Dicas para quem possui dificuldade em matemática
Dicas para quem possui dificuldade em matemática
É um fato comprovado de que cálculos, números, fórmulas, equações e problemas matemáticos no geral embaralham a mente dos alunos independente da sua idade, uma pesquisa realizada pelo site “Seu Professor”, que nada mais é do que uma plataforma que oferece reforço escolar para 30 mil estudantes, apontou que matemática e física são consideradas as áreas mais difíceis para os alunos do ensino fundamental e médio.
No fundamental, 60% afirma que a matemática é a mais complicada, enquanto no médio esse número chega a 30%, levando em consideração uma grade com cerca de 10 até 15 matérias, podemos afirmar que a matemática é de longe, a que mais causa problema para os estudantes.
Então se você tem “ranço” de matemática acredite, isso é normal, a maioria tem dificuldades com ela, mas por mais difícil que ela possa ser, ela ainda é importante para todo o ensino, sendo como uma balança dinâmica de todo aprendizado escolar.
Então como vencer esse bicho de sete cabeças e superar as diversas dificuldades existentes dentro dessa área? No texto de hoje, separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a superar a sua dificuldade em matemática, confira!
Procure entender os conceitos e não use apenas o decoreba
Um dos maiores erros de qualquer estudante em relação a matemática é sempre tentar apenas decorar fórmulas ou funcionar quase que no “piloto automático”, isso acaba atrapalhando principalmente quando os cálculos são colocados em um outro ponto de vista, o que pode acabar confundindo a mente e trazer resultados extremamente negativos.
Por mais que a matemática pareça apenas um enorme jogo de fórmulas e elas sejam sim importantes, é preciso procurar ir além e entender os conceitos por trás de cada uma delas, para isso, é importante entender o vocabulário matemático e para que serve cada conta que está fazendo.
Entender o motivo, os termos usados e os conceitos de cada problema, te ajudam a encontrar soluções com mais facilidade, fazendo com que você não fique só no decoreba e consiga desenvolver melhor as suas ações.
Reveja seus erros e procure compreender o que fazer para dar certo
Errar na matemática é natural e acontece com uma certa frequência para muitas pessoas, mas o ideal não é simplesmente procurar a resposta e pronto, é necessário refazer o cálculo, ver qual é o seu erro e compreender melhor sobre ele.
Se você fez 10 exercícios e acertou 8 parabéns, está no caminho correto, mas ainda é preciso reforçar melhor aquelas duas questões que acabou errado, procure voltar nelas, leia e releia seu enunciado, refaça cada passo da conta e veja onde está o seu erro.
A matemática é uma ciência exata onde não possui interpretação, sendo assim, ou está totalmente certo ou totalmente errado, então procure entender isso, rever os erros é tão importante quanto a utilização de um avental de chumbo dentro da radiologia.
Pratique muito
Já escutou a frase “a prática leva a perfeição”, bom essa é uma afirmação totalmente correta ainda mais quando pensamos na matemática, cada problema tem suas próprias diferenças e maneiras para ser solucionado, então quanto mais você explora aquilo, mais vai entendendo sobre ele.
Como já citamos acima, a matemática possui diversos conceitos diferentes que vão além da decoração de fórmulas, então procure praticar cada um deles, comece com os mais básicos como soma e subtração até os mais avançados.
Vá aos poucos e mantenha uma constância na prática de exercícios, caso acabem as opções na sua apostila, procure na internet alguns exercícios e sempre mantenha uma rotina de prática constante, faça pelo menos 3 exercícios matemáticos diariamente.
Trabalhe com exemplos e procure inspirações
Com a chegada da tecnologia, muitas pessoas gostam de utilizar alguns exemplos para desenvolverem suas habilidades e isso também é aplicado na matemática, procure por vídeos de professores e tutoriais falando sobre como solucionar um determinado problema.
Alguns livros como o “Sou péssimo em matemática” ou “50 ideias de matemática que você precisa conhecer” também podem te ajudar a se inspirar e entender melhor sobre essa área tão complexa.
Lembre-se, uma boa pesquisa pode ajudar tanto para a compra de um tubo flexível, quanto também para encontrar soluções, exemplos e inspirações para melhorar na matemática.
Utilize jogos de matemática
Além da tecnologia, os famosos jogos matemáticos também podem ser excelentes para se aperfeiçoar dentro dessa área, eles trazem uma perspectiva diferente e mais divertida para os cálculos, fazendo com que você possa explorar ao máximo cada cálculo e compreender de maneira mais lúdica e prática.
Comece com alguns jogos como o tradicional Sudoku, o Dominó ou a Torre de Hanói, todos eles podem te auxiliar melhorando o seu desempenho matemático, também não se esqueça de dar uma olhada na internet e ver as opções que tem disponíveis de jogos na web.
Aplique a matemática no seu dia a dia
Por fim, também é interessante aplicar a matemática dentro do seu dia a dia, isso vai fazer com que você saia um pouco da sala de aula e comece a ter uma nova perspectiva sobre essa área. Mesmo que você não use cálculos complicados em um regulador de tensão, por exemplo, os cálculos matemáticos simples podem ser muito bem vistos dentro do nosso cotidiano.
Talvez em uma ida ao supermercado para calcular o preço dos produtos, ou até mesmo em uma partida de futebol para entender as estatísticas de cada time, enfim, seja criativo e procure fazer da matemática uma aliada diária.
O que achou do texto de hoje? Preparado para aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.