Edutainment: entretenimento em prol da educação
Edutainment: entretenimento em prol da educação
Aprender se divertindo retém melhor a atenção do estudante e gera engajamento espontâneo no processo. Confira!
Estamos em um período no qual as informações são facilmente difundidas com a ajuda da tecnologia. Nesse sentido, pode-se dizer que o conhecimento nunca esteve tão acessível como nos tempos atuais.
Basta uma breve pesquisa no Google ou no Youtube e você tem o que deseja, como um passe de mágica!
Entretanto, com a grande variedade de conteúdo à disposição, muitas vezes, fica difícil se concentrar na aprendizagem. E a resolução desse problema pode estar no Edutainment!
O que é Edutainment?
Edutainment é a junção das palavras education e entertainment – em português, educação e entretenimento, respectivamente –. Essa metodologia de ensino consiste na utilização de ferramentas como jogos, séries, filmes, músicas entre outros recursos para a produção de materiais educativos.
Logo, aprender se divertindo parece ser bem mais atraente do que pelos meios tradicionais, voltados ao pragmatismo. Em resumo, no Edutainment, a educação é o objetivo e o entretenimento é a linguagem, de modo a trazer mais fluidez ao processo.
Além do mais, a ideia busca extinguir o sentimento de estudar só por obrigação, presente no dia a dia de muitos estudantes. Afinal, o lazer é uma das prioridades dessa técnica.
Inclusive, de acordo com relatório da Mordor Intelligence sobre o assunto, a taxa estimada de expansão do segmento é de aproximadamente 17% ao ano até 2025.
Edutainment e o digital
Não é novidade que os recursos tecnológicos são grandes aliados nos processos educacionais, especialmente quando falamos de crianças e adolescentes. Dessa forma, os educadores precisam estar atentos às tendências do meio digital e pensar em soluções criativas para o ensino.
Em evidência, há o boom do TikTok, rede social mais utilizada pela faixa etária entre 9 e 17 anos. Então por que não usar os vídeos curtos com uma pitada de humor como um plus pedagógico? No Edutainment, a ideia é justamente
a aproximação com os alunos.
É possível propor, por exemplo, uma lição de casa na qual o aluno produz um vídeo no TikTok com efeitos animados e trends do aplicativo. Assim, o professor incentiva o aprendizado ativo, além do conhecimento sobre recursos de edição de vídeos.
Os 4 princípios do Edutainment
Como base do Edutainment, existem quatro princípios que diferenciam a metodologia de outras já existentes no segmento educacional. São eles:
Envolvimento
Antes de mais nada, o estudante precisa ter envolvimento ativo no Edutainment, se tornando protagonista do processo. O ideal é não apenas absorver conhecimento como telespectador, mas também participar por meio de ações com base nos conteúdos apresentados, assim como no exemplo do TikTok citado anteriormente.
Imersão
Quanto mais imersa uma pessoa está em um assunto, menores são as possibilidades de distração. A imersão possibilita um conhecimento aprofundado e duradouro, além de estimular a mente para além da “decoreba”. Logo, o material Edutainment deve ser cativante e provocar emoções.
Interação
A troca de experiências é um ponto-chave para o aprendizado, pois permite o contato entre pessoas com diferentes pontos de vista. Como sabemos, permanecer na própria “bolha” é um empecilho para evoluir.
Além disso, a interação permite o trabalho em grupo e, por sua vez, o bom relacionamento interpessoal, habilidade muito valorizada no mercado.
Diversão
Por fim, a combinação de todos os princípios já citados resulta na diversão, o ponto de partida do Edutainment! O bem-estar é um dos pilares fundamentais para que aprender não seja algo entediante. Assim, o engajamento do aluno acontece de forma natural quando exposto àquilo que é do seu agrado.
Conclusão
Portanto, aplicar o Edutainment pode trazer resultados mais efetivos para o ensino e ajudar na fixação de conteúdo. Essa metodologia permite que o aluno associe os meios de entretenimento com assuntos importantes e aprimore as habilidades cognitivas.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog Fundacred, onde você pode encontrar conteúdos informativos sobre diversos segmentos como educação, inovação, carreira, entretenimento, entre outros.