil é uma ótima maneira de obter bons resultados para uma organização, independentemente do segmento em que ela atua.

Isso porque o processo é conhecido por ajudar diversos tipos de marcas a desenvolverem ações para levar a um maior número de atração de clientes novos.

Além de ajudar na prospecção de mais clientes, é muito útil para uma empresa que treina gerenciador de filas de atendimento em etapas de negociação e resolução de conflitos e problemas.

Para quem deseja criar campanhas de marketing e processos de atração de clientes, entender tudo sobre o fluxo de vendas, incluindo como ele funciona é fundamental.

Por isso, o artigo explicará aos leitores o que é fluxo de vendas, dará dicas de como criar um fluxo ágil e lucrativo e explicará também como gerenciar o fluxo de vendas da melhor forma.

O que é fluxo de vendas?

O fluxo de vendas nada mais é do que um processo muito utilizado por empresas que fazem avental cozinheiro masculino e que desejam atrair mais pessoas.

Além disso, é usado também para descobrir as necessidades e os problemas do público, podendo assim mostrar para cada um deles que a empresa tem uma solução para suas dores.

Essa estratégia de organização das vendas ajuda a empresa a manter a relevância dos seus processos e a modernizá-los sempre que necessário.

O que leva a uma maior retenção de clientes e ajuda, por exemplo, em processos como os de negociação e também de persuasão.

A metodologia busca criar um modelo de regras, ações e até atividades que devem ser usadas por cada um dos colaboradores da área comercial da marca de câmbio automático c4 pallas.

Isso garante que eles terão eficiência em seus afazeres e um aumento na produtividade, o que consequentemente leva a uma redução da margem de erro nas etapas de vendas.

Como criar um fluxo ágil e lucrativo?

A criação de um bom fluxo de vendas inclui muitas coisas, indo desde o marketing de conteúdo e a nutrição de leads, até a criação de personas e os disparos de e-mails marketing.

Porém, muitas outras ações menos conhecidas ajudam no processo e podem ser tão efetivas para uma empresa quanto as citadas acima, são elas:

  1. Desenhar o fluxo de vendas

A etapa de desenho do fluxo de vendas pode parecer com a que é feita nas etapas do funil de vendas, mas essas duas práticas não estão relacionadas nesse caso.

Nesse processo é o momento de desenhar o que o vendedor ou até mesmo o consultor de vendas deve fazer em cada etapa dos processos de atendimento ao cliente e a cada decisão que ele deve tomar.

Quando ele recebe a notificação de que o lead assinou a Newsletter, por exemplo, o encarregado desse novo cliente da empresa que emite carteira de habilitação para deficiente físico pode tomar algumas ações como:

  • Enviar um e-mail de agradecimento pelo interesse;
  • Enviar um e-mail com a apresentação do blog;
  • Mudar a sua classificação no sistema da organização;
  • Adicionar os dados adquiridos no sistema da organização.

Além dessas, ele pode tomar uma série de outras providências assim que receber a notícia de que a empresa tem um novo lead ou cliente.

Ao fazer o mapeamento desses processos de vendas, o vendedor não perde tempo pensando em qual próximo passo ele deve dar, pois pode facilmente acessar o fluxograma e ver o que está descrito rapidamente.

Para quem acredita que isso seja complicado, existem muitas ferramentas que fazem o mapeamento de processos de forma gratuita, elas costumam ser bem intuitivas e ajudam muito em processos complicados.

  1. Estabelecer regras para o negócio

As regras do negócio sempre dão decisões simples e que muitas vezes são criadas de forma automática, sendo possível usar como exemplo uma loja que faz aluguel sala privativa.

Se esse aluguel passar de um valor X, o contrato deve ter a assinatura de um supervisor para dar o sinal de acordo e garantir que todo o processo correrá bem e como deve.

Uma regra como essa pode até parecer simples para se estar em um planejamento de fluxo de vendas, mas quando as coisas são bem definidas, não se abrem espaços para erros e os fluxos de venda andam mais rápido.

Nesses casos ninguém fica confuso sobre o que deve fazer ou não. Além de regras desse tipo, é possível elaborar várias outras que ajudem no fluxo de vendas.

  1. Usar o Google Drive

Usar plataformas como o Google Drive ou o Dropbox são outras ações extremamente simples e rápidas que ajudam muito a agilizar o fluxo de vendas do negócio que faz blusa de uniforme social feminino, por exemplo. 

O Drive ajuda muito no gerenciamento de documentos e a manter contratos, orçamentos, apresentações, e-mails e vários outros documentos em vários formatos e de forma segura e confiável.

Isso permite que os vendedores levem muito menos tempo procurando informações ou entrando em contato com os clientes.

E quanto mais rápido um cliente em potencial recebe a informação que deseja, menos tempo ele leva para tomar a decisão de fechar o negócio 

  1. Apostar em softwares de CRM

Mesmo que pareça uma dica óbvia, para fazer com que o fluxo de vendas ande mais rápido é possível apostar em softwares de CRM.

Muitas pessoas nos dias de hoje ainda tem muito medo de ter que pagar muito caro para ter sistemas de CRM que sejam bons e de alta qualidade.

Mesmo que todos, ou a maioria, tenham uma versão Premium com mais funcionalidades e opções, quase todos contam como uma versão gratuita ou um período grátis para teste.

Nesse período o usuário pode usar a ferramenta e analisar se realmente vale a pena pagar para usá-la, ou se deve buscar por alguma outra que tenha mais a ver com o que ele precisa.

  1. Usar automação para tarefas rotineiras

Por fim, um fluxo ágil e também lucrativo nos dias de hoje não pode deixar de contar com ferramentas de automação para facilitar o dia a dia de uma clínica de obstetricia, por exemplo. 

Em muitas empresas o vendedor é responsável por muitas coisas ao mesmo tempo como emitir as notas fiscais e mudar a qualificação do lead para cliente no sistema.

Isso pode acabar sendo trabalho demais para uma só pessoa, porém, com a ajuda de processos de automação, a vida do vendedor, e da empresa em si, se torna muito mais fácil.

Muitas ações que uma ferramenta de automação toma podem poupar muito tempo para o vendedor, o que faz com que o seu fluxo de vendas se torne muito mais ágil.

Como gerenciar o fluxo de vendas da melhor forma

A melhor forma de fazer o gerenciamento de um fluxo de vendas é com a ajuda de tecnologias que estão todos os dias trabalhando a favor de empresas como as que fornecem luz para uma agência funerária, por exemplo. 

Além de seguir sempre melhorando as etapas do fluxograma e capacitando profissionais, o ideal é tomar decisões inteligentes para facilitar a rotina da organização.

Nos dias de hoje já existem softwares de gestão integrada completos que ajudam todos os tipos de empresas em marcas, desde os pequenos negócios até as grandes organizações.

Os gestores no fluxo de venda devem buscar maneiras de eliminar as burocracias do dia a dia, isso porque o fluxo é uma metodologia altamente flexível e que deve estar em constante revisão.

Tudo isso dá mais tempo para esses gestores pensarem de maneira estratégica além de voltarem vários dados e relatórios essenciais para a tomada de decisão.

Essa tomada de decisão pode envolver tudo o que se pensa, desde metas, prospecção de leads, promoções e até em relação a retenção.

Em resumo, a tecnologia nos dias de hoje existe para ajudar a buscar também os maiores hábitos e as maiores necessidades do público, além de monitorar taxas de conversão e ajudar a criar campanhas de sucesso para as marcas.

Considerações finais

O fluxo de vendas é como um tipo de roteiro estratégico que busca melhorar além da prospecção de clientes, conhecer um pouco mais sobre eles, desde as suas dores até o que eles gostam.

Tudo isso leva a maiores chances de satisfazer esses clientes na hora do atendimento, o que aumenta a taxa de conversão de clientes em potencial para clientes reais da marca.

O fluxograma é essencial para fazer com que a equipe de vendedores se mantenha organizada assim como as equipes de toda a companhia.

Porém cada empresa deve contar com o seu próprio processo de vendas, pois cada etapa deve se adequar a maneira de liderar dos gestores e aos valores da organização.