Entenda a diferença entre rinoplastia estética e funcional
Entenda a diferença entre rinoplastia estética e funcional
A maioria das pessoas pensa que a rinoplastia é apenas um procedimento estético. Porém, esta cirurgia plástica pode não somente corrigir a aparência e as proporções da região nasal, mas também reparar dificuldades respiratórias ou outros problemas oriundos de alguma irregularidade na estrutural do nariz.
A realização da rinoplastia pode atender um ou mais destes critérios, caracterizando o procedimento como uma cirurgia estética ou funcional. As diferenças entre cada um desses tipos se baseiam na finalidade de sua realização.
Rinoplastia estética
A rinoplastia estética tem por função principal rearranjar a aparência do nariz de modo a obter um resultado mais harmonioso, agradável e simétrico.
Muitas pessoas procuram resolver suas questões de aparência por meio da rinoplastia. Algumas carregam desde o nascimento alguma característica na formação, por questões de herança genética, e desejam modificar a estrutura.
Outras pessoas recorrem à rinoplastia estética para corrigir algum problema relacionado a algum acontecimento que alterou de forma significativa o padrão visual de seu nariz, como um acidente. É por isso que a rinoplastia estética vai além de simplesmente harmonizar e melhorar a aparência, e podendo trazer de volta um visual com o qual o paciente estava acostumado, ainda que não seja um padrão estético predefinido.
Cirurgia plástica funcional
Quando pensam em cirurgias plásticas, muitas pessoas acreditam que seus objetivos são sempre meramente estéticos. Na verdade, porém, tais procedimentos podem também reparar dificuldades e problemas específicos.
Neste caso, a rinoplastia funcional pode:
- Corrigir problemas no septo;
- Reconstruir válvulas nasais e outras estruturas que regulam a respiração;
- Reconstruir estruturas que causam obstruções respiratórias;
- Corrigir quaisquer problemas estruturais do nariz que possam causar alterações notáveis no funcionamento do sistema respiratório.
Ao contrário da rinoplastia estética, a cirurgia funcional não depende apenas da vontade do paciente — mas de suas necessidades. Trata-se de uma intervenção que visa solucionar problemas respiratórios causados pela anormalidade da estrutura nasal.
Isso quer dizer que, constatada a ausência de problemas na formação do nariz e havendo dificuldades respiratórias por parte do paciente, é importante que o indivíduo procure se consultar com outros especialistas para um diagnóstico adequado.
Combinando efeitos: rinoplastia estética e funcional
Muitas vezes, o próprio paciente expressa desejo de corrigir um problema ou dificuldade respiratória, e ainda aproveitar o procedimento para fazer correções estéticas.
Assim, caso o cirurgião plástico identifique essa combinação como possível, é planejado um procedimento que combine os dois tipos de intervenção.
Para isso, é importante que seja feita uma avaliação detalhada das características clínicas e condições de saúde do paciente, avaliando quais resultados podem ser alcançados de maneira segura e satisfatória.
A realização do procedimento funcional e estético em uma única cirurgia implica em maior praticidade e economia ao paciente, já que ele precisa passar por apenas um período pré e pós-operatório.
A cirurgia plástica de nariz: como é feita?
Antes da cirurgia, serão realizadas diversas avaliações e exames para garantir que a rinoplastia pode ser executada de maneira segura, com uma recuperação dentro do esperado.
É muito importante que, na consulta com o cirurgião, o paciente seja extremamente sincero quanto a suas expectativas para a cirurgia e questões de saúde. Também é fundamental que ele siga todas as instruções pré-operatórias, além de estar atento aos cuidados do período pós-operatório.
Com todos os procedimentos feitos corretamente, a rinoplastia pode ser uma cirurgia de sucesso. Assim, o paciente pode ter um visual renovado, harmonioso, que agrade aos próprios olhos e à própria mente, e ainda ter uma melhora significativa em suas funções respiratórias.