Categorias: Artigos

Financiamento ou empréstimo: qual o melhor?

 Financiamento ou empréstimo: qual o melhor?

Várias indagações aparecem quando decidimos adquirir um bem material de nossos sonhos, como um carro, uma casa ou algo parecido.

Mas, como alcançar esse sonho? Seria proveitoso fazer um financiamento ou empréstimo?

Qual é a melhor opção? A mais simples de gerenciar e, principalmente, que não atrapalharia seu orçamento mensal? Quando falamos sobre finanças pessoais, cada centavo economizado já ajuda.

Logo, levando em consideração a importância dessa decisão, organizamos esse post com tudo que é necessário considerar no momento de decidir entre financiamento ou empréstimo para realizar seus sonhos! Veja.

Qual a diferença entre empréstimo e financiamento

Em ambas as modalidades, você está pegando o dinheiro de certa instituição financeira para pagar depois em suaves parcelas.

No entanto, no caso do empréstimo, você obterá esse valor sem ter que falar sobre uma finalidade específica. Essa é a principal diferença entre as duas modalidades de se obter a quantia.

Ou seja, no empréstimo, você utiliza um crédito pré-aprovado na instituição financeira ou solicita a concessão do valor.

A instituição vai realizar a análise de crédito levando em consideração se seu nome está limpo no mercado, se possui renda comprovada e outras informações que vão dar uma ideia de como você pretende e pode arcar com as parcelas.

Várias instituições financeiras estão disponibilizando dois tipos de empréstimo, sem e com garantias. O tipo sem garantia, o cliente precisa, somente, de confirmações da linha de crédito.

Já com garantia, será necessário documentar que certo bem ou investimento será a garantia da regularidade de seus pagamentos, o que irá contribuir para o aumento do crédito oferecido e também a diminuição da taxa de juros do contrato.

Para financiar, você precisa informar a finalidade do mesmo, como adquirir uma casa, um lote, um carro, entre outros.

O processo para obter um financiamento demanda comprovante de renda, contratação de seguro, condições mínimas para o bem ser financiado, etc.

Outras diferenças a serem citadas são:

  • Os financiamentos normalmente têm prazos para pagamento maiores;
  • Os juros do financiamento são menores pois o bem fica alienado ao banco, diferentemente do empréstimo, que não possui nenhum tipo de vínculo além do compromisso de pagamento. 

Contudo, com as mudanças que vem acontecendo na economia, estão também ocasionando mudanças nas ofertas e condições de contratação. Portanto, é importante pesquisas e avaliar todas as possibilidades antes de escolher por uma delas.

O que considerar em cada uma dessas alternativas?

Para se decidir entre financiamento ou empréstimo, é importante ter dois pontos da situação bem claros em mente: seu orçamento mensal e o que você quer adquirir. Vamos esclarecer melhor.

Antes de tudo, suas condições de pagamento e orçamento mensal vão definir qual o valor de parcela cabe no seu bolso sem prejudicar outras contas. Como consequência, a taxa de juros e o prazo para pagamento também vão ter que ser encaixas nas suas necessidades financeiras.

Já que o que você quer adquirir vai determinar qual o tipo de crédito vai ser a solução ideal. Alguns automóveis e imóveis, por exemplo, por serem mais antigos ou se localizarem em certa região da cidade, não são aprovados para as operações de financiamento.

Se eles são sua preferência, então, somente o empréstimo conseguirá te atender, correto?

Sendo assim, a melhor maneira de tomar essa decisão é preparando uma lista do que é indispensável ou não. Isto é, fazer uma lista de critérios personalizada para sua necessidade.

Qual é melhor: financiamento ou empréstimo?

Em suma, como você já deve ter notado, tanto o financiamento como o empréstimo tem seus prós e contras que vão interferir na sua visão de qual é o melhor.

A maneira mais racional de decidir qual a melhor opção é analisando suas condições financeiras, necessidade de aquisição e, claro, situação econômica do país, afinal, as duas modalidades de crédito levam tempo para serem quitadas.

Além disso, entenda como fica o empréstimo consignado quando a pessoa morre e se preciso, faça um seguro.

Por último, não se esqueça, financiamento ou empréstimo também é possível antecipar com descontos, evitando o pagamento de juros.

Compartilhar