Entenda a relação entre moda, arquitetura e decoração
Entenda a relação entre moda, arquitetura e decoração
Os três conceitos andam juntos e têm muito a ver com a forma de se expressar
Moda, arquitetura e decoração estão mais ligadas do que você imagina. Todas trabalham com tons e cores, a diferença está na aplicação. Enquanto a primeira foca na vestimenta, as outras duas ajudam a tornar os ambientes aconchegantes e muito bonitos.
De qualquer forma, não é apenas isso. Assim como a moda é atemporal, a arquitetura e a decoração também. Elas sempre trazem à tona um momento vivido pela sociedade e costumam andar lado a lado. Saiba mais sobre essa relação.
Uma forma de expressão
Em qualquer uma das três áreas a base de tudo é o ser humano. O que ele deseja expressar, seja com as roupas ou com sua casa. Assim, a escolha das cores sempre envolve uma questão pessoal, um modo de levar a vida e a identificação com fatores da época vivida.
Inclusive, se você dedicar alguns minutos para analisar seu estilo de se vestir e a decoração da sua casa, pode encontrar muitas coisas em comum. Envolve o modo como você expressa seus sentimentos, seus pensamentos e sua forma de ver o mundo. Talvez você não goste muito de falar, mas sua casa e roupas conseguem isso.
Segundo Maria de Fátima, professora doutora em Artes pela ECA/USP, “moda e arquitetura têm o mesmo ponto de partida, que é o corpo humano, a proporção, a busca pela forma”. Ela também cita que essa relação não é nova, moda, arquitetura e decoração estão intimamente ligadas com a História da Arte.
Comportamentos atuais e traços permanentes
Alguns traços da personalidade são permanentes, você os carrega desde criança e não vai mudá-los. Outros, mais ligados aos comportamentos, mudam conforme você desconstrói suas crenças e entra em contato com situações novas.
Não importa quais sejam, os traços fixos ou mutáveis, mais do que falar sobre isso, você vai mostrar essas características por meio das cores e até mesmo do estilo de roupas. E a situação não difere ao pintar as paredes ou montar a decoração do seu lar.
Moda, arquitetura e decoração: filhas do tempo
Você já observou como as tendências mudam a cada década? Não apenas na moda ou na arquitetura, mas em ambos os casos. Pode-se afirmar que as três artes são filhas do tempo, pois expressam um momento social, político e histórico vivido naquela época.
No começo do século XX surge a chamada Arquitetura Moderna, com forte indicação de liberdade e libertação. O movimento ficou em alta até o final da década de 1950.
Na decoração e na própria arquitetura, a tendência era rejeitar tudo que remetia ao tradicional. A moda segue a mesma linha, com o surgimento da minissaia, no começo da década de 1960, por exemplo.
Necessidades básicas do ser humano
Vestir e habitar são tidos como necessidades básicas do ser humano, assim, é normal que estejam relacionadas. Ambas têm a proteção e a expressão como principais objetivos, permitindo que as pessoas tenham (e exibam) sua individualidade.
Nada mais natural que tudo se misture e se torne parte do dia a dia. Uma tendência representa um momento atual e pode criar identificação. Talvez você não converse sobre isso, mas vai expressar de outras maneiras, por meio das suas roupas ou da arquitetura e decoração da sua casa.
Um exercício diário de combinações
Montar um look ou compor ambientes é um exercício. A criatividade é essencial, sim, mas você não tem ideias do nada e simplesmente as aplica, sem dar muita atenção ao assunto. Tudo precisa ser pensado para analisar o que combina e o que não corresponde com o seu estilo.
Assim, você combina cores, estilos e estampas tanto na moda quanto na arquitetura e decoração.