Categorias: Artigos

Espaço coworking: o que é e quais os benefícios?

Todas essas pessoas podem trabalhar de forma independente, mesmo estando no mesmo local, ou vice-versa, as pessoas se reúnem para discutir questões e tarefas comuns do projeto.

Um espaço de coworking oferece apenas um espaço confortável e equipado ou espaço necessário para o trabalho. Na maioria dos casos, freelancers e startups utilizam os serviços dos centros de coworking. Em outras palavras, indivíduos livres e independentes.

Somente em um ambiente tão descontraído pode o homem revelar seu potencial criativo e trabalhar duro. Vale ressaltar que os centros de coworking foram introduzidos pela primeira vez nos EUA em 2005 por um jovem programador Brad Newberg. A ideia tornou-se difundida e bem sucedida. Hoje em dia, mais e mais espaços de coworking estão abertos em todo o mapa.

As áreas de coworking geralmente são equipadas com tudo o que você precisa: de móveis a cafeteira. Você pode alugar um espaço de trabalho pelo período de tempo necessário e parece um escritório comum com empregos, salas de reuniões e áreas de recreação.

Qual é a diferença?

Tradicionalmente, um espaço de coworking é um escritório separado, uma determinada unidade com várias salas mobiliadas, uma área de estar e uma cozinha compacta. Uma boa conexão com a Internet é essencial – no entanto, para escritórios modernos, esse é o recurso padrão.

Pode-se dizer que o coworking é um análogo de um escritório comum, muito semelhante ao espaço aberto. A principal diferença é que o coworking costuma ter uma área de estar e uma pequena cozinha, onde você pode fazer chá e café, aquecer a comida trazida de casa e fazer um lanche em um ambiente descontraído.

Os funcionários podem se reunir na mesma mesa e discutir processos de trabalho, realizar tarefas em equipe e interagir nessa área. Além disso, no mesmo espaço pode haver funcionários trabalhando em projetos diferentes e para empregadores completamente diferentes.

Hoje, os espaços de coworking se tornaram um negócio à parte. O proprietário do centro de coworking organiza esse espaço de trabalho para cobrar uma taxa das pessoas que trabalham lá, portanto, estar em um espaço de coworking traz mais benefícios para os trabalhadores remotos do que trabalhar em casa.

Em quais setores o coworking atua

Nem todo tipo de empresa pode usar um ambiente de trabalho compartilhado. Na maioria das vezes, esse tipo de organização do espaço de trabalho é popular nas seguintes áreas:

Programação, TI

O coworking foi utilizado aqui pela primeira vez, revelando que tal organização do trabalho dos especialistas é a mais eficiente.

Contabilidade e Finança

Nos EUA e na Europa, por exemplo, existem espaços especiais de coworking para financiadores.

Consultoria e suporte jurídico

Um advogado pode não ter seu próprio escritório – é conveniente para ele se reunir com clientes no espaço de coworking.

Comunicação externa e marketing

Embora existam poucos espaços de coworking, eles exigem salas de negociação separadas.

Ocupação criativa

Jornalistas, redatores, escritores, autores de obras de arte também escolheram os espaços de coworking como uma plataforma eficiente para trabalhar e trocar ideias.

Como você pode ver, os espaços de coworking são os mais procurados entre aqueles que optaram por trabalhar remotamente pela internet e não possuem escritório próprio. Para a prestação direta de serviços e produção, é claro, esse formato do espaço de trabalho definitivamente não é inadequado.

Mas algumas empresas do ramo oferecem outros serviços além do coworking como o endereço fiscal tornando muitas mais fácil realizar a abertura de sua empresa ou startup, assim tendo um lugarzinho para chamar de sua empresa e divulgando sua localização para gerar mais credibilidade para seus clientes.

Benefícios

  • Um ambiente de trabalho bem-planejado e organizado permite que você execute as tarefas que lhe são atribuídas da forma mais eficiente possível;
  • Comunicação produtiva, ampliando o círculo de conhecimento útil;
  • A oportunidade de conhecer pessoas com pensamentos semelhantes com quem você pode discutir e compartilhar várias ideias;
  • Oficinas e seminários constantes realizados no centro contribuem para o crescimento profissional;
  • A sala de reuniões permite organizar reuniões de negócios;
  • O custo do aluguer de um emprego inclui equipamento de escritório, gratuitamente; Internet e muitos outros serviços adicionais que podem poupar dinheiro;
  • Preço baixo relativamente comparado ao aluguel de escritório.

Desvantagem

  • Dinheiro e tempo gastos para chegar ao centro;
  • Um bairro barulhento é possível;
  • Você precisa estar constantemente atento para não perder seus pertences pessoais;
  • Falta de comida normal, embora existam cafés e cozinhas em alguns centros agora;
  • O pagamento do aluguel, embora insignificante, é mais um elemento do gasto

Como escolher um espaço de coworking?

Um bom centro de coworking é um lugar onde você estará confortável e barato para trabalhar. Para fazer a escolha certa, siga as instruções.

Aprenda informações básicas de coworking

  • A localização do espaço de coworking. Será conveniente para você chegar lá?
  • Modo de operação. O horário de trabalho deve ser confortável para você – trabalhe sem parar e nos finais de semana, se necessário;
  • Regras de coworking, sistema de penalidades;
  • O que está incluído no aluguel básico de um emprego? Às vezes, o preço do aluguel inclui algumas horas de aluguel de uma sala de reuniões, às vezes outros bônus;
  • Arranjo da sede. Em alguns espaços de coworking, você pode alugar salas pequenas – isso será uma vantagem;
  • Preços para um lugar e serviços adicionais;
  • A história do coworking. Se o centro estiver em operação há muito tempo, há menos risco de fechar repentinamente;
  • Lista de serviços adicionais;
  • Proximidade de transportes públicos e estações de metrô
  • Olhe para os comentários;
  • Descubra a velocidade de acesso à Internet;
  • Uma vantagem significativa é a presença de um café barato dentro ou perto do espaço de coworking. Você vai economizar dinheiro em refeições.

Portanto, se todas as pequenas desvantagens mencionadas não superam todos os benefícios. Lembre-se, quanto melhor o espaço de coworking, menores são suas desvantagens.

Compartilhar